pãezinhos perfumados com manjericão e orégano

a primeira vez que o rafa tentou fazer esse pão deu muito errado e ele prometeu que nunca mais tentaria de novo. mas como eles eram de manjeiricão ele não resistiu a tentar de novo. e não só deu certo como ficaram deliciosos.

antes de começar a fazer, dá uma olhada na textura deles no 1º vídeo do naminhapanela. Fofinhos não? então mão na massa now!!!

em um bowl grande, peneire 250g de farinha de trigo e insira numa cavidade central 1 colher de café de sal, 1/2 colher de café de açúcar, 20g de fermento biológico e 150 ml de água morna. vá misturando a massa com a ponta dos dedos até dissolver todo o fermento, então adicione 1 colher de sopa de azeite extravirgem (sem miséria pessoas, azeite dubom). continue sovando a massa e quando o azeite já estiver incorporado, salpique 20g de folhas de manjeiricão e 10g de orégano (ambos fresquinhos e da nossa horta linda!) picados em pedaços pequenos.  nesse ponto a massa já deve estar homegênea e sem grudar na mão, se não adicione um pouco mais de farinha.

forme uma bola com a massa e pincele com um pouquinho de azeite (pouco mesmo hein pessoal, senão ela não cresce). Cubra o bowl com filme plástico e deixe descansando por uns 30 min. Geralmente o rafa faz um trucão, com a palavra meu marido: “o calor ajuda o fermento crescer, por isso ligo o forno por 1 minuto e quando ele fica um pouco mais quente do que o ambiente, só morno mesmo desligo e coloco a massa pra descansar lá dentro. Se ficar muito quente a massa vai assar por fora, criando uma casca e não vai crescer.”

Passado esse tempo, sove a massa de leve e divda em 6 bolinhas de tamanhos semelhantes. Arrume seus pãezinhos em uma forma untada com azeite, deixando um espaço entre eles. pincele-os novamente com azeite, cubra novamente e deixe crescer por mais 20 min.

pãezinhos crescidos, peneire 1 colher de sopa rasa de farinha  e asse-os em forno pré aquecido à 200°, primeiro com a assadeira em cima de outra com água por 10 min e depois de retira-la, por mais 15 min.  Como o tempo de forno pode variar muito de fogão pra fogão, informo que eles vão ficar levemente douradinhos, com uma casquinha durinha e se vc apertar vai perceber que ele fica bem macio.

pessoas, esse pãozinho é delícia demais! ele fica leve e macio e as ervas frescas deixam um sabor incrível! e com a manteiga derretando nele quentinho, huummmm


Olha isso aqui...


  • Lu

    Noooossa esse pãozinho ficou com uma cara ótima!!! Parabéns amigos, vcs arrebentam na cozinha, pena eu não estar aí com vcs comendo tudinho! hehehehe….
    Bjksss…

  • Imagino quentinho com uma manteiga em cima… nhamy!

    • cami

      Vanessa, digo por experiência própria hahahahhaha fica muiitttooo bom!

  • I’m definitely bookmarking this site. Really great articles. Do you recommend any other readings?

  • Ana Paula Angelini

    Acabei de fazer essa receita e adorei! Os pãezinhos ficaram deliciosos, com uma casquinha crocante por fora e macios por dentro.
    Fiquei pensando… será que daria certo acrescentar um pouco de parmesão ralado à massa?
    Parabéns pelo blog! Adoro!
    Um beijo

    • cami

      eu acho q fica legal sim ana! só cuidado com o sal :-)

  • Renata

    Minha primeira vez.
    E arrasei!!
    Valeu pela receita, deu certo de primeira!!!
    Abraços!