bolinho de queijo

quem não gosta de um salgadinho daqueles de festa? ok, não dá para comer todo dia, principalmente por causa da fritura, mas de vez em quando tá liberado né? e com essa receita super fácil qualquer happy hour vai ficar ainda mais gostoso!

e o mais legal de tudo é que esta receita exige pouquíssimos ingredientes e se torna um coringa para visitas inesperadas, lanchinhos rápidos ou preguiça de fazer pratos muito complicados!

o melhor é que os ingredientes são super fáceis de ter na  geladeira em qq época do mês. por isso sirva a cerveja gelada no copo e já para a cozinha preparar essa delícia!

comece batendo 3 claras em ponto de neve… quando a clara estiver bem firme, misture 300g de mussarela ralada até que forme uma massa que você consegue modelar com a mão. a massa fica molinha, mas firme o suficente para você fazer bolinhas. se você achar necessário coloque um pouco mais de queijo, até chegar na consistência (já que o tamanho das claras pode influenciar né?)… para incrementar, misturei uma pitada de orégano e umas sementes de mostarda. frite em óleo bem quente, virando de vez em quando para ficar totalmente dourado.

uma dica: frite 1 para ver se está bom de sal, já que geralmente o queijo já é salgado, se achar necessário aí sim acerte o sal.

e enquanto comíamos ficamos pensando em como podemos usar a criatividade com essa base… e como receitas tão simples, como esta, podem nos surpreender…

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

42 comments on “bolinho de queijo”

Gente, pára tudo !
Fica uma deliiiicia!
Fiz ontem desacreditada , porque eu sou péssima na cozinha até com receita.rs
Enfim , fiz e foi surpreendente !
Ninguem acreditou que só levou clara e mussarela!
Muito bom ! Valeu Caaami!

Cami, fiz o bolinho e ele colou na panela na hora de fritar. Ficou mole. Minha mãe pra me salvar colocou na geladeira e antes de fritar (ele frio) moldou umas bolinhas e passou na farinha de trigo. Deu certo!

Olá… conheci seu site agora, por intemedio do Panelaterapia, estou vasculhando ele todinho!! hihih
Mas me diga o queijo eu só misturo nas claras em neve? ou bato na batedeira tbm? Será q posso clocar uns pedacinhos de calabresa junto?
bjobjo

Paty,
pode olhar de cima à baixo q ele é todo para vocês!!! o queijo vc mistura na mão mesmo, não precisa ser na batedeira não, até para você ir testando o ponto.. nunca testei com calabresa não, mas posso dar uma dica, coloca em um antes de colocar na massa toda, só para ver se dá mesmo certo :-P

olha, essa é a primeira vez q visito seu blog e estou impressionada com sua dedicação, as receitas são ótimas, faceis e deliciosas(da pra saber só de olhar) adorei essa ideia da bolinhas de queijo pq sempre vivo esse dilema de onde empregar as claras q sobram das receitas….Parabéns, adorei mesmo!!!

Olá, achei seu blog por acaso na internet e estou aqui pra confessar que estou amando.
Muito completo, com dicas legais, coisas faceis e praticas, e as fotos…haaa as fotos são de tirar o fôlego.
Olha você está de parabéns, vou recomendar a todas minhas amigas “chefs”
Só me tire uma dúvida?? Onde você arruma tempo pra fazer tanta receita ?????

“Di-li-cia!!!!!”
Meu namorado e meu cunhado gostaram… mas usei mais provolone que mussarela – que tinha em casa – , então ficou um pouco gorduroso mesmo. Para quem for testar, procure um queijo “menos gostoso” que o provolone heheheheee…

Ahhhh me ajuda!! Fiz mas deu tudo errado!!! =( Acho que o problema foi o queijo. No mercado aqui perto só vendem queijo mussarela ralado em pedaços mto grandes, mas usei assim mesmo, aí bati as claras em neve e qd estavam no ponto eu coloquei o queijo na batedeira e segui batendo. Essa foi uma dúvida que surgiu, o queijo é pra misturar delicadamente nas claras em neve ou é para bater junto na batedeira? Eu bati e a clara desandou, ela sumiu! hehe. Aí eu fiquei desesperado! hehehehe tentei fritar aquilo e não ficou legal, aí eu bati mais claras separadas e fui misturando o queijo e fritando mas não ficou no ponto de fazer bolinhas, tive que ir “pingando” a massa na frigideira. Resultado final: Saíram uns bolinhos em formato de tortinhas, finos, murchos e super gordurosos!! kkkkkkkk Deu pra comer, mas queria apenas umas dicas para fazer a receita novamente sem errar! Amo mto seu site!!!! Todas as receitas que já fiz daqui (e já fiz umas 10) sempre dão certo. Só essa que deu tudo errado! heheeh Abração!!!!

tem que misturar o queijo delicadamente com a clara em neve para ela manter a textura amore… realmente, a clara em neve é super temperamental e qq coisa ela desanda…

Não funciona assado, esparrama mesmo…eu fiz isso pra testar. Fiz com linguiça calabreza cortada em cubinhos bem miudinhos,oregano e p corrigir o sal eu coloquei um pouco de parmezon. Outro dia piquei muito bem umas folhinhas de manjericao,piquei e escorri bem uns tomates secos…ficou surpreendentemente delicioso. O proximo vou testar com azeitonas!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *