Categorias
Pães

pão de queijo de mandioca

ok, não é bem um pão de queijo né? mas não é que fica muito gostoso? a textura fica bem parecida e a casquinha crocante que fica por fora é boa demais!

essa ideia foi tirada de um livro de receitas do projeto Cozinha Brasil do Sesi que tem uma proposta super bacana: promover uma alimentação mais rica em nutrientes e que evitem o desperdício, além disso traz opções mais econômicas  para alimentar a família! o mais bacana? eles oferecem cursos gratuitos em diversos locais do Brasil!

então bora pra nossa receitinha?

você vai precisar de 2 xíc. de mandioca (aipim, macaxeira) já cozida e bem amassada e então vai acrescentar à ela 1 ovo, 2 colheres de sopa de manteiga, 4 colheres de sopa de farinha de trigo (eu usei 5 e já explico porque) e sal… meu toque ficou por conta de 25g de queijo parmesão ralado que incluí na massa. a ideia não é deixar a massa dura  e sem grudar não mão, ela fica meio grudenta sim, mas por causa da umidade daqui eu coloquei um pouco mais de farinha. e então com as mãos úmidas fui fazendo as bolinhas e passando as mesmas em 1 clara e depois empanando no queijo parmesão ralado e dispondo em uma assadeira forrada com papel manteiga.  agora é forno na temperatura alta por aproximadamente 25 min ou até que fique bem douradinho…

ah, quase ia esquecendo, dá para rechear tranquilamente. por aqui recheamos com queijo, para ficar ainda mais “pão de queijo”, rs…

outra coisa, você vai precisar de mais ou menos umas 100g de queijo ralado para empanar, porque vai por mim é isso que dá a graça nessa delícia!

 

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

27 respostas em “pão de queijo de mandioca”

Oi,nunca acerto pães…vou tentar esse.
Gostaria de saber quais receitas a ganhadora do caderno escolheu.

Obrigada e que bom que você se recuperou rápido.

beijo

Faço uma dieta funcional, e limitamos a ingestão de leites e derivados, e já tinha feito essa receita com batata e mandioquinha salsa, que tbém ficou muito bom. Então essa receita tirando o queijo parmesão, eh muito boa para quem tem restrição a lactose! beijos

Gostaria que as receitas tivessem os ingredientes um abaixo do outro para podermos imprimir e elaborarmos nosso caderno.
As receitas são maravilhosas.
Obrigada

ô helena, realmente eu não sei bem escrever a receita assim não, rs… mas deixo os ingredientes em negrito para pelo menos facilitar :-)

gente… a receita é mesmo maravilhosa! o pãozinho fica tudo de bom e é super facil. adorei e recomendo. hoje vou experimentar fazer com batatas. depois eu conta.

Estou em min ha cozinha preparando a receita.
Daqui a pouquinho faço a prova…Será que vou aprovar?? Aguardem próximo capítulo em 45 minutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.