pão de cebolinha

o rafa tinha problemas em fazer pão… o coitado sempre fazia pães q ficavam solados. até q um dia ele conseguiu largar essa uruca, e hoje em dia está em treinamento para ser o próximo Olivier Anquier,rs…

tem coisa mais gostosa q um pão quentinho saindo do forno? e quando ele é feito em casa então? para mim qualquer dieta vai pro ralo se eu tiver q parar de comer pão…

então mão na massa: esquente 200 ml de leite até ficar morno e dissolva 20g de fermento granulado. Em um recipiente grande peneire 400g de farinha de trigo e faça um buraco no centro, onde vc vai acrescentar 1/2 colher de sopa de açúcar e 1 colher se sopa rasa de sal, misture tudo e então acrescente o leite com o fermento. comece misturando com a ponta dos dedos e junte então 2 colheres de sopa de manteiga. em uma superfície lisa, sove bem a massa por 10 a 15 minutos ou até que ela comece a ficar mais clara.  forme uma bola com a massa e coloque no mesmo recipiente que você misturou, sendo q untado com um fio de azeite. cubra com papel filme e deixe crescer por 40 min.

depois desse tempo, abra a massa e espalhe talos de cebolinha picados grosseiramente e bem sequinhos (digo logo q o nosso merecia até mais, pq o gostinho q fica é delicioso). Feche a massa, dobrando as duas extremidades e leve numa forma de pão já untada com manteiga e farinha. Cubra novamente com plástico filme e deixe descansar por mais 40 min. Passado esse tempo, retire o pástico filme e leve ao forno pré aquecido, em temperatura média de 200 ° por aproximadamente 30 min, ou até que comece a ficar levemente dourado em cima.

esse pãozinho fica macio e dura uns 3 dias fora da geladeira. ótima pedida para um café da manhã corrido, mas com cara de domingo…

 


Olha isso aqui...