fbpx

creme de couve flor e brócolis

tem dias que minha criatividade gastronômica está aflorada e vou linda para cozinha testar minhas ideias loucas. tem dias que tudo dá certo, em outros tudo desanda…  no dia que produzi esta receita, foram 4 tentativas e uma delas deu errado, mas foi uma média boa né?

eu já havia comentado há alguns dias atrás que tinha comprado uma linda (e enorme) couve flor. parte dela estava congelada e decidi que tava na hora dela ganhar um destino, até pq não sei vocês mas eu não acho o cheiro da couve flor cozida dos mais gostosos não, rs… quando contei minha idéia pro rafa ele fez cara feia, não acreditou que ia ficar bom, mas eu não desisto nunca!!! não vou nem contar q ele na primeira garfada percebeu que estava errado…

eu tinha aproximadamente 500g de couve florjá cozida, então só tratei de corta-la em pedaços bem pequeninhos e reservei. fiz a mesma coisa com 300g de brócolis crú (geralmente uso o congelado). em uma panela grande refoguei 1 cabeça de alho pequena com um fio de azeite. fritei até o alho ficar bem moreninho e então misture primeiro o brócolis, e com a panela tampada, deixei ele cozinhar por uns 5 minutinhos. adicionei então, a couve flor picada e deixe a mistura cozinhar até que os vegetais quase se dissolverem, ficando com uma textura parecida com um purê. misturei então 1 colher de sopa generosa de queijo parmesão ralado, 200 ml de creme de leite, 1 pitada de pimenta moída na hora e acertei o sal de leve. arrumei meu creme em mini refratário fofos, salpiquei um pouco mais de queijo e levei ao forno, em temperatura média para alta,  na grade de cima até que ficassem levemente dourados (se você preferir um refratário único escolha um maior, para o creme ficar baixinho, assim ele dá uma gratinada por completo)

e se vc, de novo, fez aquela cara de: eu não gosto nem de couve flor nem de brócolis pode desfazer e tratar de experimentar! dúvido que depois dessa receita sua opinião vá continuar a mesma…

ps: perceberam que a tia cami tá trazendo umas receitinhas mais saudáveis ultimamente??? coisa mais linda né? mas não vou mentir que logo, logo vem uma receitinha no estilo acaba com dieta, rs…

 

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

18 Comments
  • Dani Almeida
    junho 2, 2011

    Adorei “tia Cami”, vou experimentar com certeza, eu adoro brócolis e couve flor, e esta é uma ideia para inovar no modo de preparo porque, em geral, como eles só cozidos mesmo.

    Beijos

    • cami
      junho 6, 2011

      dani,
      vai por mim, super gostoso e prático e ainda dá pra sair do basicão né?

  • Paula Fernandes
    junho 2, 2011

    Adorei a receita. Deve ficar muito bom mesmo!

  • Vivian
    junho 2, 2011

    Opa! Essa vai pro cardápio da semana!

    Ontem fiz o pavê de maracujá com cookies de chocolate e o maridinho amou a “inovação”rs…

    Parabéns pela criatividade e espírito coletivo ao repartir essas idéias com os pobres mortais! rsrsrs…

    Lindas as fotos!!!!

    Bjs!

    • cami
      junho 6, 2011

      Vivian,
      q bom q o marido gostou!!!e lindinha, vcs me fazem tão bem q eu q fico feliz de vir dividir com vcs…

  • Marcelo
    junho 2, 2011

    Salve!
    Me abriu o apetite de novo… e olha que eu praticamente levantei da mesa do almoço agorinha à pouco!!!!
    Lindo prato, deve ter ficado muito bom. Amo brócolis, amo couve-flor.

    Fiquei imaginando como ficaria dar uma “assuflezada” (fazer um soufle) com essa base de brócolis e couve-flor no alho… quem sabe acrescentar um tantinho de bacon fritinho e escorrido….
    Tipo começar pela base igual vc fez, mas acrescentando umas 2 colheres de bacon previamente tostado e escorrido, fazer um molho bechamél básico (manteiga, farinha e leite, temperado na noz moscada e sal ou parmesão), desligar na fase “purê”, acrescentar 3 ou 4 gemas e misturar bem, e aí o molho bechamel, as 3 ou 4 claras em neve incorporada cuidadosamente aos poucos, colocar em ramequins e assar em forno bem quente até crescer e gratinar por cima

    • cami
      junho 6, 2011

      marcelo,
      não é q pode ficar bom mesmo…se vc fizer me conta como ficou???

  • Rosangela
    junho 3, 2011

    Adorei receber essa receita. Farei e esse final de semana!

  • Cristina
    junho 7, 2011

    Nossa, cada vez que venho aqui tem coisas simples, transformadas em delícias! nunca sei direito o que fazer com couve-flor, agora está resolvido!! amei!!

    • cami
      junho 12, 2011

      cris,
      a gente se esforça né :-P

  • Rubia Rocha
    julho 18, 2011

    Eu fiz neste fim de semana! Ficou uma delicia.. Amo brócolis e couve flor, e a receita é bem simples, super prática… Essa vai para meu livrinho de receitas \o/

    • cami
      julho 19, 2011

      Rubia,
      q bom q vc gostou eu tbm adorei o resultado!!

  • Rebecca Agra
    agosto 11, 2011

    Adooooooooro brócolis e couve flor!

    =D~~

  • glaucy souto
    maio 15, 2014

    Hum…acabei de fazer, ficou divino….só acrescentei um pouquinho de leite.Beijocas

Anterior
cozinhas rústicas e 1 apresentação
creme de couve flor e brócolis