fbpx

e então o marido me pediu bacalhau para acompanhar um vinho… por aqui tem chuvido bastante e estamos o mais próximo de frio que se pode sentir por essas bandas e por isso ele aproveita o clima mais ameno para abandonar a cerveja e degustar o maior número de vinhos q puder.  então lembrei de uma receita q minha mãe já tinha comentado e fiz uma livre adaptação…

resumo da refeição: um marido feliz (depois de comer 2 generosos pratos) e 1 garrafa de vinho vazia (e sendo redundante um marido feliz, rs).  e claro, uma esposa que arrasou no jantar sem ter ficado horas na cozinha… bendita a mente que inventou de vender o bacalhau já em lascas e limpo, essa pessoa merece ir pro céu!

comecei dessalgando 400g de bacalhau (dêem uma olhada nesse post q dou mais detalhes da melhor forma para dessalgar o peixe) e logo depois cozinhei 3 batatas médias cortadas em rodelas não tão finas na mesma água do último cozimento do bacalhau. enquanto as batatas cozinhavam cortei 1 cebola grande e 1 pimentão médio em rodelas bem finas, assim como 2 tomates médios em rodelas não tão finas. então untei um refratário com um fio de azeite  forrei com uma camada de batata, uma de bacalhau e algumas rodelas de cebola, então reguei bem com azeite (a escolha de um bom azeite já é 50% de probabilidade do seu bacalhau ficar bom!), por cima algumas rodelas de tomate, outras de pimentão e mais um tantinho de azeite. repeti mais uma camada dessas e foi o que deu na minha assadeira. pra finalizar, umas azeitonas para dar um glamour e por cima uma camada de queijo mussarela (usei mais ou menos 100g ). agora é levar ao forno em temperatura média para dar uma gratinada (aquele truque queridos, coloquem na prateleira de cima do seu forno que ele fica com essa cor super linda).

 

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

11 Comments
  • Vanisa Eichendorf
    maio 10, 2011

    Olá Cami

    Eu sempre leio seu blog e adoro o seu jeito de escrever e as suas receitas!
    Estive no Chile no ano novo e visitei a Concha Y Toro. É um belíssimo passeio, vale muito a pena principalmente para os amantes do vinho como nós. Voltamos com as malas cheias, e nesse inverno vamos provar todos.
    Já experimentaram o Chardonnay deles? É Fantástico, tomei com um bacalhau bem parecido com o seu na páscoa.
    Bjs

    • cami
      maio 15, 2011

      Vanisa,
      Q bom q vc gostou!!! menina chile é um sonho né… o rafa é louco pra conhecer e ele já anotou a dica do Chardonnay….
      Lú,
      tá vendo q lindo!!!

  • Lucitorreao
    maio 10, 2011

    Claro que concordo! Harmonizou perfeitamente! Vinho chileno é tudo de bom! Lembrando que salmão, atum e bacalhau combinam sempre bem com um vinho tinto! O resto é gosto pessoal, ne?

  • luciana
    maio 20, 2011

    Querida, amei seu blog…hj foi a1ª vez que o li…essa receita do bacalhau….as batatas eram cruas ou cozidas?….obrigada…Lu Navarino

    • cami
      maio 22, 2011

      Luciana,
      são cozidas! é só cozinhar na mesma água do bacalhau para ficar ainda mais gostoso !

  • Natalia
    dezembro 25, 2011

    Fiz no natal, mto delicioso!

  • GLEICI SCHIAVO
    fevereiro 16, 2012

    Esses são os mesmos ingredientes da receita da bacalhoada que faço, porém sem o queijo. bjus

    • cami
      fevereiro 22, 2012

      vc vai ver que o queijo dá um glamour, rs…

  • aurinha
    julho 9, 2012

    Sempre que dar vontade de comer bacalhau,venho aqui ver essa receitinha basica e deliciosa…e sucesso na certa.E conferir se nao esqueco de nada.
    Ja busquei varias receitas,em blogs e sites,mas nenhuma se compara a essa receita sua aqui,por
    ser simples,facil e muito saborosa…

Anterior
bolo de maracujá com brigadeiro
bacalhau gratinado