Chipa ou pão paraguaio

chipas são pãezinhos de origem paraguaia q lembram um pouco o nosso pão de queijo, já que levam como base o polvilho e o queijo. pelas minhas pesquisas, aqui no brasil ele é bem famoso no Mato Grosso do Sul e agora aqui em casa tbm, rs…


na procura por essa receita achei várias versões, mas escolhi a mais fácil, afinal o naminhapanela é pra isso, comidas facinhas… desta forma, não sei essa é a mais original, mas fica boa demais e perfeita para comer no café da manhã e no lanchinho da tarde… hhuuummmm….
oh e nem vem pensando, ah mas fazer pão é difícil e blá, blá, blá… não leva fermento, não precisa sovar e nem crescer, o q deixa o processo todo mais fácil e rápido.

em uma tigela grande, misture bem 125g de manteiga (umas 4 colheres de sopa bem cheias), 250 ml de leite, 350g de queijo branco (minas ou ricota) ralado em ralo fino, 3 ovos, 40g de sal (1 colher de café bem cheia). Aos pouquinhos vá adicionando 500g de povilho azedo (ou doce) até a massa desgrudar da mão. A receita original parava aí, mas a minha não deu liga não, então completei com 2 xíc. de farinha de trigo polvilhada. Como já falei, muitas vezes o clima de cada cidade pode deixar a massa com o ponto diferente. Prova para ver se está bom de sal e se necessário coloque mais um pouquinho.
aqueça o forno a 200° e em um tabuleiro untado com manteiga e vá dispondo suas chipas em formato de meia lua, deixando um espaço entre elas. agora é só esperar meia hora ou até que eles comecem a ficar douradinhas para comer essas gostosuras…
1 coisa bem importante! essa receita rende muiitttooo, deu pra 4 tabuleiros grandes e tive q dar de presente e congelar. Por isso se vc não quer ser exagerada, como eu faz metade da receita, se for para menos gente. E para congelar é facinho, leve a massa já no formato de meia lua, organizadas no tabuleiro, ao congelador e depois de umas 3h vc já pode colocar em um saco plástico e só retirar direto para o forno…


Olha isso aqui...