Categorias
Doces e Sobremesas Na Panela dos Outros

brigadeiro de maracujá com pitadinha de carinho

uma das melhores coisas de ter lançado esse blog é ter a oportunidade de conhecer pessoas especiais. algumas eu conheço só de conversas por email, comentários ou twitter, mas outras tive oportunidade de conhecer pessoalmente. Algumas se tornam muito, mas muito especiais e é  por essa pessoinha já ser tão especial para mim eu não poderia deixar de convidá-la para estrear esta coluna! Com vocês a fofa D. Jú (como eu carinhosamente chamo) a dona do Pitadinha.

Quando a Cami pediu pra eu estrear essa coluna (quanta honra!!!) pensei logo no maracujá, pois ela sempre diz o quanto ela gosta de tudo que leve essa frutinha como ingrediente. Eu também gosto muito de maracujá e essa sobremesa é ideal pra surpreender os convidados em um jantarzinho especial, mesmo usando ingredientes simples e sem nenhum preparo complicado. Como a Cami e o Rafa são os donos das panelas, deixei a encargo deles dois batizarem essa receita, que a partir de hoje, pra mim, sempre vai ter a cara deles.

Você vai precisar de:
5 colheres de sopa de suco concentrado de maracujá (basta retirar a polpa de dois maracujás grandes +/- e deixar escorrendo numa peneirinha. Se preferir aperte com as mãos que ele vai soltar o suco na hora), 1 lata de leite condensado e 1 colher de sopa de manteiga (generosa). Importante: reserve as cascas dos maracujás e as sementes também.

Leve o leite condensado com o suco concentrado e a manteiga bem misturadinhos em uma panela ao fogo baixinho, mexendo sem parar, até dar o ponto de brigadeiro mole (de colher)Com uma colher de sopa raspe o interior das cascas dos maracujás deixando só a parte branca e lisa. Lave bem com água e seque com um pano de prato. Coloque uma generosa porção do brigadeiro em cada metade da casca e decore com sementes. Sirva e espere os elogios, por que serão muitos viu?

Dependendo do tamanho dos maracujás, essa receita rende entre 4 a 6 porções. Você pode também servir em outro recipiente, mas acho que nenhum vai ser tão charmoso quanto este, até por que vivemos dias em que a sustentabilidade chegou na cozinha e veio pra ficar. Ou seja, você usa a casca pra servir, e com a polpa não utilizada na sobremesa você faz um sucão bem gostoso. É o aproveitamento integral dos alimentos, gente!
Cami e Rafa, obrigada pelo convite, e muito sucesso pro Na Minha Panela =)))) Vocês sabem que moram no meu coração <3

Update:  Jú pediu para eu deixar esse recadinho pra vcs! Por se tratar de uma fruta com certa acidez, não se assuste pois a textura não vai ficar lisinha como a do brigadeiro tradicional (com chocolate), mas isso não quer dizer que a receita deu errado. Ele fica com minúsculos gruminhos que na minha opinião, não interferem em nada no resultado final estético, muito menos no sabor, mas se você fizer questão de uma textura lisa e um ponto mais duro (para enrolar), pode usar gelatina em pó sabor maracujá no lugar do suco (meio pacotinho é o suficiente).

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

42 respostas em “brigadeiro de maracujá com pitadinha de carinho”

Huuuummmm… q lindo!! Tb amo maracujá!!!!! Gostaria de saber se dá certo fazer com aqueles sucos concentrados de garrafa?? Obrigada, bjks!!!!

Nossa adorei essa receitinha… o doce do leite condensado com o azedinho do maracuja é uma combinação perfeita! Com certeza deve lembrar o gostinho de um mousse!

Obrigada pela dica!
Suas receitas são ótimas, sempre me inspiram e vou falar que ja me aventurei muito com elas! Beijos

Ameiiiii a intro da receita Cami, obgada pelo convite <3 E respondendo à Carol, pode usar sem medo o suquinho de garrafa, só é bom ir provando pra ver se precisa usar um pouquinho mais =)

Acabei de fazer o brigadeiro de maracujá e…… não deu certo! :-(
Tudo bem que eu fiz com 5 colheres de Maguary ao invés de maracujá fruta, mas sei lá, parece que meio que desandou. Ficou meio “qualhado”, não sei se é o termo certo.
Eu fiz igualzinho eu faço o de chocolate, que fica perfeito, mas o de maracujá ficou meio empoladinho sabe?
Snif, perdi uma lata de leite condensado e ainda fiquei com vontade. T_T

Guria, o meu também ficou assim! E olha que eu fiz com maracujá mesmo… Será que deixei ferver demais? O que tu acha, Cami? Beijos! (mas é claro que não deixei por menos, coloquei no liquidificador, misturei com creme de leite e ficou um mousse delicioso!)

Eu fiz no domingo e ficou com uma textura estranha, acho que foi porque deixei no fogo até engrossar bem. Mas, mesmo assim, ficou uma delícia!

Anna e Ila, a receita deu certinho, mas por conta da acidez da fruta o brigadeiro não fica com a textura lisinha como o de chocolate, e nem poderia, mas isso não quer dizer que deu errado, muito menos que coalhou. Agora se a textura incomoda demais vocês, uma solução é usar, em vez de suco, gelatina de maracujá, aí ele fica lisinho e dá até o ponto de enrolar. Não é a mesma coisa, mas fica gostoso também =)

Ila, então se o sabor não ficou bom pode ser que tenha acontecido o que aconteceu uma vez comigo, com o brigadeiro de chocolate mesmo: o problema era o leite condensado. Não sei se estava vencido, ou o que foi, mas ele desandou legal, e o gosto não ficou bom também. Como eu fiz esse de maracujá duas vezes, e em nenhuma delas ficou desse jeito que vc falou, não vejo outra explicação… que pena né =(

Oiii
Não disse que eu ia fazer?? deixei fotinhos lá no meu blog… ficou perfeito, as visitas adoraram!!!

Como os meus maracujás eram tamanho família, o suco de 1 só foi suficiente!

Beijinhos e valeu a dica

Faço esta receita desde criança, porém, com um “ingrediente” a mais. Depois de pronto eu coloco alguns caroços de maracujá no meio do doce e levo para a geladeira por 1 hora. Aí sim ele fica no ponto de brigadeiro para enrolar. Dá pra rechear bombons, bolos, etc.

Outra sugestão é levar ao fogo só o leite condensado com margarina e acrescentar geleia de maracujá ou o suco concentrado depois de pronto. Fica ótimo tb!

Eu ja fiz é ótimo ,mas fiz com suco de pacotinhoo ,suco em pó sabe,e ficou uma delicia ,experimentem tb fazer com suco de uva ,morango e etc… (mais de pacotinho heinn).

caramba simone, não tenho não… mas pensei em colocar o suco logo depois do brigadeiro pronto, ainda na panela… será q dá certo?

Meninas, eu fiz o brigadeiro como cobertura de cupacake. Aliás, usei a receita do bolo de maracujá para fazer o bolinho. Como vi várias de vcs dizendo que o brigadeiro desandou, não quis correr o risco por ser o aniversário do meu baby. Então, fiz a primeira parte da receita sem o maracujá. À parte, coloquei a polpa de dois maracujás em uma panela com um pouquinho de açúcar e meia xícara de água. Deixei ferver em fogo baixo até formar uma geleinha. Depois de tudo frio, juntei um ao outro e o resultado: ma-ra-vi-lho-so. Vou ver como faço para enviar uma foto para vcs verem a proeza.
Dá mais trabalho, mas funciona. Bjs.

Fiz essa receita para cobrir o bolo de maracujá (receita do site) que fiz na versão cupcake.

Para que ficasse com textura lisinha, segui a receita, porém só no final, depois do brigadeiro pronto, é que acrescentei uma geléia de maracujá feita com maracujá, um pouquinho de açúcar e água. Ficou bem lisinho e delicioso. Perfeito!!!

O meu ficou uma delicia.. coloquei com as sementinhas pq adoro rsrs.. Dica para nao talhar adicionei uma colher rasa de cafe de bicarbonato, ele espuma um pouco mas depois da o ponto normal e fica lisinho. Bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.