diz a tradição que todo dia 29 você deve comer nhoque para atrair fortuna. o mais comum é colocar uma nota de 1 dólar embaixo do prato, mas eu vou tentar com uma de R$50,00 pra ver se o resultado é melhor…
eu sempre gostei de fazer nhoque, dá trabalho? dá. é mega prático? não… mas é gostoso demais, sem contar que para mim modelar massas é uma terapia imensa.
me inspirei nessa receita do Claude Troisgros e só pra variar um pouquinho fiz pequenas adaptações…
a melhor dica desse receita é o fato de assar as batatas em vez de cozinhá-las, a batata no forno fica tão mais gostosa e isso dá um Q a mais no final da receita. Assei 600g ou 4 batatas médias envoltas em papel alumínio em forno médio. No meu levou +ou- 1h, e virei as batatas na metade do tempo para não queimar a casca.
então numa tigela você vai misturar as batatas já descascadas e já amassadas a 200g de farinha, 3 gemas, 80g de queijo parmesão, uma boa pitada de sal, noz moscada e uma pimenta do reino moída na hora. no final adicionei 1/2 maço de espinafre já cozido e bem picadinho e misturei bem até formar uma massa homogênea que desgrudasse da mão. a massa fica bem levinha e vc vai precisar de mais farinha para poder trabalhar a massa, que é aquele esquemão, abrir em minhoquinhas (tão criança né? rs) e cortar os nhoques no formato.
como já falei, e acredito que seja pela umidade daqui, as minhas massas sempre precisam de um pouco mais de farinha do que geralmente tem nas receitas , mas como não queria deixar minha massa com gosto de farinha eu fui cortando e já cozinhando na água bem quente, assim não tinha perigo delas grudarem (o q aconteceu). pra mim outra parte divertida é cozinhar os nhoques, ficar pescando os pedacinhos quando eles começam a boiar pra mim é tão legal – to numa fase #infânciafeelings…
quando os nhoques estavam todos cozidos, joguei os ditos cujos em partes em uma frigideira com um fio de azeite para dar uma grelhada por fora, isso faz com que ele fique com uma casquinha levemente crocante e deliciosa!
para acompanhar um honestíssimo molho de tomates bem básicão, com direito a pedaços de tomate cortados em cubos e toques de cebolinha…
eu só sei que quando olhei pra panela para colocar um pouco mais no prato não tinha mais nada pra contar história…
11 comments on “nhoque de espinafre”
Adorei a receita… Bjos!!!!!
Cumadi,
Adoraria ter 50tinha p colocar debaixo do prato…rs
Seu nhoque ficou com carinha de apetitoso…ainda mais com espinafre, amo!
Um bejim e tenha um lindo domingo!
Vinni
Hummm…eu adoro essas suas fotos…nossa me deixaram com água na boca!
Queria mt fazer hnoques mas tem q ser um dia que eu esteja com paciência e que não esteja com esse calor que tem feito rsrsrs..pq eu não aguento ficar na cozinha rsrs
bjssssss
Lilían,
os méritos das fotitas são todos do Rafa!!!
tá certa, até pq nhoque no inverno fica perfeito… faz sim, dá um trabalhinho mas vale a pena…
Lucila,
é boa demais!!!
Vinni,
a gente tem q tentar de tudo né? comigo é assim: não faz mal a ninguém eu to tentanto… vai q dá certo hahahahaha
Muito boa a receita do Nhoque de Espinafre, vou experimentar.
A sua observação sobre usar mais farinha deve ser por causa da variedade da batata. Peça ao vendedor batatas “enxutas”, tipo asterix, binge ou monalisa. Te garanto que vc vai usar, no máximo, 1/4 de batata em relação à farinha.
Ana Laura,
vou procurar essas batatas, mas acho difícil encontrar por aqui… o problema é que por aqui tbm é úmido demais, ae já viu…
acabei de fazer nhoque baseado na tua receita, cozinhei as batatas no micro e ficaram bem sequinhas, tbm não tinha espinafre, mas está muito bom…obrigada, amo seu blog, bjs
:-9
Poderia me dizer a temperatura que vc deixou as batas por 1 hora…
Abração, acabei de achar seu site e estou adorando!!!!!
em 200º aproximadamente…
q bom miguel!
eu coloco a massa em saco plastico ( antigamente de leite) e agora de ziploc
e corto o biquinho e vou cortando a massa a medida emq ue ela sai, direto pra agua…
bjs