Categorias
Dicas de cozinha Doces e Sobremesas

doce de leite na panela de pressão

descobri esse modo de fazer tem bem uns 10 anos e claro que morri de medo quando li. como assim uma lata na panela de pressão? e se explodir? será que realmente ia ficar bom? mas me enchi de coragem e me joguei e hoje meu único problema é saber que posso ter um bom doce de leite em poucos minutos o que me rende, com certeza, uns quilinhos a mais.

se você ainda não conhece essa dica mara, aí vamos nós! tire totalmente o papel de uma lata de leite condensado, coloque a mesma no centro de uma panela de pressão e encha a panela de água até, no mínimo, 4 dedos acima da lata. feche bem e leve ao fogo médio por uns 40 min depois que a panela começar a apitar…então agora é abrir a panela (assim que acabar a pressão sair né, pq senão nem super homem) esperar esfriar um tantinho, abrir a lata e iumy, iumy…

obs: o ideal é você usar latas inteirinhas sem amassões nem ferrugens, até pq não vamos brincar com fogo naum né?

 

[amazon_auto_links id="34356"]

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

81 respostas em “doce de leite na panela de pressão”

Desde criança que vejo minha mãe fazer o doce de leite na pressão, sempre que vai cozinhar o feijão. Mas antes tem que lavar muito bem a lata, tirar qualquer resíduo de papel ou cola. Já pesquise a respeito disso. Faria mal para a pessoa que cozinhasse e comesse todos os dias. Mas para ser consumido de vez em quando, não tem problema não. A quantidade de contaminação do alumínio da lata no caldo do feijão é muito pouca, não faz mal à saúde e ainda economiza gás! Leia mais em http://www.nacozinhadamargo.blogspot.com.br

atencao: tem que deixar a lata do leite condensado esfriar de verdade, como disse a camila, pois se abrir com ela ainda quente o estrago pode ser feio, pois o doce pode espirrar no rosto e causar queimaduras feias…
eu deixo na pressao soh uns 7 minutos apos o chiado, desligo e tiro no dia seguinte, a textura fica mto boa, nem mole e nem duro demais.
bjss

Testei uma dica legal!Cozinhar a lata por apenas 10 ou 15 minutos na pressão e depois deligar, deixe a panela esfiar completamente para retirar a lata . Se não tiver pressa é claro. Fica cozido e economiza gás!

O site ficou lindo, vejo todos os dias ;)
Tb faço o doce de leite e fica maravilhoso !!

Queria que tu me ajudasse: meu marido adora sobremesa que leve coco e adora queijadinha tb. Tu tens alguma receita de queijadinha fácil e deliciosa como todas as q tu posta? Ou alguma de coco tb?

bjos!!

Já fiquei com vontade de fazer esse doce de leite! Mas o medo foi maior, comprei a lata pronta! hehe

Acho que depois que terminar a geléia que comprei, ou criar coragem! haha

Beijos.

P.S.: me deu uma vontade louca de comer churros!! hehe Coisas de grávida…

ana,
cria coragem sim… colocando bem muita água e esperando esfriar bem para abrir tudo vai dar certo… pior sou eu q nem grávida estou e fiquei com vontade de churros :-)

Ciça,
eu já tentei e dá muito certo !

Na verdade eu coloquei 4 latas rsrsrsrsr
Era p/ fazer uma torta de despedida, então capricheeeeeei no recheio e cobertura, até Sweets perdia hahaahah

Eu coloquei todas em pé no fundo da panela de pressão, o bom é q todas ficaram no mesmo lugar, juntinhas, aí n tem perigo de voarem ao abrir. Aí é só desligar deixar sair toooda a pressão e espera + um pouquinho p/ abrir. Qndo eu abro jogo a água quente fora e cubro c/ água fria p/ esfriar logo …
bjo

Camila, vou testar essa receita sim ;)

Hahaha, talvez essa tenha sido uma das minhas primeiras experiências culinárias!!! Somente 15 minutinhos depois de pegar pressão são suficientes para ficar maravilhoso, para comer com bolacha, de colherada, ou rechear bolos, a consistência fica show!!!

eh uma delicia mesmo! a minha mae tambem fazia junto com o feijao, e tanto o doce de leite qto ofeijao ficam deliciosos hehe

Eu tbm já cozinhei mais de uma de uma vez. Para fazer recheio de bolo, cozinho logo duas de uma vez, hehehhe…. mas é só ter todo cuidado qe nunca é demais, né?!! Amo doce de leite assim!!! ;D

Fica realmente muito bom, mas tem que esperar a lata esfriar bem. Quando comecei a me aventurar nas receitinhas rs…tinha uns 10 anos, fui fazer um sorvete de doce de leite que pedia uma lata de leite condensado cozida, na pressa e sem saber do perigo, abri a lata ainda quente, aquilo foi doce quente pra todos os lados, o que pegou no meu pescoço desceu levando a pele junto…e o sorvete não saiu, porque foi um chororo só rsrs, mas não fiquei com trauma não, depois disso já fiz outras receitas com o doce de leite cozido, mas essa tal receita de sorvete, pra falar a verdade, nunca mais nem tentei…

Alguém falou de cozinhar no feijão, lembrei que minha mãe cozinhava beterraba no feijão pra aproveitar o gás também (adoro também!)
Agora vi na tv o André Marques ensinando a fazer esse doce de leite pra por no sorvete, e ele abre a lata ainda quente, disse que espirra tudo, fiquei apavorada, porque alguém vai e faz igual, depois se queima, aí já viu, né?

