curau ou canjica

junho chega e o milho vira protagonista. e quem acompanha esse blog já percebeu o meu amor pelas comidas de milho, seja doce ou salgada, eu me jogo mesmo!!

uma das enormes vantagens de morar no nordeste  é que chega essa época e as comidas de milho invadem todas as padarias e fica fácil encontrar comidinhas gostosas! mas mamis e papis vieram me visitar e eles dividem comigo essa enorme paixão e aproveitamos para preparar uma receitinha.

eu sempre conheci esse doce como curau, mas aqui em Recife todos chamam de canjica, e como já disse várias vezes, para mim pouco me importa o nome não é mesmo, o que me importa é estar gostoso! rs…

a maneira mais tradicional é ralar as espigas de milho, mas como mamis é tão prática como eu, rs… ela cortou o milho de 6 espigas e depois passamos os caroços no processador até formar um creme grossinho. junte 400 ml de leite e peneire bem essa mistura…

o bom é usar uma peneira fina, assim só vai passar o líquido mesmo. você pode ir apertando o “bagaço” para o líquido sair bem… coe umas duas vezes para o resultado do seu creme ficar bem lisinho…  junte 4 colheres bem cheias de açúcar, 1 pitada de sal e 2 colheres bem cheias de manteiga e leve ao fogo, mexendo sempre, até que o creme fique bem consistente. antes de dar o ponto é bom você provar para ver se está bom de açúcar e se você achar que o creme está muito grosso, adicione mais um tantinho de leite…

ainda quente, despeje o creme em refratários, individuais ou não, úmidos, salpique um tantinho de canela e nham, nham…

eu admito que nem esperei esfriar e que raspei a panela…


Olha isso aqui...