torta de carne com legumes

o rafa não gosta dessas tortas “massudas”, fazer ele comer aquela torta de sardinha que tanto fez parte das nossas infâncias é um sacrilégio senão uma missão impossível. mas dessa ele gostou e repetiu… quem sabe pq a massa não fica com gosto de torta de liqüidificador e também pq é tão leve que não sobressai aos ingredientes que realmente importam.

e o bacana é que dá para ousar nos legumes e assim satisfazer o gosto até daqueles que torcem o nariz para umas comidinhas mais saudáveis… acredito que seja perfeita para a mamães de plantão que lutam buscando formas diferentes dos pirralhos (e pode chamar assim mamis e papis?) comerem legumes. eu tenho certeza que se minha mãe fizesse uma dessas eu ia comer linda sem saber o q tinha dentro e ainda repetiria, rs… sim eu fui (sou) uma pessoa com sérios problemas com comida…

a receita será feita em 3 partes: a carne que será usada como base, os legumes e por último o creme! comece picando os legumes que vc quiser em cubos pequenos (eu usei batata, cenoura e chuchu, mas já pensei em uma versão com abobrinha, berinjela, hummm). enquanto isso você vai reforgar 500g de carne moída com um tanto de alho e cebola picadinha… vai temperar do jeito que vc achar mais gostoso, afinal cada um tem um jeitinho especial né? com caldo de cubinho, sem caldo, com mais alho ou mais cebola, enfim, vc vai precisar de uma carne moída sequinha e bem temperadinha no final. e então em um refratário untado com manteiga vc vai espalhar uma camada de carne moída e apertar com as costas da colher para ficar tudo bem juntinho, por cima você vai colocar seus legumes cozidos (aqui usei 1 batata grande, 1/2 chuchu e 1 cenoura média pq era o q tinha) e por cima você vai jogar o creme. e como fazer o creme? fácil lindinhos, você vai bater 3 ovos inteiros com 200g de iogurte natural, 2 colheres de sopa de farinha, 2 colheres de sopa bem cheias de queijo parmesão, uma pitada de sal e um tantinho de pimenta à gosto e pode ser na mão mesmo, não precisa sujar batedeira não. vc vai distribuir esse creme em cima da carne e dos legumes e vai levar ao forno em temperatura média por aproximadamente 40 min ou até que fique uma camada levemente dourada por cima…

fiquei pensando seriamente se essa não seria a receita ideal para eu me aventurar na “carne” de soja… quem sabe numa próxima vez…


Olha isso aqui...