canjica com paçoca

há alguns (bons) anos atrás, quando chegava perto da páscoa e o tempo começava a refrescar era certo que a temporada de canjica estava aberta!

para mim não existia nada melhor do que tomar uma xícara de canjica quentinha nas manhãs frias de inverno. depois que vim morar em Recife e conseqüentemente deixei de ter o friozinho, só espero a temperatura dar uma baixada e a chuva cair para correr para cozinha e me jogar na canjica.

uma pausa para uma explicação: aqui no nordeste este doce é chamado mungunzá, mas geralmente vejo sendo feito com um milho mais amarelinho.

primeiro você deve deixar 250g do milho de canjica de molho por pelo menos 2h. escorra essa água e leve ao fogo em panela de pressão com 2 litros de água e deixe cozinhando por 1h. Depois desse tempo vc vai abrir a panela e misturar 600 ml de leite e 5 minutos depois de começar a ferver você vai adicionar 1 lata de leite condensado e em fogo baixo vc vai misturando até dar uma engrossada no caldo. qnd estiver pronta vc vai esfarelar 2 paçocas e misturar bem. prontinho para comer fumegando enquanto a chuva insiste em cair…

ah, quando esfria o caldo fica bem grossinho e para dissolver um pouco basta colocar um pinguinho de leite e deixar ferver um tantinho…

isso é infância feelings total…

ps: para quem não quiser uma canjica muito doce, pode diminuir na metade o leite condensado e ir acertando depois de colocada a paçoca.


Olha isso aqui...