couve flor gratinada

para quem não gosta de couve-flor nem adianta torcer o nariz, depois dessa receita você vai aprender a comer lindamente! e para quem já gosta, não preciso dizer nada né? afinal algumas imagens falam mais do que mil palavras…

eu tbm não gostava de couve flor não, na verdade, na verdade, antes de casar eu contava nos dedos os legumes que eu comia e de verdura só alface. sim podem falar: como assim? mas tá aí minha mãe que não me deixa mentir e coitada, ela não tem culpa, não foi por falta de tentativa… hoje em dia a única coisa q eu realmente não gosto (e isso depois de comer várias vezes) é pepino, eca!

então, dia desses, numa das muitas idas ao mercado, encontrei uma linda e enorme couve-flor e não tive dúvidas de trazer para casa, pq mesmo quando encomendo nos orgânicos nunca tinha conseguido uma hortaliça tão bonita. e ela merecia uma receita deliciosa! e assim foi feito.

começamos fervendo aproximadamente 800g de couve-flor em água e sal até que estivessem bem macias, enquanto isso preparamos um molho benchamel basicão (aqui a receita ó).  molho pronto é hora de untar um refratário com manteiga e depois enfarinhar com farinha de rosca e ae é só comerçar a montagem… distribua as couves e por cima distribua o molho, espalhe algumas rodelas de cebola cortada bem fininha e salpique um tantinho de pimenta moída na hora. para finalizar espalhe 1 copo de  requeijão por cima (para facilitar na hora de espalhar, geralmente esquento um pouco numa panela, assim ele fica um pouco mais líquido) e um punhado de queijo ralado (por aqui só tinha gouda então foi ele mesmo, chique não, rs). agora é forno em temperatura média por aproximadamente 40 min ou até que comece a formar uma casquinha gratinada.

e como fica bom.. acho que se minha mãe tivesse feito algo assim já tinha aprendido a comer couve-flor há muito mais tempo, rs… agora sintam o drama da fumacinha da foto aí embaixo… o que estão esperando??

 


Olha isso aqui...