Amei conhecer seu blog!!

Procure o doce de leite de Viçosa (fito na faculdade de Viçosa/MG), nunca comi doce melhor, um espetaculo, leve, suave, delicioso, aiai, ja volto, vo comer um pouco……

Olá meninas! Sempre faço doce de leite assim na panela de pressão! Dia desses bateu aquela vontade louca, difícil de controlar…rs… de comer um doce qualquer, aí não teve jeito: peguei uma das latas, (falta tudo, menos leite condensado no armário da cozinha rsrs), coloquei na pressão e usei o dom da paciência. Depois abri a lata (ai que momento delicioso!!!!!) e peguei uma caixinha de creme de leite e coco ralado. Misturei um pouco do doce de leite com o creme de leite e o coco e o restante fiz as camadas, uma de doce de leite, uma da mistura e coco ralado por cima pra dar um charme. AÍ nem cachorro comeu, porque não sobrou…rsrsrs… Bjs.
P.S. ADORO O SEU BLOG CAMILA!!!!!!!!

Acho que sou ” xará” da sua mamãe na organização, a gente confia na memória, o problema (meu) é que, na hora H, a memória resolve dar um passeio. Adoro seu papo e suas receita e tambem as dicas de suas amigas.bjs Leda.

Fiz uma tentativa no domingo passado, morrendo de medo, rs, mas deu certo e ficou deliciosooo!
Só que eu deixei apenas 10 minutos na pressão.
O meu marido pediu pra da próxima vez deixar só 5 pra ver se fica mais cremosinho, pq esse ficou bem consistente na colher, mas mesmo assim está aprovadíssimo pela família toda !!!!

Amantes do doce de leite, uma dica, quando o doce ficar muito consistente coloquem em uma travessa funda, acrescente um pouco de leite e bata com um garfo …. fica cremoso e pode ser usado em cobertura de bolos, em cima de sorvetes e ser comido de colheradas ….. ah! outra dica, qdo tirar a panela de pressão do fogo coloque debaixo da torneira, deixe a água escorrer mesmo e solte o pino da pressão aos poucos, assim vc abre logo logo que tira do fogo, com a panela fria, porque o ar quente dentro sobe com a água e pode abrir sem medo a tampa e …… bom proveito!

Agora fiquei na vontade, mas não tenho leite condensado em lata, aqui. Será que dá pra fazer com leite condensado de caixinha??? Hehehe :P

Da sim… Só embrulhar igual um presente com papel alumínio bem enroladinho (umas 4 voltas).. a ideia é que a água não amoleça a caixinha… Eu cozinho qualquer um, caixinha, abre fácil, tradicional e nunca tive problemas… Sou fanático por doce de leite…

Esse doce é maravilhoso mesmo. experimentem colocar o doce no freezer direto ele Não congela e toda vez que der vontade vai no freezer e tem um docinhos bem geladinho e delicioso (o problema é que assim não enjoa e a gente come mais)

Se vcs nõ aguentarem ou tiverem que usar rapido, coloque um pano de prato em cima, tudo certo, não vai espirrar e nem se queimar. Mais vale deixar um pouquinho em baixo da torneira..ok bjs

Camiii, queria saber se dá para fazer esse procedimento com a caixinha de papelao do leite moça, só tenho desse tipo aqui na minha casa, e queria mt fazer esse doce de leite.

Meninas, sim dá para fazer de caixinha…

feche a caixinha muito bem no papel filme (várias camadas) e coloque para cozinhar – no máximo 10 minutos depois de pegar a pressão.

após isto, abra a pressão embaixo da torneira e retire a caixinha da agua para não esfarelar.

Fiz ontem a noite … pq meu marido estava com muita vontade … Sendo q a gravida sou eu kkkkk
Só q infelizmente tirei um pouquinho antes do tempo e não ficou assim escurinho , maas ficou numa consistência boa :)

Uma dica: Você pode colocar o Leite Condensado de caixinha em um pote de conserva (destes de palmito ou azeitona limpos) e colocar para cozinhar na panela de pressão normalmente como se fosse a lata, com isso pode fazer maiores quantidades, duas três caixas, o quanto couber no vidro.

Ela falou no sentido de tirar o conteúdo da caixa (leite condensado) e colocar no pote, e não colocar a caixa inteira lá dentro. No final ficaria como as que compramos no mercado (Só colocar um enfeite bonito e já dá pra presentear)

Vinha fazendo o doce com 3 latas de leite condensado, 40 minutos de pressão (fica moreno).
Depois de totalmente frio, junto as três latas, bato até ficar uniforme e mantenho na geladeira, num daqueles potes de plástico com tampa.
Fica ótimo! Ainda melhor depois de alguns dias, quando fica levemente açucarado.
Mas surgiu um problema: as latas de leite condensado agora são do tipo “abre fácil”, com aquela argolinha que dispensa o abridor.
Não mais podemos fazer desse jeito, né ? :-(

Oi,eu.conheço essa receita mas nunca fiz não! Eu faço e direto na panela mesmo. Queimo o açúcar adiciono o leite e depois o leite condensado. Humm…. Fica igualzinho doce de leite! Uma delícia depois procura esta receita te garanto e mais rapido e uma delicia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile