tem algumas receitinhas que tem como principal característica serem coringas! servem tanto para acompanhar um doce como tbm um prato salgado e conseguem  fazer bonito nas duas versões. O creme azedo se encaixa perfeitamente nessas característica e é super fácil de fazer.

conheci o sour creme nas minhas idas aos restaurantes mexicanos (já disse q sou louca por tacos, chilli beans e afins?), já que geralmente é servido como um molho extra dos mais diferentes pratos. o bacana que esse creme funciona super bem para acompanhar uma saladinha, uma panqueca ou até mesmo petiscos, como também para recheios e coberturas de doces e bolos.

aqui fiz na versão doce para acompanhar o brownie de colher e para dar um toque mais que especial incluí um ingrediente surpresa, rs…

a mistura é o seguinte: 200g de creme de leite para 1 limão e  misturar bem, bem, até ele começar a engrossar. se vc for fazer a versão salgada coloque uma pitadinha de sal. como ia acompanhar um doce meu ingrediente surpresa foi 1 colher de café de extrato de baunilha (a loka da baunilha) o que deixou com um gostinho mais que especial.

Ps – já fizemos essa receita com um pouco mais de limão, pq na ocasião queríamos um toque mais cítrico e como acho que o gosto de cada um é algo muito particular faça uma variação entre 1/2 limão e 1 e meio, assim você vai vendo o que mais se adapta  ao seu paladar.

Ps² – alguém sabe pq o creme de leite da latinha é mais grosso que o de caixa?

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Comments
  • heloisa
    abril 7, 2011

    cami,

    sobre o creme de leite, eu já ia dizer que é porque tem mais gordura. mas o creme de leite fresco tem ainda mais e é mais líquido, então não sei qual a lógica hehe.

    como sempre, tou adorando as receitas daqui. mas fazendo nenhuma, por causa do regime rs.

    beeeijo :*

    • cami
      abril 10, 2011

      Helo,
      q invejinha da sua dieta…
      Lari,
      temos q marcar um mexicano urgente então!
      Victor,
      vc é quase um wikipedia :-P, brigada!

  • Larissa
    abril 7, 2011

    Huuum. Adoro sour cream “vezemquando” faço no 801. Bom é que é uma coisa tão prática, tão prática.

    Também sou fã das comidinhas mexicanas! Me perco num chili.

    beijo.

  • Victor Costa
    abril 7, 2011

    Acredito que a diferença na produção é que diferencie o creme de caixa pro creme da lata.

    Segue detalhamento abaixo.

    Creme de leite de caixinha
    É o creme de leite tratado com temperatura muito alta (UHT) para aumentar sua vida de prateleira, é homogeinizado e adicionado de espessantes. A maioria das marcas hoje em dia possui somente 20% de gordura, o Nestlé em caixinha possuía 25% de gordura, em 2009 foi reduzido para 17% (ficou aguado e de qualidade muito inferior).
    Utilização: preparações salgadas em geral, ganaches, cremes, etc. Talham com ingredientes ácidos (limão, tomate, etc.) e não devem ser fervidos.

    Creme de leite em lata
    É pausterizado e contém somente estabilizante, é possível retirar o soro deixando o creme mais denso, tem sabor mais forte que o de caixa e cor mais escura. O teor de gordura costuma ser o mesmo dos cremes de caixa (entre 20 e 25%).
    Utilização: as mesmas acima e também faz cremes para torta alemã ou pavê (misturados à manteiga batida). Também talham com ingredientes ácidos (limão, tomate, etc.) e não devem ser fervidos.

    Fonte: http://www.aromasesabores.com/2009/04/creme-de-leite.html

  • Raquel
    maio 14, 2011

    HUmmmm que creminho mais lingo e saboroso…
    sobre o creme de leite não não.Mas eu não sei se ai onde vcs moram tem a marca piracanjuba.Ele só vem em caixinha e é o mais grossod e todos eles.è tao grosso que chega a sair inteirinho de dentro da caixinha se vc despejar de uma vez só na vasilha.
    Procurem por ele pq de todas as marcas que eu ja usei é o melhor e mais barato tbm.

    • cami
      maio 15, 2011

      Raquel,
      poxa nunca vi essa marca naum, mas vou dar uma olhada….

  • Talita Carvalho
    setembro 11, 2012

    Olá!!! Conheci o site hj e já estou adorando as receitas.
    Quanto à diferença dos cremes de leite: o soro!!! Os de caixinha não tem soro e não talham durante as receitas que vão ao fogo. Já os de lata são mais “sensíveis”. Como dificilmente encontramos uma receita (salgada) que pede o soro do creme de leite, acho que as empresas perceberam que algo “sobrava” no produto e resolveram produzir o creme de leite em caixinha para não interferir na “linha de produção para redução do tamanho das latas”.
    Até onde pesquisei é isso!!! Abraços e $uce$$o com o blog. Já anotei algumas receitinhas e depois te conto como ficaram. Abraços!

    • cami
      setembro 26, 2012

      verdade Talita!!!!depois de ler seu comentário caiu a ficha, rs…
      volta mesmo pra contar!

  • Liliane Oliveira
    setembro 19, 2012

    Sobre o creme de leite se diferenciar um do outro por causa de um ter soro e outro não, já ouvi falar também. E quanto à marca Piracanjuba, moro aqui em Curitiba, e já comprei, também gostei.

    • cami
      setembro 26, 2012

      vou procurar meninas…

  • laiza
    outubro 3, 2012

    peraí… vai ao fogo ?

    beijos, lindo site.

    • cami
      outubro 22, 2012

      não, não ;-)

Anterior
macarrão com crocante de alho poró e abobrinha
sour cream ou creme azedo

Política de Privacidade