feijão macassa ou um feijão diferente

quando mudei para terras pernambucanas incluímos em nosso cardápio o tão famoso feijão verde, que é vendido em cada esquina da cidade. esse feijão sai direto da vagem para a embalagem que você vai levar pra casa, bem fresquinho. mas acontece que ele estraga, e então entra o macassa, que é vendido como feijão preto, para fazer um acompanhamento mais leve para as comidinhas do dia a dia.

outro dia descobri que o feijão fradinho é bem parecido, então se você não achar o verde ou o macassa, pode usá-lo sem medo de ser feliz, que vale a pena.

para começar você deve colocar para cozinhar, em panela normal mesmo, a aproximadamente 200g de feijão, sempre colocando um pouco a mais de água e uma pitada de sal (e admito de vez em quando colocar um tablete de caldo de legumes). os caroços devem ficar macios mais firmes, por isso a escolha da panela normal, em vez da rapidez da panela de pressão. esse feijão tbm não fica com caldo, ok?

escorra o feijão e enquanto isso refogue 1 colher de sopa de azeite e 1 cebola média cortada em rodelas finas. jogue os feijões e misture bem, incluindo 1 colher de chá de páprica picante! adicione então 100g de tomate cereja cortados ao meio, acerte o sal se necessário e desligue rapidamente o fogo para o tomate não desmanchar. na hora de servir salpique algumas folhas de manjericão fresco e para finalizar um fio generoso de azeite!

fica levinho e delicioso e cai bem até para uma dietinha né não?? mas fica perfeito até com churrasco…

Ps: na internet achei os nomes macassa, macaçar, macáçar, macassar então como não sei exatamente qual o correta, escolhi o q ficava mais bonitinho, rs…

 

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

9 comments on “feijão macassa ou um feijão diferente”

Meninaaa! Q idéia deliciiooosa!
Dia destes fui na zona cerealista aqui de SP e comprei 5 kg de feijão fradinho.. Jurando que td isso viraria baião de 2! kkk
Muito bom ter uma nova opção do que fazer com ele!Depois conto ou melhor mostro como ficou o meu! Beijos!

Ariana,
Fica gostoso sim e bem levinho pra tentar encarar a dietinha com algum sabor né não hahahahaha
Quero ver como ficou o seu.
Jú,
esse tal de feijão verde é bom demais né naum…

Nossa
Que receita maravilhosa :)
Qdo olhei na foto achei que era o fradinho… precisa ver a salada que minha vizinha portuguesa faz com feijão fradinho e bacalhau… mto BOM !!

Beijos

Fejijão-macassa ou feijão-macassar ou feijão-macáçar….
O nome em causa é realmente feijão-macáçar ou feijão-de-macáçar (Dicionário Houaiss e Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras). O elemento macáçar tem esta grafia visto tratar-se de Macáçar, nome de “cidade e estreito na Indonésia”, segundo José Pedro Machado (Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa). Em inglês, este ponto geográfico pode ser designado pela forma Macassar, o que explica a variante referida como “macassa” ou “macassar”. No entanto, desde o século XVI que a forma portuguesa apresenta ç (idem) – não se fala do moderno acento agudo, uma vez que, do ponto de vista histórico, a colocação deste é mais tardia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *