canjica com paçoca

há alguns (bons) anos atrás, quando chegava perto da páscoa e o tempo começava a refrescar era certo que a temporada de canjica estava aberta!

para mim não existia nada melhor do que tomar uma xícara de canjica quentinha nas manhãs frias de inverno. depois que vim morar em Recife e conseqüentemente deixei de ter o friozinho, só espero a temperatura dar uma baixada e a chuva cair para correr para cozinha e me jogar na canjica.

uma pausa para uma explicação: aqui no nordeste este doce é chamado mungunzá, mas geralmente vejo sendo feito com um milho mais amarelinho.

primeiro você deve deixar 250g do milho de canjica de molho por pelo menos 2h. escorra essa água e leve ao fogo em panela de pressão com 2 litros de água e deixe cozinhando por 1h. Depois desse tempo vc vai abrir a panela e misturar 600 ml de leite e 5 minutos depois de começar a ferver você vai adicionar 1 lata de leite condensado e em fogo baixo vc vai misturando até dar uma engrossada no caldo. qnd estiver pronta vc vai esfarelar 2 paçocas e misturar bem. prontinho para comer fumegando enquanto a chuva insiste em cair…

ah, quando esfria o caldo fica bem grossinho e para dissolver um pouco basta colocar um pinguinho de leite e deixar ferver um tantinho…

isso é infância feelings total…

ps: para quem não quiser uma canjica muito doce, pode diminuir na metade o leite condensado e ir acertando depois de colocada a paçoca.


Olha isso aqui...


  • Camila,

    Realmente aqui no Nordeste chamamos de munguzá e que eu sou simplesmente alucinada.Todas ás vezes que vou para casa da minha mãe em Arcoverde(sertão do estado) tem um pessoa muita especial que faz esse carinho em forma de comida para agradar meu paladar.A Dona Expedita(que está em nossa família a há mais de 40 anos)ainda coloca cravo,canela em pau,coco fresco raladinho….é isso

    bom dia!!!!!!

    • cami

      Katiana,
      menina deve ser uma coisa de louco!!! adoro canjica, munguzá, pode vir q to comendo… seja com paçoca ou só com coco mesmo, ai delícia.
      Paty,
      eu acho que o amarelo tem o gosto um pouco mais forte e não sei se foi o q experimentei, mas achei um tantinho salgado, lá no fundo…
      Maria Tereza,
      arrasou nas receitinhas hein???
      Ná,
      realmente munguzá só aqui mesmo… brigadinha :-D
      Vanessa,
      nem penso nas calorias para não infartar hahahahahhaa, mas é bom demais… até topo fechar a boca pra não deixar de comer, rs…
      Iale,
      quando ela fizer manda pra mim um pouquinho :-)
      Cris,
      eu queria tanto q tivesse frio por aqui, assim poderia fazer mais vezes :-P

  • Adoro munguzá. Sim, sou de Recife. kkkk Eu até já fiz no meu blog. Depois da uma olhadinha.

    A receita tá neste link: http://namorandonacozinha.com.br/?p=481

    Será que o gosto varia com o milho branco ou amarelo??? Nunca comi do branco.

    bjus

  • Olá Cami! Sempre acompanho seu blog e acho uma gracinha !! Essa receitinha de canjica, ou munguzá como aqui no Nordeste é bem comum e uma delícia né!! Hummm!!! Sucesso absoluto!! Ficou lindona a sua !!Adorei!! Sou de Recife, então adoro suas dicas que sempre acompanho!

    Depois dá uma passadinha no meu blog quando puder: http://cozinhaperfumada.blogspot.com

    Beijos!!

  • Ná Ceroni

    Ai que delíciaaaa! Adoro canjica (aqui em SP chamamos assim mesmo! – nunca tinha ouvido falar em “munguzá”…. rs) Amo esse blog! Beijos

  • Iale

    Manguzá (ou mungunzá ou chá-de-burro) com uma canelinha em cima hummmmm… Minha mãe faz um de comer rezando!

  • Eu simplesmente sou apaixonada por comer canjica com paçoca. É divino. Mega calórico, mas é uma felicidade a cada colher que coloco na boca!

  • Também fico na espera do primeiro friozinho para comer uma canjica…bom demais!!
    a primeira vez que fiz com paçoca foi no inverno passado e achei uma delícia! Parabéns pelo blog!!

  • Andrea

    Amo canjica e com paçoca então!!!! Nossa bom demais!!!!! Valeu!!!!!

    • mais que bom amiga, vai por mim…

  • Ana Goes

    Minha mãe faz essa receita há muitos anos lá em Recife, a única coisa diferente é que ao invés de leite ela usa um coco batido com água no liquidificador (leite de coco caseiro) + leite integral.
    Tb fica uma delicia :)

    • cami

      hhuuuummmm…

  • Raquel

    Oii! Fiz a receita!

    Porém o caldo não engrossou. Talvez se tirar um pouco dos 2L colocados no início, na panela de pressão, fique melhor.
    Farei dessa maneira na próxima vez. Mas a dica de coloca a paçoca… adorei! (e coloquei coco ralado também, porque aqui em casa nem todos gostam de paçoca, então esta foi colocada nas porções individuais).
    Beijo!

    • cami

      faz isso amore, vai colocando o leite aos pouquinhos…
      coco ralado tbm é delícia…

  • Lisandro

    Bom dia a todos, gostaria apenas de colocar o seguinte: em Pernambuco o munguzá não é uma canjica. Canjica é canjica e munguzá é munguzá. Por favor, antes de jogar uma notícia no ar, procurem conhecer a real história para não por nomes errados nas atrações, sejam elas na culinária ou em qualquer outro tipo de serviço. Forte abraço

    • cami

      Lisandro, não entendi… claro q aí canjica é canjica e munguzá é munguzá, mas esses doces tem nomes diferentes em cada região do país e também variações no seu modo de preparo, até pq esses pratos não são encontrados somente em Pernambuco…

  • gabriela

    estou tão apaixonada pela louça que nem consigo prestar atenção na receita!!
    masss parece ser uma delicia!!