hoje no meio da correria q tá minha vida, depois de passar algumas muitas horas me sentindo culpada por não ter feito um post, percebo que minha geladeira e despensa estão meio vazias e q vou precisar ir no mercado. o motivo desse post é justamente essa expressão meio vazia!
ultimamente tenho percebido que mesmo após 5 anos de casada e de ler diversos posts falando sobre o assunto, ainda compro do jeito mais errado. Muitas vezes compro produtos demais e outros de menos, o que atrapalha completamente o dia a dia de qualquer ser humano normal! e o pior, na correria acabo escolhendo muitas vezes os produtos mais práticos que nem sempre são os melhores para minha sáude e isso não está nem um pouco ligado a valor. quantas vezes já tive q voltar no supermercado mais de 1 vez na semana e sempre comprando além do q precisamos (haja quilos extras e dindin)
tem me faltado planejar um pouco mais, desde que li um post da Jú do Pitadinha constatei que falta planejamento na minha cozinha, tanto na hora de comprar como na hora de preparar. Com isso gasto mais dinheiro, mais tempo e mais paciência também, já que muitas vezes tenho que inventar pratos com ingredientes que não combinam tanto. Isso sem contar os eventuais desperdícios, afinal q atire a primeira pedra quem nunca jogou nada fora por ter esquecido no fundo da geladeira ou por ter passado do prazo de validade… sem eu não tenho tanto tempo para preparar a minha comida, que eu faça receitas práticas! claro que tem dias q vc quer caprichar mais, mas minha gente, fazer isso todos os dias é complicado demais!
e por isso tudo decidi que a partir de hj tudo será diferente!!! a primeira decisão é fazer compras semanais, afinal o rafa adora visitar um supermercado e além de deixar ele feliz, ainda consigo comprar sempre ingredientes frescos. Minha feirinha de orgânicos voltará a funcionar e a possibilidade de acabar a manteiga bem no meio da receita vai diminuir e muito!
ainda não tenho grandes dicas para dar, mas e vc, me conta como vc faz?
Juliana
abril 5, 2011Ow Cami, boa sorte nessa nova fase. Eu tenho muita dificuldade pra me organizar também, ou melhor, eu dou uma organizada inicial, mas depois não tenho muita disciplina pra seguir sabe. Mas a vida é assim, né, a gente vai melhorando à medida da necessidade. Bjus!
cami
abril 10, 2011Jú,
ainda to na tentativa, só deu certo em partes até agora, rs…
Lari,
esa cozinha do 801 é muito organizada menina, por aqui to tentando!!!
Bergson,
aqui a gente divide a cozinha e as compras, mas nem sempre é fácil segurar o rezende q adora uma besteirinha…
Bonie,
o segredo é misturar a clara em neve com muito cuidado, assim a massa mantém o ar. e outra tem q comer logo q sai do forno pq depois ele vai perdendo o aerado mesmo…
Carol,
brigadinha!!!
de vez em quando faço a lista com todo cuidado, mas é raro conseguir trazer só o q está nela… e olha q fujo bastante das armadilhas que os mercados fazem!!! Evito ao máximo ir com fome pro mercado e na tpm tbm evito, rs…
Larissa
abril 5, 2011É complicado mesmo, Cami. Gerenciar despensa sem planejar é uma barra. Depois de testar uns jeitos e viver meio a tropeços, cheguei num ponto legal – ainda não é o ideal, mas avancei muito – faço compras semanais. Exceto material de limpeza que compro para o mês.
Sempre anotei as receitas que queria fazer naquela semana e comprava já os ingredientes. No mais, me inspirei no Pitadinha também e agora tenho cardápio coladinho na geladeira.
Tem funcionado. Ainda tem umas arestas aí pra acertar, mas as coisas têm fluido bem melhor na cozinha do 801.
Beijos.
bergson
abril 5, 2011Aqui em casa eu e minha esposa dividimos a cozinha, porém há uma preponderância minha, e portanto, as compras são realizadas de acordo com um esquema criado por mim.
Compras mensais: cereais e industrializados
Compras semanais: frutas e verduras, laticínios, frios e carnes.
Bonie
abril 5, 2011Eu não faço! Vivo numa bagunça, meus pais estão viajando por umas semanas e já fui umas 5 vezes no mercado! Sempre esqueço alguma coisa…
Mas, aproveitando que estou sem mãe em casa pra cozinhar, resolvi me aventurar na cozinha e tentei o suflê de batata com queijo… fiz com margarina pq nunca tem manteiga em casa, mas ficou uma delícia! (especialmente por eu ter um namorado forte que bateu a massa pra mim, hahaha…). Só que eu achei que fosse ficar mais aerado, fofinho, sei lá, como os que minha mãe faz. Tem algum segredinho ou dica?
Adorei o blog!!! Vou testar mais receitas e volto pra contar!
Beijinhos :)
Carol Rocha
abril 6, 2011Olá!
Adoro seu blog e sempre passo por aqui para pegar dicas de receitas. Já testei várias e todas foram devidamente aprovadas.
Quanto às compras acho que uma boa iniciativa (e tradicional também) é fazer uma lista.
Não tem jeito,por mais chato que seja acho que é a melhor forma de controlar tanto o que gastamos quanto o que é comprado(útil e “inútil”). Ir ao mercado semanalmente funciona apenas para alguns itens e é preciso estar atenta a isso já que as vezes nos deixamos levar demais pelas promoções.
Não podemos esquecer que os mercados são planejados para serem armadilhas mesmo (tente reparar só na distribuição dos produtos ao longo do espaço, os que ficam mais acessíveis – normalmente mais caros e novidades que nem sempre, quase nunca, terão uma importância nutricional para você – e os mais chatinhos ou longes de achar – tipo arroz e feijão).
Tente pensar nas suas preparações culinárias do dia-dia ou as que mais faz. Desta maneira tem como você determinar os itens básicos e assim planejar uma lista para itens extras que contemplem preparações de emergências (vide visitas surpresas) e claro, pequenos prazeres(leite condensado para o preparo de algum doce, etc).
Claro que nada é tão fechadinho assim, mas acho que com o tempo fazendo a lista de compras você pega o jeito.
Espero que ajude! Falei muito né!
Beijos e boa semana!