Busque por uma receita!

Chipa ou pão paraguaio

por
27 de outubro de 2010 9:00

chipas são pãezinhos de origem paraguaia q lembram um pouco o nosso pão de queijo, já que levam como base o polvilho e o queijo. pelas minhas pesquisas, aqui no brasil ele é bem famoso no Mato Grosso do Sul e agora aqui em casa tbm, rs…

na procura por essa receita achei várias versões, mas escolhi a mais fácil, afinal o naminhapanela é pra isso, comidas facinhas… desta forma, não sei essa é a mais original, mas fica boa demais e perfeita para comer no café da manhã e no lanchinho da tarde… hhuuummmm….
oh e nem vem pensando, ah mas fazer pão é difícil e blá, blá, blá… não leva fermento, não precisa sovar e nem crescer, o q deixa o processo todo mais fácil e rápido.

em uma tigela grande, misture bem 125g de manteiga (umas 4 colheres de sopa bem cheias), 250 ml de leite, 350g de queijo branco (minas ou ricota) ralado em ralo fino, 3 ovos, 40g de sal (1 colher de café bem cheia). Aos pouquinhos vá adicionando 500g de povilho azedo (ou doce) até a massa desgrudar da mão. A receita original parava aí, mas a minha não deu liga não, então completei com 2 xíc. de farinha de trigo polvilhada. Como já falei, muitas vezes o clima de cada cidade pode deixar a massa com o ponto diferente. Prova para ver se está bom de sal e se necessário coloque mais um pouquinho.
aqueça o forno a 200° e em um tabuleiro untado com manteiga e vá dispondo suas chipas em formato de meia lua, deixando um espaço entre elas. agora é só esperar meia hora ou até que eles comecem a ficar douradinhas para comer essas gostosuras…
1 coisa bem importante! essa receita rende muiitttooo, deu pra 4 tabuleiros grandes e tive q dar de presente e congelar. Por isso se vc não quer ser exagerada, como eu faz metade da receita, se for para menos gente. E para congelar é facinho, leve a massa já no formato de meia lua, organizadas no tabuleiro, ao congelador e depois de umas 3h vc já pode colocar em um saco plástico e só retirar direto para o forno…

Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Receitas recentes

por
20 de outubro de 2020 9:52
por
13 de outubro de 2020 11:30
por
25 de setembro de 2020 9:30
por
23 de setembro de 2020 10:03

Ver comentários

  • Porra, eu sou VICIADO em chipa.
    Milhas de distância melhor que qualquer pão de queijo.
    Pena que eu estou sem forno em casa.
    =/

  • Coisa mais delciosa do planeta! Comi pela primeira vez quando meu tio que mora em Campo Grande as importou para São Paulo e cai de amores por elas.
    Em Campinas, a 90km de SP capital, tem uma padaria que faz uma versão doce recheada de goiabada que é deliciosa!

  • Também gosto muito de chipas, moro em Cuiabá.
    Fabrico chipas para vender a vários anos.
    Tb faço recheadas de goiabada, leite condensado, carne de sol, frango catupiry, temperada de oregano etc.
    Experimente trocar o queijo por mussarella bem curada e faça uma versao tipo empada sem tampa, ai sua criatividade vai por os melhores recheios. sucesso, depois me conte.

    • Beth,
      Manda sua recetinha q juro q te dou todos os créditos, rs... fiquei só imaginando ela com goiabada, meu deus, deve ser tudo de bom!!!

      • não acreditei quando vi hoje pelo google que ja fazem 6 meses que fiz o comentario sobre a chipa.
        vou mandar a receita. mas não vai demorar tanto tempo assim pra eu entrar novamente.

  • aqui em cuiaba tem uma panificadora no bairro porto que tbm tem chipa recheada com goiabada,pensa num trem que é gosssstosooo!é essa tal de chipa recheada.hummmmmm

  • vou pasar uma receita de sapa paraguia vc vai costar 500 crm de fuba 500crm de quijo ralado vai molhando com leite nao deixa amaç dura corta uma cebola grande sal agosto uma colher de fermentomeio copo de olho coloca na forma um tada depois corta fatia de quijo cola em cima e coloca pra asar espero que costen que deus abençoe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*

The field is required.