Gersal

” O gersal é um condimento bastante comum na alimentação vegetariana e macrobiótica. É um produto obtido a partir de sementes de gergelim integral selecionadas e tostadas com o sal marinho. Ótima opção de acrescentar nutrientes a refeição. Contém: proteínas; vitamina E e do complexo B; fibras; minerais como: o cálcio, o fósforo, o ferro, o magnésio, o cromo, o cobre, óleo de ótima qualidade biológica e lecitina.”

sou uma viciadinha em gergelim… por mim ele combina com tudo, saladas, tortas, pão, enfim tudo! e quando descobri esse tempero tive que experimentar faze-lo em casa… tão fácil e saboroso que agora não vai deixar de ter por aqui…

para começar tostei em uma panela em fogo baixo aproximadamente 50g de gergelim branco com 10g de gergelim preto. quando eles já estavam começando a ficar mais moreninhos adicionei 1 colher de chá (rasa) de sal marinho. Processei essa mistura usando o mixer (mas aviso logo que voa pó pra tudo quanto é lado, por isso, se preferir, faça no liquidificador). ele vai ficar com a textura de uma farinha grossinha e com um aroma delicioso. prove para ver se o sal está bom para você, mas a idéia não é ficar extremamente salgado não, já que é o gosto do gergelim que deve dar o sabor.

é bom para temperar saladas e até pipoca de um jeito saudável e saboroso!

 


Olha isso aqui...