pirão de peixe é muito bom

nada como um peixe bem feito para confortar a alma. mas melhor do que o peixe só aquele pirão delícia que o acompanha.

a primeira vez que fiz pirão, coloquei farinha de trigo para dar a liga, nem preciso dizer que ficou horroroso, mas rendeu boas risadas dessa cozinheira aprendiz e seu maridinho… hoje depois do rafa me sacanear horrores, já consigo fazer um pirão delícia que muitas vezes até toma as vezes de prato principal.

antes de tudo é importante dizer: o segredo de um bom pirão está no molho do seu peixe. um molho bem temperado, bem encorpado vai fazer o seu pirão ser daqueles que vão render muitos elogios. por isso exagere na cebola, tomate, pimentão, cheiro verde e não esqueça de uma pimentinha para dar o glamour.

sem mais embromation o pirão do jeito que eu faço: em uma panela coloca umas 2 a 3 conchas do molho do peixe (se vierem alguns pedaços sem problema nenhum) e aos pouquinhos vou adicionando farinha de mandioca, sem mexendo bem para não empelotar. sinceramente acho muito complicado dar a quantidade exata de farinha a ser colocada, porque na verdade, na verdade nunca medi! o ideal é você ir colocando e verificando qual a textura que mais te agrada, seja mais líquido ou um molho mais grossinho.

e quando falei que ele pode virar prato principal é pq amo comer arroz com pirão!!! ô comidinha simples e gostosa!!! ah claro com um toque de azeite do bom fica ainda mais perfeito!

Update: pessoas eu coloquei farinha de rosca antes, mas é de mandioca, thanks Patrícia!!!


Olha isso aqui...