Categorias
Massas

nhoque de abóbora

desde bem novinha, quando comecei a arriscar minhas primeiras receitas na cozinha, sempre gostei de fazer comida bonita! nada complicado. na verdade, na verdade, não sou muito fã de receitas complicadíssimas, com várias etapas… mas comida com a cara bonita me faz ter vontade de cozinhar mais e mais…

e então num desses domingos cinzentos eu acordei decidida a fazer uma comida bem colorida e junto a uma vontade de comer um nhoque gostoso surgiu a idéia de fazer um tendo a abóbora como ingrediente principal. corri pra internet para pesquisar se o modo de preparo era igual ao da massa feita com a batata e depois de várias opiniões diferentes cheguei a uma conclusão: usar pouca farinha… isso significou mais trabalho na hora de preparar, mas rendeu uma massa super leve e com o gostinho adocicado da abóbora…

para esta receita usei aproximadamente 800g de abóbora cozida e já sem a casca… e sabe o q eu descobri? que fica muito mais fácil tirar a casca da abóbora depois de cozinhar (ok, não é a maior descoberta do mundo, muitos já devem saber isso, mas pra mim, foi a descoberta do dia!!!). amassei beeem a abóbora e misturei ao purê 2 ovos, 1 colher de chá rasa de sal e 2 xícaras de farinha de trigo…e aí que ficou molengo… sim pessoas, esqueçam aquela história das minhoquinhas e cortar com a faca, isso não vai acontecer com essa receita… como já tinha avisado, ela é trabalhosa! mas continua q vai valer a pena você vai ver… ferva numa panela bem grande uma boa quantidade de água com uma pitada de sal e vá jogando seus nhoques aos pouquinhos para ir cozinhando, boiou? tá pronto…

então, é o seguinte, a parte trabalhosa é dar o formato ao nhoque! eu comecei a modelar com a ajuda de duas colheres, mas posso dizer? tava dando um trabalho danado… então o rafa apareceu e acendeu a luz!!! colocou no saco de confeitar e usou um bico mais largo e voilá, o que parecia um trabalho sem fim se tornou uma tarefa bem mais fácil!!! este é meu maridinho com sua mente criativa e prática, dando 1001 utilidades para um acessório simples da cozinha!

ah e para acompanhar, carne de sol desfiada mergulhada num bom molho de tomate, simples assim… alguém duvida que isso ficou bom demais?

[amazon_auto_links id="34356"]

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

22 respostas em “nhoque de abóbora”

Adorei a cor desse negócio, mulher !!! Só preciso achar uma abóbora que preste aqui onde moro. Que abóbora você usou? Ficou firme ou meio molenga quando você tirou da água?

Gosto muito de nhoque…e uma vez fiz um de abóbora como farinha integral que ficou uma delícia. Imagine esse seu. Vou anotar a receita!

Adoro nhoque de abóbora, mas o meu da ponto de enrolar e ficar leve. A dica é não cozinhar a abóbora, é melhor assá-la, é só retirar as sementes, envolver em papel aluminio e levar ao forno. Quando ela sai, sai bem macia e sequinha. Também não coloco os ovos inteiros, coloco só a gema. Tudo isso ajuda a enxugar o nhoque ai dá pra enrolar e cortar e ainda fica mais fácil. Espero ter ajudado… beijos
Priscilla/ BH

Olá!! Eu fiz!! Ficou muito bom… não tão sequinho como na foto, mas muito bom! Mas fioquei com sensação de que deveria ter levado a massa ao fogo pra mexer e “cozinhar” a farinha… devia?

A propósito, já experimentou o nhoque de arroz?

Fiz o nhoque hoje e ficou muito bom. Só que eu misturei as dicas dos comentários. Usei só as gemas, metade de farinha integral e metade farinha branca e acrescentei uma colher de manteiga. Praticamente mudei a receita mas tomei a sua como base. Obrigada pela receita. bjs

Adivinha que acabou de sair do fogo?? hahaha Que delicia de receita menina! Eu que nem sou tão chagada em abóbora estou me deliciando…. Só achei que dá proxima vou colocar só mais um pouquinho de farinha. Achei que os meus ficaram um pouco moles demais. Mas estão divinos! Mais uma vez suas receitas arrasando aqui em casa. Beijos!

Acabei de fazer e ficou uma delícia! Melhor receita de nhoque que já fiz! Combinou muito com molho marinara e com bechamel de gorgonzola!

Venho por meio desta manifestar minha indignação…

Eu tenho uma invejável coleção de receitas, absurdamente bem organizadas e reunidas com muito carinho nos últimos 10 anos…

Desde que conheci seu blog, elas simplesmente foram abandonadas…. Todas as vezes que quero fazer algo diferente venho aqui, ao invés de recorrer a elas… E venho pensando “fazendo a daqui sei que vai dar certo”!!!!!!!!!!!

Hoje é aniversário da minha mãe e nhoque é o prato predileto dela… Estou escrevendo enquanto a abóbora assa…

Manisfestada minha admiração, ops, indignação (rss), volto prá contar o resultado ;o)

Beijos açucarados

Olá, minha vó me ensinou como dar um FORMATO BONITO para nhoques assim… Basta vc colocar a massa dentro du saquinho (minha vó usa o saquinho de leite lavado) e cortar a pontinha, dai vc vai ‘pingando’ e ajustando com uma faca para ficarem relativamente do mesmo tamanho. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile