Categorias
Bolos

Petit Gateau

Dieta? q? onde? quem?
algumas imagens dizem mais q mil palavras, né não?

a algum tempo atrás quando fui apresentar o petit gateau a uma amiga disse pra ela: pensa bem, é um caminho sem volta, depois de provar você nâo vai viver sem! dito e feito, levei a menina pro mal ou bom caminho. é impossível ficar indiferente a esse simples bolinho que se desmancha na primeira garfada. e então eu precisava aprender a fazer em casa, e não é que é simples? muito simples eu diria…

para começar derreta em banho-maria (ou no microondas) 180g de chocolate meio amargo com 100g de manteiga. misture bem até formar um creme liso e homogêneo, deixe esfriar…enquanto isso, bata  70g de açúcar, 2 ovos inteiros+ 2 gemas até formar um creme mais grossinho (eu bati na batedeira bem muitão para diminuir o cheiro de ovo), adicione então o chocolate e por último peneire 50g de farinha de trigo. Misture bem para encorporar todos os ingredientes.

unte bem as forminhas com manteiga e  chocolate em pó e despeje a massa (deixando um espaço para os bolinhos crescerem) e leve ao forno (pré aquecido) na temperatura máxima por cerca de 10 minutos (o que pode variar de acordo com a potência do seu forno), pq ele só tem q formar a casquinha né não??? o ponto é o mais difícil da receita, pq se vc deixar 2 min a mais, como eu fiz com 1 deles, ele vira um brownie (o q tbm não é ruim, mas não é o objetivo).  Essa receita rendeu 4 bolinhos desses aí, que foram sembora rapidinho…

update:para quem não tem uma balança, uma super dica é um copo medidor, é bem baratinho e ajuda em qualquer receita, para quem não tem nem um nem outro, coloco as conversões: 1o0g de manteiga=1/2 xícara | 70g de açúcar = 6 colheres de açúcar | 50g de farinha = 1/3 de xícara. Tendo como base a xícara de 240ml.

 

[amazon_auto_links id="34356"]

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

21 respostas em “Petit Gateau”

Sandra,
Como falei dieta game over!

Anna,
concordo,tava tão feio que comemos logo pra acabar com essa aberração hahahahaha

Jú,
A forma tem q ser de muffim, q é um pouquinho maior e mais alta, você pode encher um pouco mais da metade, deixa 1 dedo para ele crescer, ñ cresce muito naum…

Adoro fazer petit gateau e os amigos sempre duvidam qndo eu digo que é fäcil. Realmente o ponto-chave é conhecer o seu forno e tirar na hora certa. Dica: Antes de levar ao forno, leve as forminhas, ja com a massa, por um tempo no congelador, isso ajudarä o centro do bolinho a ficar derretido qndo vc levar para assar…

=)

Bru,
todos os lugares q li diz q tem como congelar, antes de ir no forno. vc congela a massa crua e deixa ela descongelar totalmente para depois levar no forno.

Cami minha comadre (olha a liberdade!!!), Fiz hoje esses pecados e ficaram divinos! Comi 2 (olho maior que a boca), marido comeu outro, e cogelei 4 (que depois passo para contar se ficaram bons). Usei forminhas de empadas grandes e deixei 9 minutos no forno bem quente! RECEITA PERFEITA, NÃO TEM CHANCE DE ERRAR!!!!!!!!! BJS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile