Salada de bacalhau simples

Inegavelmente essa receita de salada de bacalhau simples é aquele básico que funciona, pois além de levar poucos ingredientes, é super fácil de fazer.

Salada de bacalhau simples
Yield: 4 porções

Salada de bacalhau simples

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 45 minutes

Uma receita prática e deliciosa de bacalhau bem fácil de fazer.

Ingredients

  • 400g de bacalhau dessalgado;
  • 1 cebola média;
  • 3 a 4 batatas médias;
  • aproximadamente 5 colheres de azeite;
  • Salsa ou cebolinha fresca a gosto;
  • 3 ovos cozidos;
  • Sal e pimenta a gosto.

Instructions

  1. Primeiramente, em uma panela com água, cozinhe o bacalhau até que ele esteja bem macio e sem estar excessivamente salgado. Pode ser necessário repetir esse processo de 2 a 3 vezes. Em seguida, retire da água, desfie e reserve;
  2. Logo depois, corte as batatas (sem deixa-las muito pequenas) e cozinhe na mesma água do bacalhau, até que fiquem macias, mas sem desmanchar;
  3. Agora chegou a hora de refogar! Em uma panela, coloque o azeite e frite a cebola cortada em rodelas finas. Então, adicione o bacalhau desfiado e, por fim as batatas cortadas e cozidas misturando só o suficiente para incorporar bem os ingredientes;
  4. Por último, com o fogão desligado, misture a cebolinha picada e acerte o sal e o pimenta a gosto.

Notes

Agora chegou a hora de servir! Por aqui, complementamos o prato com ovos cozidos (cortados em quatro) e algumas azeitonas pretas. Fácil e muito gostoso!

Bacalhau com batata

Uma das duplas mais clássicas e versáteis da culinária. As melhores receitas com o peixe tem a batata com principal acompanhamento.

E uma super dica que sempre dou e que, com certeza faz toda a diferença no resultado final é cozinhar suas batatas na água de cozimento do bacalhau. Dessa forma, você irá trazer ainda mais sabor para a sua receita. Sem dúvidas depois de usar esse truque pela primeira vez nunca mais vai deixar de preparar dessa forma.

Qual a melhor forma de dessalgar o bacalhau?

É muito importe dessalgar o bacalhau, dessa maneira você vai evitar uma salada de bacalhau super salgada. 

Nossa sugestão é que você siga algumas dicas, como por exemplo:

  • Deixe o bacalhau na geladeira, por mais ou menos 3 horas, em uma vasilha com água gelada. Dessa forma, o bacalhau não exala cheiro.
  • Se ele for dessalgado fora da geladeira, libera um cheiro forte, podendo pré-cozinhar e até estragar. Além disso, na água gelada, ele fica com a textura mais consistente.
  • Após o processo de hidratação, cozinhe seu bacalhau em água abundante, para, dessa forma, retirar todo o excesso de sal. Pode ser necessário repetir esse processo de 2 a 3 vezes.

Para mais dicas, confira esse artigo.

Salada de bacalhau simples
Uma receita simples de salada de bacalhau e deliciosa!

Uma receita com ótimo rendimento

Esse é um prato com um preparo simples, além disso, ele também é econômico, pois, mesmo com uma quantidade relativamente pequena de peixe, serve 4 pessoas tranquilamente.

Você pode servir sua salada com alguns acompanhamentos, o que deixará sua refeição ainda mais completa. Certamente acompanhá-la desse arroz de brócolis vai deixar sua refeição ainda mais gostosa!

Se você quer buscar acompanhamentos mais leves, é provável que você vá amar esse gratinado de tomate com abobrinha, assim como esses tomates confit que inegavelmente vão surpreender bastante.

Incremente a sua salada

Essa receita é uma base simples, dessa forma optamos por utilizar poucos ingredientes, sem abrir mão do sabor.

Você pode trazer ainda mais sabores para a sua salada. Sem dúvida ficará uma delícia se você adicionar: grão de bico, pimentões refogados junto com a cebola ou, até mesmo, brócolis.

Existe um mundo de possibilidades para deixa-la incrível.

Mais receitas com bacalhau

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

8 comments on “Salada de bacalhau simples”

Cami e Rafa, a minha pergunta é: Quanto de água para os 400g de bacalhau? Nao sei nada de cozinha e sou muito apegado as ciencias exatas. :P

é então eu aprendi a gostar de bacalhau,através de minha mãe.
hj estou preparando meu primeiro bacalhau sozinha,prq perdi minha mãe sexta-feira santa do ano passado.vou fazer do jeitinho q ela fazia hummm bacalhau é muito bom……

Oi Cami,

Fiz a sua receita hoje. Aliás, é a primeira vez que eu fiz bacalhau. É uma comida que minha mãe sempre faz e tinha tempo que eu queria me aventurar na cozinha com isto. Achei a receita bem fácil de fazer e ficou tudo uma delícia. Muito obrigada pela dica e parabéns pelo site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *