fbpx

torta de maçã graciosa

graciosa porque foi a Gracinha quem fez. no diminutivo porque ela é pequeninha, mas com um enorme coração. A Graça é uma pessoinha especial que cuida das minhas frescurites na hora de comer e que tenta, suprir minha falta de comida de mãe.

fui pra casa dos vóvis do rafa sonhando com essa torta, que tem o gosto delicado e fica fofinha, fofinha… a graça ficou toda boba em sua receitinha estar no blog e jurou que que ia dar as receita certa de agora em diante, rs, pois é, ela esconde as receitas dela e sempre dá faltando alguma coisa, mas essa tá certinha para fazer a alegria do final de semana.

Primeiro vamos pra a cobertura, descasque aproximadamente 6 maçãs e corte-as em fatias de +ou- 1 cm, deixe-as numa tigela com água e uma gotinha de limão para não escurecer, enquanto isso faça uma calda de açúcar (que as rainhas do lar ensinaram perfeitamente com o passo a passo aqui) e enquanto ela está mais líquida, vá mergulhando as fatias das maças na calda para caramelar e dispondo as mesmas em uma forma untada com manteiga e farinha. As maçãs devem cobrir todo o fundo e as laterais da forma.  Jogue a calda restante (que engrossou mais um tempinho no fogo) em cima das maças já dispostas na forma e coloque uma boa pitada de canela.

A massa é um pão de ló, por isso se você já tiver a sua receita infalível pode ficar com ela, para quem não tem lá vai:  Bata 1 xícara e meia de açúcar, com 3 gemas, 1 xíc. de leite, 3 xíc. de farinha de trigo e 1 colher de sopa de fermento. Adicione a essa mistura 3 claras em neve (sempre que vc misturar clara em neve em uma massa isso deve ser feito com uma colher ou espátula de forma delicada, para manter a leveza da massa).

Agora é jogar a massa em cima da cobertura delícia e forno médio até você fazer o teste do palitinho e sair sequinho!!!

 

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comment
  • ANTONINHA FERREIRA ALVES
    julho 11, 2015

    TEM QUE SER TIPO MAGERRIMA PRA COMER TANTA DELICIA ME ACABO OTIMMMOOOOO

Anterior
pipoca, aahhhhh!!!
torta de maçã graciosa