Categorias
complementos Quero Comida de Verdade Receitas saudáveis Saladas e molhos

Gersal

” O gersal é um condimento bastante comum na alimentação vegetariana e macrobiótica. É um produto obtido a partir de sementes de gergelim integral selecionadas e tostadas com o sal marinho. Ótima opção de acrescentar nutrientes a refeição. Contém: proteínas; vitamina E e do complexo B; fibras; minerais como: o cálcio, o fósforo, o ferro, o magnésio, o cromo, o cobre, óleo de ótima qualidade biológica e lecitina.”

sou uma viciadinha em gergelim… por mim ele combina com tudo, saladas, tortas, pão, enfim tudo! e quando descobri esse tempero tive que experimentar faze-lo em casa… tão fácil e saboroso que agora não vai deixar de ter por aqui…

para começar tostei em uma panela em fogo baixo aproximadamente 50g de gergelim branco com 10g de gergelim preto. quando eles já estavam começando a ficar mais moreninhos adicionei 1 colher de chá (rasa) de sal marinho. Processei essa mistura usando o mixer (mas aviso logo que voa pó pra tudo quanto é lado, por isso, se preferir, faça no liquidificador). ele vai ficar com a textura de uma farinha grossinha e com um aroma delicioso. prove para ver se o sal está bom para você, mas a idéia não é ficar extremamente salgado não, já que é o gosto do gergelim que deve dar o sabor.

é bom para temperar saladas e até pipoca de um jeito saudável e saboroso!

 

[amazon_auto_links id="34356"]

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

21 respostas em “Gersal”

Como assim?!? Gergelim é uma bomba??? O Gergelim é uma benção para saúde, isso sim.
A respeito do gersal, adorei a dica, fiz e aqui em
casa fez o maior sucesso!!! Parabéns

Será que se eu usar apenas o gergelim branco e sal, fica gostosinho tbm?
é que tenho em casa, e o preto é mais difícil de achar…
(e só eu em casa que gosto)

olá,depois q minha mãe sofreu um AVC todos me falaram para ela tomar o sumo do Gergelim preto… como faço isso??? :/ vou preparar o gersal e experimentar,bjsss

fácil assim … vou fazer com certeza !
um dia joguei gergelim preto na minha hortinha pra ver se acabava com umas formigas … elas não levaram todos , alguns brotaram e eu pude curtir a flor e colher as sementes :) recomendo ! semeie algumas e veja que delicadeza de flor

Eu adoro gersal!!!! Eu faço assim:
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo, depois de quente coloque 1/2 colher de sal marinho para dourar por mais ou menos 1min (só para tirar a umidade do sal). Reserve.
Coloque 1/2 xícara de gergelim branco em fogo baixo por mais ou menos 5 min., mexendo sempre, até dourar e começar a estourar as sementes como pipoca (não deixe queimar pra não amargar).
Ainda quente coloque num pilão junte o sal e triture com sicador deixando algumas sementes inteiras. Deixe esfriar e coloque em vidro seco feche bem e use sempre que quiser. É uma delicia, super saudável e nutritivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile