Categorias
Biscoitos

alfajor de doce de leite

conheço uma pessoa (eu) que está louca para ir para Argentina só para passar dias a base de alfajor e doce de leite. enquanto essa vontade não se concretiza, decidi que ia testar uma receita de alfajor que já tava guardada há um tempinho… naum vou nem dizer que ficou bom…

meu primeiro medinho era: será que vai ficar com aquela textura que não é biscoito mas também não é bolinho…resisti à experimentar até que todos os meus biscoitinhos esfriassem para só então rechear e enfim dar a primeira mordida e: sim, alfajor é coisa de deus!!! ai, ai..

antes que você saia correndo para cozinha um aviso aos mais inexperientes! como qualquer biscoito, principalmente recheado, fazer esse tipo de receita requer paciência, afinal você vai fazer a massa, cortar e depois rechear, mas eu recomendo se arriscarem que serão deliciosamente recompensados.

comece misturando 3 colheres de sopa de margarina com 100g de açúcar até formar um creme liso. junte então 2 ovos e 1 colher de chá de extrato de baunilha e misture bem – para não ficar com cheiro de ovo . Adicione a esta massa 200g de maizena, 1 colher de chá rasa de fermento em pó e aos poucos vá colocando 250g de farinha de trigo (coloque aos poucos para não ter perigo de passar do ponto). a massa deve ficar homogênea e desgrudando da mão. como a massa fica firme, corte em discos que devem ter tamanhos iguais. organize seus biscoitos em tabuleiros forrados com papel manteiga e leve ao forno baixo para assar. importante:você não deve deixar o biscoito ficar moreninho, assim que ele tiver mais durinho você já pode tirar do forno. agora é deixar esfriar um tantinho para começar a rechear como se não houvesse amanhã, rs… e para quem ainda tiver disposição vale muito mergulhar o alfajor no chocolate e fazer uma cobertura hein? (gordice mode on).

e agora que eu descobri q é fácil, fácil, como não fazer toda a semana? como resistir?

 

[amazon_auto_links id="34356"]

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

39 respostas em “alfajor de doce de leite”

Me identifiquei tanto com esse post! Meu maior sonho também era ir pra Argentina e voltar com um caminhão de alfajor! Ô docinho gostoso. =D

TINHA que copiar essa receita, né? Já tentei uma, mas não saiu nada parecida com a original. Vou experimentar essa qualquer dia desses.

Beijos

simplesmente PERFEITO!! aprovado pela DPA com louvor, porque todo mundo ficou pedindo bis! hehehehe o biscoito-que-não-é biscoito-nem-bolo tava uma COISA! =D

brigadão pelo mimo, cami!

ahhh, e adorei a parte do “agora é deixar esfriar um tantinho para começar a rechear como se não houvesse amanhã, rs…”!! =D faz tooooda a diferença!

Ahh como eu amo esse site!
Descobri hoje que dá pra salvar em PDF, ahsuahsua’ fica bonitinho, vou imprimir e guardar no meu fichário! *-*

Não consigo pensar em outra comida desde que voltei da argentina, e ficou perfeito, super fiel ao gosto original, vou fazer e complementar com um banho de chocolate branco de cobertura e ainda vou comprar o legítimo doce de leite Argentino pra colocar de recheio. Parabéns pelo post. :D

nem sou chegada em doce mas esse eu adorei e pedi mais. ficou delicioso sem ficar enjoado, o biscoito-que-não-é biscoito-nem-bolo ficou no ponto perfeito.

(não sei se xingo rafael por não ter trazido mais ou agradeço por não acabar de vez com a dieta, hahahahaha)

brigadinha ;)

Oh God e lá na geladeira tem um doce de leite que mamãe fez e trouxe da fazenda…

É hoje que a cozinha lá em casa funciona até mais tarde!!!

Ahhh… mas vc ta sabotando a minha dietinha mesmo, hein?!
Tava há décadas procurando um alfajor que não levasse 101 ingredientes e que fosse facil de fazer!!!
Achei! =D

Ameeeei de paixão a nova carinha do blog/site!!

O Panela cada dia fica melhor… desejo felicidades do tamanho do sol pra vcs, que merecem demais demais demais!!!

Beijooossss

P.S.: Eu não entendi muito bem como se faz o corte da massa. Se abre e depois corta com forminha de biscoito ou faz uma bolinha e depois amassa??

Hoje eu comi no Café Portenho um alfajor de limão e tava uma delícia. Vocês tem alguma sugestão de algum creme de limão pra fazer o recheio e usar na receita de vocês?

bjuss

Os meus ficaram parecendo sequilhos, será que passei na farinha? Na minha cabeça alfajor era mais molhadinho… de qq maneira, obrigada pela receita, fazia tempo que queria fazê-la. bjs

Lígia,
até tem alguns um pouco mais molhadinhos, mas pelo menos todos os que eu comi ficaram parecidos com esse… ó vc não tá confundindo com o bem casado não?? esse sim é bemmm molhadinho… q bom q vc gostou da receita!

Passando pra deixar confirmado que a receita é um sucesso (igual a esse blog lindo), bom fiz ontem a tarde e ja acabaram… parabéns pela panela. rs

Oi!
Sou nova por aqui…estou me lançando nessa historia de blog de culinaria. A proposito, tenho um pote de doce de leite la em casa esperando uma boa receita.
Não queria nada muito enjoativo, nada com muito açucar (ja basta o do doce)… por isso achei essa receita uma otima ideia!
Em breve aviso se a receita agradou.
Sucesso e parabéns pelo site!

O peixe morre pela boca mesmo, né?
Amo alfajor!!!!. Mês passado devorei uma caixa de Alfajor Havanna e ainda fiquei com vontade…
Vou experimentar sua receita que parece ser bem gostosa; obrigada por postar. Ah..adorei seu site, vou visitar sempre.

EI MENINAS, LI SEUS COMENTARIOS SOBRE O ALFAJOR, ADOREI, MAS TENHO UMA DICA DE RECHEIO Q EU ACHO MELHOR Q O DOCE DE LEITE DE FAZENDA, Q É O LEITE MOÇA, COZIDO NA PANELA DE PRESSÃO, POR 35MIN. APAGUE O FOGO E TIRE A AGUA QUENTE E COLOQUE AGUA , DEIXE ESFRIAR POR COMPLETO ABRA E APLIQUE, FICA UM SONHO, DEPOIS BANHE É CLARO.

Vi esta receita hj e hj mesmo eu fiz…….ficou maravilhosa……estava a procura de alfajor para a festa da minha filha(pois ela adora alfajor!!!!), e já estava quase desistindo de fazer, pois já havia feito outrs duas receitas e náo ficaram gostosas!!!!!e quando vi esta hj pensei vou tentar, poius é uma receita facil e pratica…..ainda bem q não desisti , pois semana que vem terá alfajor na festa da minha filhota….um mimo de mãe para filha!!!!adorei seu blog!!!!Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile