pão aromático de açafrão

pq pão caseiro é tão bom e pode ser prático! e desde que o rafa acertou a mão para pães, ele fica em busca de receitas diferentes, porém fáceis! E essa é uma delas, em 45 min vc vai ter um pão aromático e delicioso…

esse pão rende muito bem e leva pouquíssimos ingredientes, e pode ser aromatizado com curry tbm… e para  quem não curte muito esses temperinhos aviso logo, o sabor fica bem sútil, então vale a pena experimentar… é provável que, como todos os pães, dê para congelar, mas como este daí foi feito em um dia pós resseca, não sobrou nem farelo…

peneire  500g de farinha de trigo  em uma tigela grande. faça uma cavidade no centro e adicione  25g de fermento seco granulado ,  2 colheres de café de sal  e  1 colher de café de açafrão em pó . misture todos os ingredientes secos e vá adicionando aos poucos  300ml de água morna  ou o suficiente para que a massa desgrude da mão. Acrescente então  1 colher de sopa de azeite  e sove a massa por 5 minutinhos.  forme uma bola, pincele com um pouco mais de azeite e deixe descansar coberta com filme plástico, por 25 min.

passado o tempo, sove rapidamente e divida a massa em 4 partes, modelando como uma baguete. faça alguns cortes profundos (pq o rafa fez de leve e quando cresceu quase sumiu) na superfície de cada pão, e deixe descansar em tabuleiro untado por mais 30 min. agora é levar ao forno pré-aquecido a 200° , sendo que nos primeiros 15 min vc vai colocar uma outra assadeira só com água embaixo do tabuleiro dos pães. depois desse tempo, retire a assadeira com água e deixe assar por mais 15 min, ou até o pão criar uma crosta crocante por fora.

pão fofinho, gostoso e perfeito para acompanhar o que quer q seja, desde uma simples manteiguinha até uns frios bacanas…


Olha isso aqui...