Categorias
Bolos

bolo de doce de leite

quem acompanha o naminhapanela há um tempinho acho que já percebeu o quanto sou viciada em doce de leite. Não tem dieta certa que me faça resistir a um pingo de leite ou uma colherada de um bom doce de leite. e quando vi esse bolo pirei total, deixei de lado meu medo de fazer bolos que não fossem de liqüidificador e me joguei…

a dona dessa receita é a Tatiana do Mixirica que me deixou doida depois de postar uma foto desse bolo no twitter dela. Com a receita na mão, ainda ousei e fiz umas pequenas modificações e o resultado foi um bolo deliciosamente fofinho e com uma cor linda!  posso dizer que repeti a receita em menos de 24h? pois é…

não usei o liqüidificador mas usei a batedeira pq bater bolo na mão ainda é um estágio avançado para mim. Sim eu tenho medo que meus bolos fiquem solados e sim, isso já aconteceu muitas e muitas vezes… mas não com essa receita, com ela me sinto a boleira profissional, rs…

comecei batendo 5 colheres de sopa generosas de doce de leite em pasta, com 50 ml de óleo e 100g de açúcar. adicionei então 2 ovos e bati por uns 5 min e depois incluí 3 colheres de sopa bem cheias de farinha e misturei bem. Por último, coloquei 1/2 colher de sopa de fermento em pó (que por mania eu sempre dissolvo em 1 dedinho de líquido seja  leite ou água e q sinceramente não sei se faz muita diferença) e misturei rapidamente.

com a massa pronta é aquele esquemão: colocar em um tabuleiro bem untado com manteiga e levar ao forno em temperatura média por cerca de 30 min ou até que passe no teste do palitinho… na hora de desenformar não faça como eu e espere esfriar um pouquinho certo?

só mais um aviso: resista e não coma tudo de uma vez!

 

 

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

28 respostas em “bolo de doce de leite”

Olá, adoro o naminhapanela! As receitas são ótimas e as fotos são lindas.
Eu fiquei desejando esse bolo de doce de leite mas estou em dúvida sobre que tamanho de assadeira posso usar já que os seus estão em forminhas.
Grata.

Van,
sorry mas é que assim, esse bolo é um abuso de bom….
Claudia confrade,
e eu não sei? não vou mentir q enquanto comia pensei em vc :-P
Joana,
doce de leite é o meu pecado da gula… ó coisa boa… menina o mineiro é melhor ainda ui…
Cândida, Luka, Emanuel, Socorro e Candi,
pode deixar q de vez em quando acabo com a dieta de vcs e mando umas comidinhas :-P
Nathália,
Para fazer numa forma grande o ideal é você dobrar. Fiz essa receita em mini formas e no tabuleiro furado no meio só que pequeno, ela cresce bem, mas mesmo assim acho melhor vc dobrar…

É, sem sombra de dúvidas, o doce que mais amo na vida!!! Vale até leite condensado na penela de pressão. Mas nada comparado aos comprados no quilo, tipo o do Mercado Central de Belo Horizonte, e ainda acompanhado por um “naco” de queijo do serro é de matar!!! rs
Receita anotada para se fazer em caráter emergencial, devido a TPM … rs
Beijinhos,

Eita, tinha retuitado e esqueci de vir comentar aqui! O bolinho de doce de leite? PERFEITO!! Molhadinho, com a dose certa de açúcar; e olhe que eu sou de enjoar com doce, viu? :p brigadão pela provinha, rafa e cami! =]

O bolo é uma perdição, afemaria, e olhe que nem tinha a cobertura no que eu comi, fiquei com vontade de comer essa versão com o doce de leite de cobertura. :O

oii! :)
essa receita da para quantos bolinhos?
eu queria fazer um em uma forma grande (normal) de bolo mesmo… quantas vezes eu tenho que multiplicar a receita?
hihiihihih
bjos

Oi Camilla!

Mais uma vez, não resisti e fiz uma de suas maravilhas! O que é este bolo??? Fácil, rápido e, o melhor, delicioso…

Tô terminando o post e vou colocá-lo lá no meu post. Ok?

Dá uma olhada e me diz o que você achou!

Bjs,
Sâmia

Cami, já repeti esta receita umas 5 vezes. É ótima, super pratica e apaixonante. Eu que sou mineira então, é um prato cheio para receber as visitas. Todos ficam encantados. Fora o marido que é argentino e nem preciso dizer o quanto ama esse doce né.
Mas uma experiencia que quero compartilhar: fiz com 2 marcas diferentes de doce de leite. A Itambé e a Viçosa (acredito que as duas são mineiras e nao sei se vc as conhece). Com o doce da Itambé, ele ficou solado sim (e já repeti com esse doce 3 vezes porque é beeeeeeeeeeeeem mais gostoso) e com o doce Viçosa ele cresceu e ficou todo todo (porém com muito menos gosto de doce de leite). Compartilho dessa experiencia com vc e suas leitoras pq as vezes a culpa do bolo nao crescer pode ser do doce de leite usado (ambos são em pasta, tá) e não o fermento.
Bjo.

P.S.: tenho um diretório so com suas receitas. Salva o nosso fim de semana. Amamos demais. As amigas tbm agradecem!

Socorro! Devo ter feito algo muito errado! Meus bolinhos cresceram lindos e logo depois caíram e viraram numa cratera! :( o que será que aconteceu? Fiquei com muita vontade desse bolinho, mas da próxima preciso acertar! Alguma dica extra?

Parabéns, e obrigada pela receita maravilhosa,fiz para um almoço em família onde todos são apaixonados por doce de leite.Fiz ele molhadinho empanado no coco ralado e os pedaços embrulhado no papel aluminio,para comer gelado.
Foi super aprovado e elogiado,levei até á mais pra todos levarem um pedacinho pra casa.Amei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.