quem nunca pediu esse prato na comida de caixinha? e é gostoso pra caramba! então decidimos fazer a nossa versão, com um toque diferente aqui e acolá, só não comemos de hashi…
o Rafa adora brócolis, seja lá como ele for preparado… quando a preguiça aperta ou a despensa tá vazia e a criatividade está fraca geralmente recorremos a comida chinesa de caixinha. e aí começa a briga! eu sou louca por bifum e ele sempre acha que a carne com brócolis é mais gostosa, então a gente tira no par ou ímpar para resolver, rs… então no dia q não tinha preguiça e tinha os ingredientes, decidimos fazer a nossa versão do prato preferido do marido na culinária chinesa!
eu geralmente compro a carne cortada em bifes, o que facilita horrores na hora de fazer um picadinho, já que metade do trabalho já tá feito. para essa receita usamos aproximadamente 600g de carne (alcatra). com a carne ainda congelada (o que facilita e muito na hora de cortar) cortamos a carne em fatias bem fininhas. e então numa panela grande refogamos 1 cebola média cortada em cubos bem miudinhos em 2 colheres de sopa de azeite. quando a cebola começou a ficar transparente misturei a carne e grelhei a mesma até que ficasse bem douradinha. Para esta receita você vai usar aproximadamente 70 ml de shoyu (1/2 vidrinho, mas você vai adicionar aos poucos na receita, para a carne poder ir cozinhando com calma)… quando a carne estiver dourada você vai adicionar metade e vai deixar, em fogo baixinho, ir cozinhando e conforme for secando você vai colocando mais um pouquinho. o toque diferenciado ficou por conta de algumas gotinhas de pimenta, só para dar um gostinho. quando a carne já estava macia e o molho bem grossinho, misturamos 300g de brócolis já cozido no vapor e misturamos rapidamente só para ele incorporar o molho. para finalizar uma salpicada de gergelim, um arroz branquinho e nada mais…
me deu até vontade de fazer uma caixinha de origami e colocar a comida dentro, rs… mas não desmerecendo a “comida prática de caixinha dos momentos difíceis”, mas a versão caseira fica bem mais gostosa!
21 comments on “carne oriental com brócolis”
Hmmm, deve ter ficado delicioso! Parabéns pelo site e pelas fotos (apetitosas)!
Aqui apareceu!!! rs…
Será que agora vai com gravatar?
Adoro brocólis e com carne teve ser muito bom vou fazer pro final de semana !!!! Bjs
fica bom mesmo!
E uma deliciosa idea.E muito util,pois nem todo mundo gosta de brocolis,ne?!?
pode substituir por outros ingredientes, mas dá pra comer lindamente esse brócolis sem cara feia :-P
Uhmm utilizei o que tinha em casa, frango e cenoura e ficou uma delicia, ja quero fazer com brocolis e cenoura.
hhuuummm vou testar com cenoura tbm!!! e acelga :-P
Nossa, fiz essa receita ontem e adicionei cogumelos frescos… Ficou deliciosa! e tããão fácil de fazer!
Obrigada pela receita!
Beijos! :)
hhhuuuummmm… chique né? adorei!
Uma dica: Passa as tiras de carne na farinha de trigo antes de refogá-las. A farinha de trigo + o suco que a carne solta + o shoyo, deixa a carne com o molho mais cremoso, como nas comidas de caixinha rsrsr
Bjos
minha personal chef!
Já fiz e adorei.Muito facil de fazer e delicioso…………
bom né?? tbm gostei tanto…
olá, descobri o blog recentemente e tô achando mt legal, receitas muito bacanas…! Fiz esta de carne oriental com brócolis e ficou divina, mt prática e deliciosa! Parabéns
nham, nham… gostosa demais né?
Oiii, adorei a receita! Uma pergunta… não tem que colocar sal na carne? O shoyu vai temperá-la? Ah pode ser uma pergunta boba, mas nunca fiz comida oriental, então fiquei sem saber rsrsrs. Beijos!
q pergunta boba o q…
o shoyo já é bem salgado, por isso não colocamos… mas você pode salgar a seu gosto :-)
Pra ficar 1000, não tem aquela receitinha do arroz da caixinha que vem com cebolinha, ovinho picadinho e acho que cenoura tb? Amo!!!
amore, eu acho q é só refogar tudo e juntar ao arroz pronto ;-)