Categories
Acompanhamentos Carnes e Aves Receitas Salgadas

troxinha de repolho com carne

hoje eu queria comida da minha mãe, aquela feita com carinho, amor, seja ela um prato mega elaborado, como um miojo rapidinho. e por isso decidi trazer essa receita, que tanto me remete a minha infância, que tava aqui guardadinha desde a última vez que minha mãe veio me mimar.

eu lembro que quando pequena toda vez que minha mãe fazia esse prato ela tinha que tirar o repolho pq eu odiava sem nunca ter provado. e como toda boa mãe ela sempre fazia reclamando q eu tinha q experimentar antes de dizer que não gostava e que fazia tão bem… e hoje quando me lembro dessas situações me dá uma saudade! Hoje em dia não tem ninguém mais fiscalizando o que eu como, nem me dizendo para comer feijão!

e então vamos a famosa troxinha!!! você vai começar temperando 250g de carne moída, do jeito que você mais gosta, aqui foi temperada com um tantinho de alho, outro de cebola, uma pimentinha moída na hora e um punhadinho de sal. enquanto isso você vai desfolhar o repolho, lavar beemmmm muitão as folhas e levar as mesmas para dar uma amolecida em água fervente. Você não precisa cozinhar muito, só o suficiente para você enrolar a folha sem que ela quebre. enquanto isso você vai misturar 1 xícara de arroz cozido à carne moída já temperada. agora é rechear as folhas de repolho com a carne. A quantidade é mais ou menos 1 colher de sopa, mas isso pode depender do tamanho da folha. agora é fazer um embrulhinho e se vc não ficar muito segura de que não vá abrir, é só fechar com um palito de dente!

numa panela maior você vai preparar um bom molho de tomate, daqueles gostosos, com tudo que tem direito e vai jogar suas troxinhas lá dentro, para em fogo baixo, elas cozinharem por mais ou menos uns 40 min, fazendo com que a carne fique totalmente cozida. para ser feliz um simples arroz já basta!!!

hoje em dia eu aprendi a comer repolho e minha mãe fica toda orgulhosa!!! Deliciem-se!

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

18 comments on “troxinha de repolho com carne”

Silvia,
nossas mães são sábias e só percebemos isso depois q envelhecemos :-)
Jackie,
ah com certeza o nome não é troxinha mesmo, mas é como minha mãe sempre chamou!!! :-P deve ficar bom com o hortelã hein… ainda não consegui avançar na experimentação da folha de uva…
Nancy,
perfeito!!!
Mariá,
vale mega a pena!!!
Oh Andrea, brigada!!!
Poxa Fabi q droga, será q vc não colocou recheio demais para a folha? tenta fechar com o palito acho q fica mais fácil…
Franciele,
comida de mãe é amor demais!!! q bom q vc tá sempre por aqui!!! q carinho…

Qdo vi nome da receita fiquei pensando o que seria. Lendo descobri que é o famoso charuto, que por sinal fica divino com hortelã e pimenta síria. E minha mãe usa arroz cru mesmo, como é comida árabe tem a variação com folhas de uva [nunca experimentei, mas há quem goste só deste].

DISSE TUDO, GOSTINHO DE COMIDA DE MÃE. SABE QUANDO QUERO FAZER ALGO GOSTOSO VENHO BISBILHOTAR AKI. SEMPRE TEM ALGO QUE ME DEIXA COM AGUA NA BOCA. DESSA VEZ ATÉ TE “ROUBEI UMAS IMAGENS E BLOGUEI”, MAS COLOQUEI A FONTE, ASSIM ESPERO QUE MAIS PESSOAS VENHAM TAMBÉM SE DELICIAR COM SUAS DICAS.
BJS!

Adoro repolho!!!!! Quando ví a receita não pensei duas vezes e preparei no jantar, ou melhor, tentei preparar! As trouxinhas se abriram todas e virou sopa de repolho! Hahahaha mas ficou gostoso! =)

Minha mãe também sempre fez esta receita, chamamos de charuto, porque lembra o charuto árabe, eu acho né hehe. Mas ela coloca o arroz cru com os demais ingredientes, depois recheia e cozinha por um bom tempo, como se estivesse cozinhando o arroz mesmo, tudo no molho de tomate. Quando ela faz, faz um panelão, ai comemos até enjoar, depois passa um bom tempo volta a vontade e pedimos à ela de novo, rs!

Esqueci de dizer, que seu blog faz parte das minhas rotinas diárias internéticas, se é que isso existe.
Tudo aqui é muito bom, são receitas que todos podem fazer, só não podem todos comer porque engorda né?
Está de parabéns!

A cara da minha infância essa receita! Minha avó tb coloca o arroz cru e coloca também batatinha picada, fica uma delícia!
Experimenta também fazer com folhas de couve manteiga! Nossa! Melhor do que com repolho!
Amo seu blog!
Bjos!

vou fazer amanha no dia dos pais,isso me lembra demais minha mae,que hoje em dia nao tem condiçoes mais de fazer,mas vou tentar recordar minha infancia.com retratada aqui acho que lembra a de muitos…..feliz dia dos pais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *