frango empanado com gergelim

quando eu casei comecei a procurar algumas receitas para chamar de minha, aquelas que com certeza vão nos fazer lembrar da nossa 1ª cozinha, experimentos e afins… e esta é uma dessas receitinhas, que nasceu da minha adoração por gergelim…

e como minha receita basiquinha ia aparecer no blog, dei uma arrumada nela né? afinal, ela tinha q fazer bonito por aqui… e tenho que admitir que os adicionais fizeram dela ainda melhor do que eu sempre achei! e então com vocês uma das receitas mais corriqueiras da humilde residência desses rezendes: frango empanado com gergelim…

antes de começar a receita vou repetir algo que com certeza já falei. toda vez que faço frango deixo ele temperando em bastante limão, alho e sal, pelo menos do dia para a noite, para mim é a forma da carne  ficar saborosa e bem temperada… já deixei menos tempo temperando, mas sempre paguei o preço de não ter uma carne tão apetitosa…

bora pra receita! cortei 1 peito de frango, sem osso e já bem temperado, em bifes (por aqui renderam 6 bifes grandes) e passei os mesmos  em uma mistura de 2 colheres de sopa de creme de ricota e 1 colher de sopa cheia de queijo parmesão (se preferir troque o creme de ricota por requeijão). espalhe bem por todo o bife e depois passe os mesmos em bastante gergelim já torrado. eu geralmente compro o preto e o branco poque adoro a mistura dos dois, mas fica totalmente a seu critério… arrume seus bifes cuidadosamente em um tabuleiro untado com manteiga e leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 30min…

fica tão gostoso, tão cremoso, tão crocante, que muitas vezes como puro sem acompanhamento nenhum… e ó antes que você volte aqui triste achando que só acontece com você, o meu gruda um tantinho na forma, e com isso perco alguns gergelins no tabuleiro, mas garanto que eles não vão fazer falta não…

 


Olha isso aqui...


  • Talula

    Adorei a receita! :)

  • Marilia

    Aff. tava precisando PRA ONTEM uma receitinha alegre pro franguinho de dieta. Já estava sentindo arrepios em pensar no almoço seguinte… aaaargh.

    Bonitona, será que se colocarmos papel manteiga resolve o problema de grudar no fundo da fôrma?

    Ps. To na torcida por uma seção no blog: “Sem calorias, com sabor”. Muitas receitas com baixa calorias mas com gosto de comida boa, sem castigar tanto quem já precisa contar ponto por ponto a comidinha.

    :)))

    • ahh essa forma faz o frango ganhar muito mais graça! o meu medo com o papel manteiga é ele grudar no frango, ae é brabo, rs… deixa comigo q em breve vai rolar especial dietinha!!!

  • Silvia

    Será que esse “phyno trato” combina com um peixinho também? Tipo um saint Peter que tá lá em casa implorando pra ser preparado? rsrs

    • cami

      Silvia,
      não sei se o peixe fica firme sabe? acho q ele vai despedaçar se for um filé muito fininho…

  • gabi

    Fiz!! Fácil e perfeito! hummmmmmmmmmmmmm