Categories
Acompanhamentos Carnes e Aves Receitas Salgadas

escondidinho de carne de sol

Macaxeira, aipim, mandioca, vários nomes para uma só coisa. Mas será mesmo? Desde que vim morar em Recife sou encantada com a qualidade da raiz colhida por aqui. Extremamente macia e saborosa. e então fico me perguntando, será realmente a mesma coisa?

mas se tem uma coisa q não posso negar é que dá um trabalhão espremer essa dita cuja, por mais macia q ela seja, levo surras gigantescas todo vez que cismo em me aventurar a fazer um purê. mas a verdade é q vale a pena, o resultado fica tão gostoso que esqueço a parte chata e sempre me aventuro de novo. Então aproveita o feriadão e se aventura!

essa receita é bem típica dessa terra, sinceramente não sei a facilidade em encontrar a carne de sol em outras regiões do país, mas já fiz essa mesma receita com um molho caprichado de carne moída e principalmente carne assada desfiada e ficou tão gostosa quanto… e tem a carne seca tbm, que a pessoa aqui naum gosta mas acredito ser a versão mais famosa!

para começar você vai precisar tirar o sal da carne de sol, e a dica q me deram por aqui, e que pude testar com êxito é deixa-la de molho no leite de um dia para o outro. com isso ela fica bem macia tbm…Na panela de pressão, cozinhei 400g de carne de sol cortada em bifes grosseiros, com 2 dentes de alho e bastante água por uns 20 min depois q começou a apitar. O ponto que eu queria era a carne desfiando facilmente. Na mesma água cozinhei mais ou menos 1,5k de macaxeira, pelo mesmo tempo… podia ter cozinhado em panela normal, mas levaria bem mais tempo para ela ficar desmanchando e assim ser mais fácil amassar.

dê uma refogada na carne, já desfiada, com 1 colher de manteiga, 1 cebola média picadinha  e 1/2 xícara de cebolinha picada para ela ficar bem temperadinha.
e então, vamos a montagem: unte uma assadeira com manteiga e coloque uma camada do purê de macaxeira, pincele um pouco de manteiga, coloque a carne desfiada, mais uma camada do purê, pincele com um pouco mais de manteiga e por cima, uma camada generosa de queijo, que neste caso, foi parmesão! Agora é levar no forno em temperatura média até o queijo dourar e se deliciar…

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

9 comments on “escondidinho de carne de sol”

oi!!! conheci o seu blog pelo panelaterapia que tmb é muito legal e estou adorando !!! Sou bem basiquinha nos meus dotes culinários kkkkkk !!!! Sou recifense e a nossa macaxeira não tem pra ninguem principalmente a plantada em gravatá !!!!bjs e parabéns pelo blog !!!

Vanessa,
eu sofria desse mal quando morava no Rio!!
vc já experimentou a daqui?
Flavia,
essa eu não sabia, as de gravatá são as melhores é? hummm bom saber…
Q bom q vc gostou do blog!

Cami
Minha mãe quando precisa fazer alguma receita que use o purê da macaxeira ela corta em pedaços menores antes de levar ao fogo, daí ela vai cozinhar mais rápido e fica mais fácil de espremer. Quando o jantar é “macaxeira” ela cozinha a raiz com a charque (ou carne seca, como queira), depois de uma fervura pra retirar o excesso de sal, na mesma panela pra ficar com o gostinho da carne, uma delícia, todos aprovam e não sobra nem o “talo” (exagero) rs.

Kaciana,
eu tbm corto bem pequeninho, mas que é chatinho de fazer é, rs… mas fica tão bom q a gente faz de novo e de novo… adorei essa idéia de cozinhar junto com a carne hein… vou testar!

vcs se cansam a toa, o aimpim depois de cozido so e vc bater no liquidificador com um pouco da agua que cozinhou o aimpim ou cm pouco de leite e deixa cosistente, nao tem trabalho, eu faco sempre a ssim escondidinho de jaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *