bacalhau como aprendi a comer

chegava final de ano lá em casa e o bacalhau tinha lugar certo nos almoços de domingo. e eu odiava só aquele cheiro. mas eis q um dia eu experimentei e gostei mais da batata q do dito cujo, rs… mas hoje já penso até em 1001 receitas tendo ele como protagonista!

mas confesso que ainda compro o bacalhau desfiado, pq ainda não consigo limpar não, e para quem não é tão fã, não tem necessidade de comprar aqueles lombos caríssimos, né não?? pois bem o escolhido da vez foi um desfiado de bacalhau do porto q tava me olhando no mercado e dei uma chance pra ele figurar na minha panela, rs…

para começar vc precisa dessalgar o peixe, pq bacalhau com muito sal é muito, muito ruim… e para isso coloque ele numa vasilha com água gelada e na geladeira (dica: na água gelada o bacalhau não exala cheiro. Se ele for dessalgado fora da geladeira,  libera um cheiro forte, podendo pré-cozinhar e até estragar, principalmente nos dias mais quentes. Além disso, na água gelada, ele fica com a textura mais consistente). Deixei na geladeira por umas 3h mais ou menos.

bacalhau dessalgado chegou a hora do preparo. numa panela bem cheia de água levei o peixe para cozinhar até que ele estivesse bem macio (se vc perceber q ainda tá muito salgado, jogue a água fora e cozinhe rapidamente com uma nova água, mas cuidado para não deixa insosso). retire da água e reserve. enquanto isso leve de 3 a 4 batatas médias cortadas em tamanhos não muito pequenos para cozinhar na mesma água do bacalhau, assim ela já vai pegando o gostinho. O ponto certo da batata é quando ela estiver macia sem desmanchar.

agora é hora de refogar! frite 1 cebola média cortada em rodelas finas em bastante azeite (sem miséria mesmo), adicione o bacalhau bem desfiado, misture bem e por últimos jogue as batatas. Se precisar, coloque um pouquinho mais de azeite e com o fogo já desligado, misture cebolinha picadinha. já na hora de servir complemente com ovos cozidos e se vc gostar, com algumas azeitonas pretas. Fácil e muito gostoso!!!

ah, nós usamos 400g de bacalhau e serviu bem para nós dois comermos e o rafa repetir, rs.


Olha isso aqui...


  • AI, eu gosto de bacalhau assim também, sem muita invenção. Não sou muito fã de receitas ao coco e nada disso, bacalhau pra mim é bom com azeite e batatas!

    Esse daí ficou tão lindo que deu água na boca.

    Bjocas

  • Victor Costa

    Cami e Rafa, a minha pergunta é: Quanto de água para os 400g de bacalhau? Nao sei nada de cozinha e sou muito apegado as ciencias exatas. :P

    • cami

      Victor,
      a água é o suficiente para cubrir o bacalhau….

  • Adorei o bacalhau que fiz, substituindo a batatas por abóbora chaponeza, colocando coentro, cheiro verde, arroz branco valeu a pena…

    • JAIRO

      chaponeza é demais

  • rita de cassai de oliveira barboza

    é então eu aprendi a gostar de bacalhau,através de minha mãe.
    hj estou preparando meu primeiro bacalhau sozinha,prq perdi minha mãe sexta-feira santa do ano passado.vou fazer do jeitinho q ela fazia hummm bacalhau é muito bom……

  • Vou fazer bacalhau de forno em camadas, mas desalguei, cpzinhei com as batatas, hj dia 29/12, vou montar no dia 31. Sera que esta correto?

  • Christiana

    Oi Cami,

    Fiz a sua receita hoje. Aliás, é a primeira vez que eu fiz bacalhau. É uma comida que minha mãe sempre faz e tinha tempo que eu queria me aventurar na cozinha com isto. Achei a receita bem fácil de fazer e ficou tudo uma delícia. Muito obrigada pela dica e parabéns pelo site!