brigadeiro de maracujá com pitadinha de carinho

uma das melhores coisas de ter lançado esse blog é ter a oportunidade de conhecer pessoas especiais. algumas eu conheço só de conversas por email, comentários ou twitter, mas outras tive oportunidade de conhecer pessoalmente. Algumas se tornam muito, mas muito especiais e é  por essa pessoinha já ser tão especial para mim eu não poderia deixar de convidá-la para estrear esta coluna! Com vocês a fofa D. Jú (como eu carinhosamente chamo) a dona do Pitadinha.

Quando a Cami pediu pra eu estrear essa coluna (quanta honra!!!) pensei logo no maracujá, pois ela sempre diz o quanto ela gosta de tudo que leve essa frutinha como ingrediente. Eu também gosto muito de maracujá e essa sobremesa é ideal pra surpreender os convidados em um jantarzinho especial, mesmo usando ingredientes simples e sem nenhum preparo complicado. Como a Cami e o Rafa são os donos das panelas, deixei a encargo deles dois batizarem essa receita, que a partir de hoje, pra mim, sempre vai ter a cara deles.

Você vai precisar de:
5 colheres de sopa de suco concentrado de maracujá (basta retirar a polpa de dois maracujás grandes +/- e deixar escorrendo numa peneirinha. Se preferir aperte com as mãos que ele vai soltar o suco na hora), 1 lata de leite condensado e 1 colher de sopa de manteiga (generosa). Importante: reserve as cascas dos maracujás e as sementes também.

Leve o leite condensado com o suco concentrado e a manteiga bem misturadinhos em uma panela ao fogo baixinho, mexendo sem parar, até dar o ponto de brigadeiro mole (de colher)Com uma colher de sopa raspe o interior das cascas dos maracujás deixando só a parte branca e lisa. Lave bem com água e seque com um pano de prato. Coloque uma generosa porção do brigadeiro em cada metade da casca e decore com sementes. Sirva e espere os elogios, por que serão muitos viu?

Dependendo do tamanho dos maracujás, essa receita rende entre 4 a 6 porções. Você pode também servir em outro recipiente, mas acho que nenhum vai ser tão charmoso quanto este, até por que vivemos dias em que a sustentabilidade chegou na cozinha e veio pra ficar. Ou seja, você usa a casca pra servir, e com a polpa não utilizada na sobremesa você faz um sucão bem gostoso. É o aproveitamento integral dos alimentos, gente!
Cami e Rafa, obrigada pelo convite, e muito sucesso pro Na Minha Panela =)))) Vocês sabem que moram no meu coração <3

Update:  Jú pediu para eu deixar esse recadinho pra vcs! Por se tratar de uma fruta com certa acidez, não se assuste pois a textura não vai ficar lisinha como a do brigadeiro tradicional (com chocolate), mas isso não quer dizer que a receita deu errado. Ele fica com minúsculos gruminhos que na minha opinião, não interferem em nada no resultado final estético, muito menos no sabor, mas se você fizer questão de uma textura lisa e um ponto mais duro (para enrolar), pode usar gelatina em pó sabor maracujá no lugar do suco (meio pacotinho é o suficiente).


Olha isso aqui...