Categorias
Entradas e Petiscos

bolinho de arroz assado

rafa diz que eu sou a loka do arroz, isso porque eu tenho uma tendência (super errada, eu sei) a fazer muito mais arroz do que deveria. mas juro que não jogo fora! muitas vezes dou uma parte para a menina que trabalha aqui em casa e quando estou mais inspirada faço um piamontese… mas dessa vez queria algo diferente!

depois de algumas negociações consegui convencer o rafa que deveríamos começar a incluir o arroz integral no nosso cardápio. ele ainda é bem relutante com a textura, mas além de ser mais saudável eu simplesmente adoro! se existir a opção entre o branco e o integral, sempre vou escolher a 2ª opção!

eu já tinha comido bolinho de arroz há muito, muito tempo atrás e resolvi tentar a minha versão e ousei logo né, afinal decidi usar arroz integral e levar ao forno. e passado a apreensão na hora de dar forma aos bolinhos, fiquei super feliz com o resultado e servi um petisquete bem saudável “pros” amigos!

em uma tigela misturei 4 xíc. de arroz integral já cozido com 3 ovos, 3 colheres de sopa de farinha de rosca, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 cenoura média cortada em cubos bem pequenininhos, 50g de queijo ralado, um punhado generoso de cebolinha e uma pitada de sal. nessa ponto você vai pensar: essa camilla me deu a receita errada ele ainda tá molengo… mas é isso mesmo lindinhos, ele não deve virar uma massa não, mas você vai perceber que apertando na mão ele vai tomando forma. vc pode optar também por fazer com a ajuda de 2 colheres, mas adimito não ter muita coordenação motora pra isso não, rs… se você achar que ainda tá muito molengo, vai salpicando mais um pouquinho de farinha de rosca… disponha seus bolinhos em uma assadeira ligeiramente untada com manteiga  e leve ao forno em temperatura média por 40 min ou até que seus bolinhos comecem a ficar mais douradinhos e com um crosta mais durinha por fora…

vc ainda pode escolher umas pastinhas e molhos para deixar ainda mais gostoso na hora de servir! eu só sei que tentar ser mais saudável não tem que ser sinônimo de comida sem graça!

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

30 respostas em “bolinho de arroz assado”

Esses dia fui fazer o tal do bolinho de arroz assado, pensa em alg que ficou nada bom.. SOU INICIANTE GENTE… na forma fiz os bolinhos separados, mas eles grudaram um no outro e acabou ficando um “bolão” de arroz.. então tive a idéia de colocar em forminhas de pão de queijo, e deu super certo.. melhor, além de certo ficou super bonito no prato.. Não é a melhor dica do mundo mas tbm não vai ficar bolão novamente!!

Ai aaaaaaaaaaaaaii!!!
Que delícia…esperando a hora do almoço aqui na empresa…e hoje tem dobradinha (que NÃO posso comer).
Tem arroz que sobrou de quarta-feira na minha geladeira, vou tentar fazer estes apetitosos bolinhos.
Tem “gostinho” de infância.

Bjos.

Camilla, eu nem como arroz com a comida, raríssimo, sempre que tem sobra aqui em casa… mas tá com uma cara TÃO deliciosa que eu vou experimentar, vou fazer um arroz só pra isso!!

Beijos!

Assim como você, também prefiro o arroz integral, e como o Rafa, meu excelentíssimo esposo também não é fã. Mas confesso que bolinho de arroz não é minha praia!! hehe Acho que vou tentar esse, assado é sempre mais saudável!

Beijos!

Vou testar esse bolinho!deve ser mara…
Mas vou te dar uma dica q me fez comer arroz integral numa boa.Além de n faze-lo escorrido (agua e sal),faço refogado no alho (ja dar diferença no sabor),no prato,povilho com gergelim torrado e pisado na hr de usar.N tem comparação! vc compra gergelim,torra na teflon com pouquito de sal,apertando ele com uma colher.Guardo na geladeira por causa da conservação e na hr de usar eu piso ele (enrolo numa toalha de papel e com pilao ou batedor de carne).Tb uso arroz integral com cebolinho picado…da um toque oriental!muito bom…

adri,
eu de vez em quando refogo o arroz tbm!!! mas gosto com cebola, rs… mas menina essa dica do gergelim foi coisa linda de deus! eu amo, amo, amo gergelim!!! sempre compro muito e coloco em tudo! rs…vou testar com certeza!

Eu amo cozinhar e gosto das maneiras mais lights e integrais tb, porém beeem temperadinhas… Concordo que o light não é sinônimo de sem graça! Amei a receita e já faz parte das minhas favoritas. Só não vejo muitas opções integrais no seu blog… Fica a dica! Beijooos

Oi, sempre que preciso de uma receita procuro seu site, e geralmente encontro, rs.

A cenoura pode ser ralada, posso colocar outro acompanhamento, tipo carne…, e posso fritar o bolinho, será q saí bom, não tenho paciencia para assar as coisas, rs.

bjos, fica com Deus.

Fiz esta receitinha ontem, mas como aqui em casa não entra arroz integral – por puro preconceito – fiz com arroz comum e não sei se foi isto, mas não deu liga de jeito algum, e fiz a receita direitinha, daí coloquei tudo numa travessa e virou um bolo, ficou bomzinho tb.

camilaaaa, fiz essa receitinha hj, mas vou te dizer que não ficou legal =( usei um arroz que já estava “guaribado”, cheio de leguminhos e carne desfiada, então pensei que de sabor não tinha como ficar ruim! rsss… o caso é que não deu aspecto de um bolinho, os grãos continuaram muito aparentes e levemente unidos pela mistura do ovo com a farinha. os grãos de fora ficaram ressecados, ao invés de criarem uma casquinha. tens alguma sugestão?? ainda tem quilos de arroz congelado! kkkkkk bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.