Categorias
Acompanhamentos Carnes e Aves

strogonoff basicão

strogonoff é um prato coringa né não? se bem feito serve para o almocinho básico do dia a dia, como também para um jantarzinho mais especial. vai bem com arroz, batata e até macarrão… e só de pensar que até os meus 14 anos não podia nem ver na minha frente…

tenho q confessar, a parte que mais gosto é o creme grossinho e mais, o meu preferido é o de carne o de frango resolve, o de camarão, como, mas o de carne pra mim é o the best…

para começar você vai precisar de aprox. 300g de carne picada (eu usei chã de dentro  e +1confissão: sou péssima escolhendo carne), tempere com um pouco de alho, sal e pimenta e deixe descansar por uns 15 min.

em uma panela, refogue no azeite 1 colher de chá rasa de alho picado e 1 cebola pequena também picada. quando a cebola já estiver quase transparente coloque 50g de champingnon e então jogue a carne picada e deixe fritar bem. Adicione então, 1 e 1/2 xíc de água e sal a gosto. deixe ferver em fogo médio até que a carne esteja bem macia (cuidado para não deixar a água secar, lembre q vc tem um molho pra fazer, se for preciso vá colocando um pouquinho mais de água).

Carne macia, então é hora de colocar 2 colheres de sopa de extrato de tomate, deixar ferver um pouquinho para engrossar o molho, acerte o sal se necessário e colocar uma pitadinha de pimenta do reino moída. por último, adicione 200ml de creme de leite e mexa em fogo baixo até começar a borbulhar. desligue o fogo e deixe esfriar 2 minutinhos e prontinho.

Para acompanhar fui de batatas cortadas em palitos grossos, com casca e tudo, feitas no forno. Facinha, facinha: em um tabuleiro untado com azeite jogue as batatas cortadas, salpique 1 pitada de sal grosso, pimenta moída na hora e um generoso fio de azeite. Cubra com papel laminado e leve ao forno por uns 30min ou até q as batatas esjeam macias, virando as mesmas na metade desse tempo…

isso é o q podemos chamar de comfort food…

[amazon_auto_links id="34356"]

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

21 respostas em “strogonoff basicão”

Se eu perguntar ao meu marido o que ele quer comer de pronto sai: strogo! (apelido carinhoso que ele deu ao prato). Ele é viciado em Strogonoff! Eu curto também, num nível normal, digamos. É confort food de primeira e tem gosto de comida de mãe. Como eu moro distante da minha mamy, essas comidas têm um gosto ainda mais especial!
:*

Que delicia essa receitinha. Engraçado q cada um faz de uma maneira, eu por exemplo não faço com extrato de tomate, uso o catchup e um tiquinho de mostarda, fica delicinha, bem parecido com o do Batata Inglesa.
Amei amiga, mais uma receita pra vc fazer quando vier na minha new house!
Bjkssss….

Amiga é a mais pura verdade, cada um tem um toque diferente… mas o prova fazer a batata de acompanhamento q tenho certeza q até o claudão vai gostar!!! e tenho certeza q sal grosso não falta na sua casa, rs…

Johnny,
Virou sopa??? menino como assim?
Vc deixou o molho secar um pouquinho? vc usou a dica de dissolver 1 colher de chá de maizena em 1 dedinho água para dar um engrossadinha?
me diz como vc fez pra eu te ajudar…

Ah tudo bem! Acho que não deixei o molho secar o suficiente! Tive que usar bastante maizena para arrumar… Bom, agora no ano novo tentarei de novo. Torce aí por mim.

rsrsrs

Obrigado!

Eu uso catchup e molho inglês, que pra mim, é o que dá o gosto no estrogonofe. Leva mostarda também se não me engano. Fiz de frango há pouco tempo, ficou tão bom que fiz de novo logo no dia seguinte ahhahahaa
E o detalhe: nunca gostei de estrogone ahahahhah

Pra engrossar o molho minha mãe sempre me deu a dica de usar um tantinho de farinha de trigo diluída em água em vez de maizena, porque se errar a mão na maizena já viu né?!
Sem falar que a farinha não deixa o creme de leite talhar, sempre uso!

Amo o blog, beijo

Realmente cada pessoa faz de uma maneira, eu gosto de estrogonofe com sabor bem suave. Com a carne macia como filé mignon, alcatra e etc ou frango eu corto em tiras e selo na margarina ou oleo, sem tempero, depois refogo a cebola acrescento a carne mais ketchup, sal, noz moscada e por fim o creme de leite, sem ferver.
Faço também com a carne de segunda, para maiores quantidades, é ótima opção, corto em tiras ou cubinhos, junto com cebola e tomates, tempero com sal e noz moscada e refogo pingando agua até cozinhar, com o molho grosso finalizo com um pouco de ketchup e por fim o creme de leite também sem ferver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile