fbpx

canjica (ou munguzá) de doce de leite

outro dia uma leitora do blog deu a dica: você já experimentou colocar doce de leite na canjica? NÃO, eu nunca tinha pensado nisso? como??  justo eu a alucinada por doce de leite… peguei minhas panelas e fui pra cozinha.

procurei em todos os comentários dos posts de canjica e não achei o nome da iluminada que me disse isso (se você estiver aí grita please, preciso te agradecer). então vocês sabem, canjica é bom, quentinha melhor ainda e se rolar um friozinho para acompanhar fica perfeita. se você concorda comigo então merece uma xícara fumegante dessa versão!

e foi aquele esquema: deixei de molho 250g de milho para canjica de molho por algumas horas. depois foi levar para a panela de pressão e colocar água até mais ou menos 4 dedos acima da quantidade de milho. deixe ferver por uns 40 min. se quando você abrir achar o milho ainda estiver duro, o ideal é deixar na pressão por mais um tempinho (não deixe a água secar não hein).  canjica molinha (se ainda tiver com muita água pode descartar um pouco), é chegada a hora da mágica. para essa quantidade usei sem dó 1 lata de leite condensado que virou doce de leite (ó aqui como faz) e se você achar que está muito grosso, adicione um pouquinho de leite. aí é só deixar ferver e pronto!

eu jurava q ia ficar super doce, mas na verdade, foi justamente o contrário, mas como a minha ideia era sentir o gosto do doce de leite não coloquei mais açúcar não, mas adoce à seu gosto.

outro detalhe, o doce de leite fica meio coalhado, ou seja não se dissolve completamente no leite não (pelo menos foi assim comigo), mas ficou tão bom que eu nem liguei…

e só mais uma coisa, dessa vez munguzá foi parar no título, rs…

 

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 Comments
  • Carol
    agosto 19, 2011

    Bom dia Camilla!!!!
    Ah Meu Pai… tb sou louca por canjica, e mais ainda por doce de leite… só nunca havia pensado em misturá-los… deve ficar uma coisa!!!!
    Agora só precisa dar uma esfriadinha no tempo para ficar perfeito…
    Bjks!!!

    • cami
      agosto 23, 2011

      eu sou suspeita carol, como canjica de qualquer forma.

  • Fernanda Garcia
    agosto 19, 2011

    que bom que gostou!! fui eu que falei do doce de leite…adoooooro tbem…..gosto de fazer experiencias…qdo tiver uma nova eu te falo..hehe…bj

    • cami
      agosto 23, 2011

      saannntttaaa fernanda!!! vc é mais q demais! vou ficar esperando!

  • Nathalia Sales
    agosto 19, 2011

    Meu Deus!!! Até eu vou agradecer à Fernanda Garcia!!! Realmente vc foi iluminada nessa mistura!!! Já está anotada e sera feita em breve!!! (assim que o calor parar em Brasília. Se eu aguentar até lá…)
    Beijos

    • cami
      agosto 23, 2011

      a fernanda merece um beijo né não?

  • Nel Costa
    setembro 16, 2011

    Com todo respeito, no que conserne a receita supra, colocar leite condensado na canjica isso é de praxe na minha região, porem na receita acima, voce não colocou o tão falado doce de leite, acho que não ficou bem claro, ou será que voce cozinha a lata de leite condensado antes de abri-la, para que o leite condensado se transforme em doce de leite e depois sim, coloca-se na canjica, seria isso?
    ou será de uma outra maneira? não entedi muito bem sua receita, está meio complicada. ficaria agradecido pela receita correta. obrigado

    • cami
      setembro 18, 2011

      Nel, eu cozinho a lata de leite condensado e coloco ela depois…

  • Dores
    fevereiro 19, 2016

    Experimenta acrescentar amendoim torrado e grosseiramente triturado. Fica muuuito bom.

Anterior
Polenta cremosa de cuscuz
canjica (ou munguzá) de doce de leite