doce de banana caramelada

desde criança não podia faltar banana lá em casa. e era mais que certo que quando ela já estavam passando do ponto e minha mãe percebia que ninguém ia mais comer o destino delas era virar doce…

 

e vamos combinar q doce de banana é tão gostosinho… um doce com cara de vó que é tão simples mas que fica lindo em qualquer compota e que permite você inventar mil e uma formas de acompanhamento.creme de leite ou sorvete de creme (tipo esse q eu servi no jantar com os amigos) dão um toque especial na sobremesa simplesinha…

para começar você vai adcionar 2 xícaras de açúcar em uma panela e, em fogo baixo e mexendo de vez em quando, vai deixar formar uma calda bem dourada, a cor fica tão bonita, rs… quando chegar nesse ponto você vai colocar 12 bananas cortadas em rodelas (eu geralmente uso prata pq é a que gosto de comer, mas fica bom com qualquer uma), e 1/2 xícara de água e 1 colher de café de canela em pó e vai deixar a banana ir desmachando e a calda engrossando, sempre mexendo para não grudar no fundo. O ponto é esse aqui ó!

Se você tiver menos banana não tem problema, é só diminuir proporcionalmente as demais quantidades, eu já fiz essa receita com 4 bananas que estavam lá clamando por virar doce…

Você não vai levar nem 40 min preparando esse doce e o melhor pode servir ele ainda quente com uma bola de sorvete de creme que fica nada menos que perfeito!!!

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

27 comments on “doce de banana caramelada”

Nossa Camila… esse doce me leva pra junto da minha vó… Ela fazia sempre que as bananas estavam ficando pretas. Mas fazia tbm com caju, abacaxi,goiaba, mamão e as vezes tudo junto! E no olhômetro! Menina ficava uma delícia. Mas o de banana sempre foi o meu preferido. Nunca consegui chegar nem perto do resultado dela, vou tentar sua receita pra ver se dá certo!

Depois que vi aqui, ja fiz duas vezes, mas com adoçante, e ficou bão nao vi diferença nao…até marido que nao gosta de adoçante comeu e gostou…
bjs
Luciana/ES

Menina já faz um bom tempo que passeio pelo seu blog,mas esse doce de banana salvou minha sobremesa ontem….sempre quis fazer doce e nunca ficava tao delicioso como esse parabens pelo blog….Dificil deixar o maridao magro….bjs e otimo fina de semana

Sempre faço esta receita e hoje eu quis variar um pouco, e acabei achando que faço um pouco diferente….Unto o refratario com o açucar queimado e coloco as bananas cortadas de cumprido ao meio..o restante é igual.
Mas adorei desta forma e vou fazer, vamos ver se acerto o ponto da calda…..depois eu conto como ficou…
Há a proposito adorei o site e ja esta nos meus favoritos..

entao cami… eu que nao achei gostoso!
mas minha mae, minha vo… todo mundo achou mt gostoso mesmo!!! =D
agora eu quero fazer o brownie com chocolate extra ^^
amo muito esse site! :*

ôôô, mas acontece mesmo, várias vezes eu faço algo q não acho tão gostoso mas os outros adoram… cada um com seu gosto né não? rs…

Adoooro doces assim. Posso dar uma dica? Aprendi com um buffet, na hora de caramelizar o açúcar.. adicione SUKITA (sim, SUKITA e não FANTA), além de deixar seu doce mais “alaranjado” vai dar um sabor maravilhoso.

Beijos,

Lud!

Camila, olá. Toda vez que venho “fuçar” (como você diz aqui) seu blog escolho uma receita (difícil ficar com uma só!) e nesse fuçar já fiz 3 receitas que ficaram muito mais do que maravilhosas! Todas elas, claro, com chocolate pois é minha perdição: bridageiro de paçoca, brownie diferente (divino) e o brownie de microondas (que eu realmente saí correndo depois de ler para fazer!). Agora será esse doce de banana… vamos ver como fica!

Olá Cami, adoro bananas e resolvi fazer esse doce. Acho que deveria ter cortado as rodelas um pouco mais grossas pois, durante o cozimento as rodelas de banana foram se partindo…
Mas o sabor ficou muito bom! Abraços.

Acabei de fazer e não gastei nem 20 minutos. Provei quentinha mesmo e vontade de sair pegando todas as bananas madura do mercado para fazer esse doce.

Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *