suflê de batata com queijo

desde bem nova cozinhar já era uma paixão pra mim, adorava me aventurar e testar receitas novas… essa receita já deve estar completando uns 10 anos e resolvi tirar ela do fundo dos meu livro de receita e dividir essa delícia com vocês.

na verdade essa receita é uma base para vários tipos de suflê, com ela já fiz de legumes, espinafre e por último esta.  a textura fica super leve, o sabor no ponto e a casquinha crocante deixa ele ainda mais perfeito. sem contar que combina com tudo…

mas vou logo avisando, suflê é algo fácil de fazer, só que é trabalhoso. nada demais, mas como você faz em etapas, o ideal é fazer quando vc tiver um tempinho sobrando… mas relaxem pq tbm não é uma receita que vai te deixar na cozinha o dia todo.

pra começar você vai cozinhar 3 batatas grandes (se quiser fazer de legumes use 1 batata média, 1 cenoura e 1 chuchu e no caso do espinafre 1 maço), amassar bem e reservar. em uma panela você vai refogar 1 cebola média em 3 colheres de sopa de manteiga até que fiquem transparentes (eu ainda usei 1 caldo de legumes para dar um gostinho especial). desligue o fogo e misture 1 xícara de leite, 3 gemas e 3 colheres de sopa de farinha. volte ao forno e misturando sempre até que se forme um creme bem grossinho.  já fora do fogo misture o purê de batatas a esse creme, 100g de queijo ralado, um tanto de cebolinha picada e por último 3 claras em neve. misture delicadamente e despeje a massa em um refratário untado. agora é forno médio por aproximadamente 1h.

já tinha esquecido o quanto suflê é bom, agora, tenho certeza, vai se tornar o meu mais novo vício.

 


Olha isso aqui...