fbpx

eu acho a carne moída um ingrediente coringa na hora de cozinhar. ele pode servir de base para um simples cachorro quente como para um substancioso (ô palavra chique) molho a bolonhesa. e essa receita reflete bem isso, uma forma diferente de usar um ingrediente tão corriqueiro na cozinha de todo mundo (ou quase).

confesso que fiz minha mãe trazer um mega processador que tem no mínimo 20 do rio para recife só para poder fazer a minha própria carne moída, mas que até agora ainda não tive tempo (nem paciência) para colocar em prática. mas prometo que quando eu fizer volto aqui para contar! Enquanto isso vou selecionando os mercados que me oferecem as opções com menos gordura, mas nem sempre é fácil…

eu comecei misturando  +ou- 1k de carne moída com 1 colher de café de canela e uma boa pitada de sal. Enquanto isso processei (mas você pode picar bem pequeno se não tiver processador) 1 cenoura média, 1 cebola grande, 2 dentes de alho e 1/2 maço de cebolinha e misturei tudo a carne. Deixei descansar por uns 1o min e por fim misturei 1 ovo grande, 1 pão francês em farelos (aqui você pode usar também o liquidificador) e 1 colher de sopa de manteiga. para assar usei uma forma de bolo inglês untada e fui amassando bem a mistura para a carne ficar bem juntinha.  agora é forno médio por uns 40 min e o que vai acontecer? vai diminuir e soltar muita água!  então não se desespere. jogue a água acumulada fora, vire o bolo em um tabuleiro também untado e leve de volta ao forno para ele dourar, por aqui deixei mais uns 25 a 30 min a mais para ele não ficar crú por dentro tbm…

por cima fiz um molho de tomate com muiiittaa cebola e com um toque de pimenta (ê vício) só que bem grossinho.

olhando esta foto pensei em 2 coisas, que deveria ter jogado um queijinho em cima desse molho e ter levado pra gratinar, ia ficar bom hein? e outra, será que daria certo com a carne de soja? quem testar antes me avisa?

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 Comments
  • Janaina Francine
    março 31, 2011

    Cami, fiquei pensando se eu fizer essa receita em um tabuleiro, ou seja, uma massa rasa, e depois sobrebor duas camadas com recheio de queijo e cobrir com molho de tomate… será que rola?!!!

    • cami
      abril 3, 2011

      Jana,
      não só acho que rola como tenho certeza q vai ficar bom demais…
      Camila,
      deve ficar bom mesmo, definitivamente preciso me aventurar mais com carne de soja. Realmente para ela colar precisa derepente de mais ovo, para dar a liga…
      Telma,
      tbm já vi com sopa de cebola, mas como queria mais light abandonei a sopa, rs…
      joguei a água pq tinha muita, muita mesmo, acho que por causa da quantidade de cebola (e tbm pq sou agoniada tbm, rs)

  • Camila
    março 31, 2011

    Minha mãe já fez com carne de soja e recheio de queijo e ficou uma delícia!!! Pode experimentar que fica bom sim. A liga dele só fica menos firme pq a carne de soja é bem granulada e sei lá pq, mesmo com você, ela não cola. Mas acho que fazendo na forma de bolo inglês, deve ficar melhor.

    Bj!

  • telma
    março 31, 2011

    olha,
    eu nao coloco pão, mas farinha de trigo, nem coloco a manteiga e a cenoura. de resto, faço mais ou menos igual. tem gente que coloca um pacote de sopa de cebola pra dar um sabor, mas nem sei se é necessario: acertando a mão no tempero, tá tudo beleuza.
    ah sim! e não joga a agua não! deixa secar no forno mesmo!

  • Jéssica
    julho 27, 2012

    Gente, esse negócio de botar pão dá certo?? Eu adoro misturar creme de cebola com carne moída, acho que dá um gostinho mto bom!!

    • cami
      julho 30, 2012

      amore, são os farelos do pão… vc tem q processar eles ou usar farinha de rosca se preferir…
      a sopa de cebola é uma delícia mesmo, só q tem tanto sódio que quase não uso mais…

Anterior
acelga picante
bolo de carne suculento