a lari foi uma das primeiras pessoas a acompanhar esse bloguito… foi ela quem deu a dica para o primeiro sorteio deste espaço e hoje em dia ela já tem um brownie para chamar de seu! então q a gente só se encontrava profissionalmente por aí, até o dia q sentamos em uma mesa de bar (ou 4) e o dia amanheceu e o papo ainda não tinha acabado… hoje é uma pessoa mais que querida e fiz questão que ela viesse aqui dividir o que tem na panela do 801…
Com a palavra Larissa…
Sempre gostei de cozinha e fazia bolos, biscoitinhos e sobremesas desde quando tive permissão da minha mãe para chegar perto de um fogão. Mas, nunca fui muito fã de fazer “comida de verdade”. De uns tempos para cá, comecei a me aventurar, por necessidade e depois por prazer. Peguei o gosto. Mas eu prefiro o que é mais prático e rápido. E isso é o que eu mais gosto do NaMinhaPanela: os pratos levantam a auto-estima culinária de quem está começando porque conseguimos fazê-los sem dificuldades. Daí que quando Cami me convidou para mostrar uma “panela minha” aqui pensei logo em fazer uma receita de “comida de verdade” porque, hoje, é o que eu mais curto fazer na cozinha. E, claro, tinha que ser algo fácil, né?
Você vai precisar de 7 tiras de bacon, 2 peitos de frango desossados cortados em sete filézinhos e temperados a gosto (eu gosto com limão, alho, sal e pimenta do reino), 4 fatias de queijo mussarela, 1 colher de sopa generosa de requeijão cremoso, 3 dentes de alho descascados e picadinhos, 1 cebola picadinha, salsinha (ou coentro, para quem curte) a gosto, 1 lata de cerveja e manteiga para untar.
Em uma vasilha, a gente mistura o alho, a cebola, o requeijão e a salsinha e deixa separado. Então, esticamos uma tira de bacon e no sentido do comprimento dela colocamos o filézinho de frango, a tirinha de mussarela e espalhamos por cima o requeijão temperado. Agora, é só enrolar a tira do bacon como se fosse um rocambole. Para fechar a trouxinha, espete um palito de dente. Repetimos o processo com os outros filézinhos. Não esquece de pré-aquecer o forno por uns 10 minutinhos.
Em um refratário untado com manteiga, colocamos as trouxinhas. Antes de levar ao forno médio, despeje meia lata de cerveja na travessa, molhando um pouco o topo das trouxinhas. Elas ficam prontas em 30 minutos, em média. Na metade do tempo, é bom checar o forno, se a cerveja tiver secado, acrescentamos a outra metade da lata de cerveja. A hora de tirar é quando os dois, frango e bacon, ficam dourados, mesmo que a cerveja não tenha secado completamente.
Comentários e uma substituição: Quem gosta, pode trocar o requeijão por maionese ou pode usar requeijão light também. Nunca é demais lembrar: o álcool da cerveja evapora no cozimento, as trouxinhas não embebedam ninguém. Na receita, coloquei quantidade de bacon e filés de frango por formalidade, mas dá para fazer com quantos tiver vontade. Vai muito bem com um arroz de açafrão e um purê de lentilha. Nham. :)
Ana Luísa Freitas
agosto 7, 2011Fiz essas trouxinhas para o almoço de hoje! :)
A diferença é que dispensei o bacon e, em vez de pimenta do reino, optei por polvilhar um pouco de pimenta calabresa sobre as trouxinhas :)
Ficou uma delíciaaaa!!! (L)
cami
agosto 9, 2011posso falar, tbm dispenso o bacon, rs…
Ana Luísa Freitas
agosto 9, 2011Talvez o bacon preserve um pouco a maciez do frango, porque protege mais do calor do forno, mas acho que o sabor do bacon vai se sobressair mesmo e vou dispensá-lo nas próximas vezes ;)
cami
agosto 16, 2011é verdade ana… além do bacon soltar gordura né?
Ana Luísa Freitas
agosto 8, 2011Outra consideração: como havia sobrado um pouco do requeijão temperado, resolvi repetir o frango hoje, para não desperdiçar nada.
Como as tirinhas dariam mais trabalho, optei por enrolar um bife de peito de frango inteiro. O resultado não foi o mesmo! :(
Acho que a largura menor facilita o cozimento da cebola, que, ontem, ficou levemente doce!
É isso! ;)
cami
agosto 9, 2011é verdade ana, às vezes só a mudança de tamanho já muda tudo… já aconteceu várias e várias vezes comigo…