ricota não derrete mesmo…

eu sei q ricota é um queijo mais light, altamente recomendado para as dietas, por ter baixo teor de gordura e por ser rica em proteínas, que entre outras funções, são responsáveis pela nossa energia… mas mesmo sabendo de todos os seus benefícios não é um queijo dos mais gostosos né?

na verdade, na verdade, descobri no wikipédia que nem queijo de verdade ele é! isso porque ele é produzido a partir do soro do queijo e não do leite. éé naminhapanela tbm é cultura!

eu admito não ser mega fã de queijo… em relação a ricota tenho  preferência pela versão “esfarelenta” ou até mesmo o creme. mas eis que outro dia no mercado demos de cara com essa versão aí em cima, temperada!  e posso dizer? beemmm mais gostosinha… os temperos (no plural, porque existem várias opções) dão um toque especial, principalmente se você usar numa salada ou para fazer uma pasta ou creme.  por isso fica a dica, busquem no mercado pela opções temperadas do queijo e seja light e feliz!

e, só para não esquecer, odeio o fato da ricota não derreter, nem mesmo amolecer de leve, aff…

em falar nisso, vocês já viram o blog Ricota não derrete? é de moda eu sei, mas o nome tem tudo a ver com esse título não… não consigo não lembrar toda vez que faço essa constatação. vale uma olhada!


Olha isso aqui...


  • Também me irrita o fato da ricota não derreter… rs rs rs Coisas de quem gosta de um bom queijinho derretido na frigideira com aquela casquinha crocante! Nada light, mas no fim de semana pode, né? Ao contrário da ricota, seu blog é uma delícia!

  • O único jeito que gosto de ricota, e amo, é com presunto. Um calzone de ricota com presunto é uma delícia!!! Ah, e com muita azeitona!! haha Coisa bem light!!!

    Beijos!

  • Nossa, não sabia!!! Achei seu blog mto interessante… Amei! Já estou seguindooo. Espero uma visita sua no meu blog tbm. bjoos

  • Laura

    Também acho ricota bem sem graça.
    A que eu acho melhor é a ricota defumada.

    Bjs.

  • Também não vejo a menor graça em ricota, mas lembro de uma amiga que, quando estava de regime, a batia no liquidificador com um pouco de leite, sal, azeite e o tempero que quisesse (salsinha, orégano, etc); ficava uma pastinha infinitamente melhor que a dita pura.
    Beijo e bom domingo!

  • Hoje em dia eu torço o nariz ao ver um queijo amarelo e salivo ao ver ricota! Questão de costume, eu gosto! ;)

  • Carol

    Gente, tenho q confessar: eu amo ricota!! Mas para quem não é iniciado no assunto, sugiro: Versão salgada – amassar a ricota com um garfo para esfarelar, misturar bastante cebolinha, um pouco de sal e um pouco de margarina para dar liga, é um patê show!! Versão doce – tb amassar com garfo, tb misturar um pouco de margarina para dar liga (neste caso tomar o cuidado de usar sem sal), e passas pretas (se quiser, pode colocar tb maçã verde picada bem pequeno)… ai, ai… delícia!!!! Fica legal como recheio de pão doce… mas dá até para comer puro!!! rsrs…

  • Marcelo

    Hummm…. ricota seca, temperada ou não, vai muito bem em macarrão com molho, em especial nos mais simples, em sopas de legumes, de carne…. Ainda que não derreta, o gosto é todo especial…. “ricota tosta”, como os italianos a chamam. Muito bom mesmo.
    Quanto a derreter, realmente é perda de tempo. Precisaria de mais gordura pra conseguir isso.

  • kiria

    Fiz um hamburguer de ricota com espinafre, ficou uma delicia!! Usei meia ricota esfarelada e 3 a 4 colheres de sopa de creme de ricota para dar um pouco de cremosidade, coloquei o espinafre picadinho e temperei à gosto. para dar liga usei farelo de aveia, fica mais saudável! Amassei tudo e fui moldando aquelas forminhas de aro redondas, depois assei no forno até ficar coradinhas.

    • cami

      hhuumm, fiquei comágua na boca…

    • Wendel

      Queijo Ricota com pasta de Amendoim.

  • Fábio

    Na verdade, ricota fresca derrete sim! Vi um programa em que o apresentador fez mozarela a partir da ricota fresca. Se vc tentar derretê-la diretamente numa panela ou microondas, não vai dar certo. Mas ele cortou a peça de ricota em fatias, colocou numa bacia, e aí despejou água quente salobra. Quando a água esfriou, ele repetiu a operação. Na terceira vez, ele começou a puxar a massa de queijo uniforme até tranformá-la em mozarela.

  • Leandro

    Ah, como assim não gostam de ricota? Ricota (a esfarelada) com um pouquinho de sal misturada e espinafre picadinho e cozido é MUITO gostoso. Eu coloco num potinho e fico comendo com uma colher, rsrsrsrsrs. Mas o fato de ela não derreter no forno e nem no microondas é um SACO mesmo.