Categorias
comemos por aí

feiras do mundo

O nosso papo de hoje é sobre feiras mercados do mundo. Não conheço uma só pessoa que não goste de um mercado e sua profusão de aromas, cores e sabores. Gente indo e vindo. Sacolas entrando vazias e saindo cheias. Carnes, frutas, verduras, azeites e peixes.  Produtos selecionados que enchem a nossa vista. Foi-se o tempo em que se ia para feiras e mercados só comprar os ingredientes para a refeição do dia. Hoje os mercados tornaram-se praças de alimentação e até mesmo pontos turísticos. Ou vai me dizer que você já veio a São Paulo e nunca deu um pulinho no Mercado Municipal, o famoso Mercadão? Ih, se não foi lá marcou bobeira e se já foi garanto que curtiu sentar no andar de cima e apreciar algumas das espcialidades: saduíche de mortadela, pastel de bacalhau ou o sanduíche de pernil. Se não conseguiu uma vaguinha lá em cima (sim, o lugar fica lotado sempre) passou de banquinha em banquinha dando uma provadinha nas frutas e se admirando com a beleza – e o tamanho – dos lombos de bacalhau. Uma delícia!

Já mundo afora a coisa não é diferente. Os mercados são disputadíssimos e uma ótima opção para um almoço ou jantar feitos com ingredientes mais do que selecionados. Quem não gostaria de escolher sua porção de camarão, peixe ou lulas frescas, acompanhar de perto o preparo e sua chegada à mesa? Ou melhor, depois de uma caminhada puxada, se deparar com uma banquinha repleta de copos cheios de sucos de frutas geladíssimos? Miragem? Não! Esse é o Mercat de la Boquería, em Barcelona. Um oásis no meio do seu passeio!

Os franceses têm uma relação mais forte ainda com os mercados e feiras de rua. Sábado é dia de pegar a sacola reciclável e ir atrás de pães, queijos, peixes, frutas e legumes. Francês exigente é quase redundância, então, certamente é na França que você encontrará os produtos mais impecáveis e selecionados. Durante o ritual de escolha e compra eles também sabem fazer uma bela pausa e apreciar uma boa taça de vinho branco ou um perfumado café.

Se você não mora perto de um mercado famoso não tem problema, conheça o mercado da sua cidade. Volte lá! Vá à uma feira. Diminua o ritmo! Tenho certeza que a refeição que sairá a partir desse passeio será uma das melhores que você irá fazer. E se você estiver de viagem marcada para qualquer lugar do mundo procure onde fica o mercado mais próximo do seu destino. Vai ser mais legal do que conhecer um shopping – que é igual em todo lugar.

Ah, depois volta aqui pra contar se a dica foi boa!

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

10 respostas em “feiras do mundo”

Estou amando a “nossa panela”! Seu pai era igual ao meu….Os mercados adoráveis! Muito obrigada
pelas receitas e por sua criatividade.
Auxiliadora

Adoro esses mercados. Sinto falta de uma bela feira aqui perto de casa. Mês que vem vou a São Paulo e quero me esbaldar no Mercadão. Vc já leu Mil dias em Veneza? Adorei ler a parte onde a autora passeia por uma feira e conta sua experiências com este espaço e com os seus mais variados personagens.

Realmente, nada como um bom mercado. Barcelona e maravilhoso, mas o paraiso eh Istambul, uma profusao de cores e aromas, delicioso. Parabens pelo site.

Amei a filmagem do Mercadão.Já fui várias vezes e mesmo assim fui surpreendida pelas imagens.A música então não poderia ser mais adequada.
Curto sempre o blog de vocês.

oi
Espero que tenham gostado do vídeo do mercado francês (o terceiro). Eu louco durante um feriado na França, muito diffeerent aos nossos mercados Inglês!
Obrigado pela incluindo o meu vídeo no seu site – o site está maravilhoso!
Regards
juliano
(Desculpe-me a utilização do Google translate)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.