fbpx

curau ou canjica

junho chega e o milho vira protagonista. e quem acompanha esse blog já percebeu o meu amor pelas comidas de milho, seja doce ou salgada, eu me jogo mesmo!!

uma das enormes vantagens de morar no nordeste  é que chega essa época e as comidas de milho invadem todas as padarias e fica fácil encontrar comidinhas gostosas! mas mamis e papis vieram me visitar e eles dividem comigo essa enorme paixão e aproveitamos para preparar uma receitinha.

eu sempre conheci esse doce como curau, mas aqui em Recife todos chamam de canjica, e como já disse várias vezes, para mim pouco me importa o nome não é mesmo, o que me importa é estar gostoso! rs…

a maneira mais tradicional é ralar as espigas de milho, mas como mamis é tão prática como eu, rs… ela cortou o milho de 6 espigas e depois passamos os caroços no processador até formar um creme grossinho. junte 400 ml de leite e peneire bem essa mistura…

o bom é usar uma peneira fina, assim só vai passar o líquido mesmo. você pode ir apertando o “bagaço” para o líquido sair bem… coe umas duas vezes para o resultado do seu creme ficar bem lisinho…  junte 4 colheres bem cheias de açúcar, 1 pitada de sal e 2 colheres bem cheias de manteiga e leve ao fogo, mexendo sempre, até que o creme fique bem consistente. antes de dar o ponto é bom você provar para ver se está bom de açúcar e se você achar que o creme está muito grosso, adicione mais um tantinho de leite…

ainda quente, despeje o creme em refratários, individuais ou não, úmidos, salpique um tantinho de canela e nham, nham…

eu admito que nem esperei esfriar e que raspei a panela…

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 Comments
  • Carol
    junho 20, 2011

    Amo curau de paixão!!!!! Aliás, como vc, tudo o q é de milho!!! rsrsrsrs…. Mas eu quero dar uma de mais (folgada) prática possível… rs… Fica legal fazer com milho em lata??

    • cami
      junho 23, 2011

      Carol,
      vc acredita q fiquei pensando nisso… se vc decidir tentar, dá uma lavadinha no milho…

    • Mikaela
      abril 29, 2015

      sim,fica sim muito bom também,eu tentei, você usa 3 latas de milho em lata, leva 1 litro de leite de vaca e 1 colher de sopa de maisena, 1/2 lata de leite condensado pra adoçar e uma caixinha de creme de leite. Bata no liquidificador o milho com o leite e depois passe na peneira, em seguida coloca na panela junto com os outros ingredientes. Leva ao fogo baixo e fica mexendo até endurecer,depois é só servir,

  • Cristina
    junho 20, 2011

    Curau é mesmo uma delícia… eu como bem quentinho, assim que sai da panela e com muita canela é claro! Deu água na boca!!

  • vanessa
    junho 21, 2011

    Adoroo seu blog, é parada obrigatória!!!
    Acabei de fazer essa receitaa, ficou maravilhosa, mas como boa pernambucana que mora no Rio, acrescentei leite de coco, e matouu um pouco da saudade das comidinhas da minha terra!!!
    bjssss

    • cami
      junho 22, 2011

      vanessa,
      q bom!!! fique a vontade q a casa é sua…
      huummm da próxima vez vou colocar leite de coco hein… deve ficar um abuso de bom

Anterior
pula fogueira iaia…
curau ou canjica