bacalhau gratinado

e então o marido me pediu bacalhau para acompanhar um vinho… por aqui tem chuvido bastante e estamos o mais próximo de frio que se pode sentir por essas bandas e por isso ele aproveita o clima mais ameno para abandonar a cerveja e degustar o maior número de vinhos q puder.  então lembrei de uma receita q minha mãe já tinha comentado e fiz uma livre adaptação…

resumo da refeição: um marido feliz (depois de comer 2 generosos pratos) e 1 garrafa de vinho vazia (e sendo redundante um marido feliz, rs).  e claro, uma esposa que arrasou no jantar sem ter ficado horas na cozinha… bendita a mente que inventou de vender o bacalhau já em lascas e limpo, essa pessoa merece ir pro céu!

comecei dessalgando 400g de bacalhau (dêem uma olhada nesse post q dou mais detalhes da melhor forma para dessalgar o peixe) e logo depois cozinhei 3 batatas médias cortadas em rodelas não tão finas na mesma água do último cozimento do bacalhau. enquanto as batatas cozinhavam cortei 1 cebola grande e 1 pimentão médio em rodelas bem finas, assim como 2 tomates médios em rodelas não tão finas. então untei um refratário com um fio de azeite  forrei com uma camada de batata, uma de bacalhau e algumas rodelas de cebola, então reguei bem com azeite (a escolha de um bom azeite já é 50% de probabilidade do seu bacalhau ficar bom!), por cima algumas rodelas de tomate, outras de pimentão e mais um tantinho de azeite. repeti mais uma camada dessas e foi o que deu na minha assadeira. pra finalizar, umas azeitonas para dar um glamour e por cima uma camada de queijo mussarela (usei mais ou menos 100g ). agora é levar ao forno em temperatura média para dar uma gratinada (aquele truque queridos, coloquem na prateleira de cima do seu forno que ele fica com essa cor super linda).

 


Olha isso aqui...