pão de parmesão e orégano

quem aí nunca pensou que a Subway bem que podia vender aqueles pãozinhos pra trazermos pra casa? E quem vai negar que aquele pão de parmesão com orégano é tudo que há e mais um pouquinho?? pois é, o rafa não sossegou enquanto não descobriu a receita…

e sabe o melhor? é uma massa simples, que não exige ingredientes especiais e que tem um modo de preparo relativamente fácil. Essa receita renderam 3 deliciosos pães de 30 cm cada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para começar você vai misturar em 1 e 1/4 de xícara de água morna, 10g de fermento biológico  misturado com 1/2 xícara de farinha. Deixe essa mistura, que ainda vai estar líquida, descansando por uns 10 min – é o tempo do fermento começar a agir. Passado esse tempo adicione 2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de chá de sal e mais 3 xícaras de farinha. Sove bem, e caso seja necessário coloque um pouco mais de farinha. O ponto desta massa é bem úmido, mas sem grudar na mão.  Deixe descansar por mais 1h30 (lembra do trucão do pão de manjericão, dá uma olhada aqui).

Depois desse tempo divida a massa em 3 e faça os formatos de pão, que por aqui tentamos ficar no quadradinho, sem muito sucesso, rs…. Passe-os  numa mistura de parmesão e orégano (em cima, embaixo, dos lados pra ficar delícia) e deixe descansar por mais 1h30. Depois desse tempo leve ao forno já pré aquecido na temperatura de 200° por 15 minutos na grade mais baixa e depois mais 5 na grade mais alta – para dar aquela grelhada básica no queijinho… E agora é brincar de rechear com o que der na telha!!!

Obs:  como falei essa massa fica bem úmida e não sei se por causa do clima daqui , achamos que ela esparramou um pouco quando foi pro forno, então como dica acho legal pelo menos na hora de assar, usar numa forma daquelas de pão de forma, assim ele fica mais altinho. Ah, e outra coisa, congelamos um pão já pronto e no dia seguinte ele ainda estava delícia total.


Olha isso aqui...