Amendoim Praliné

A receita mais gostosa de amendoim doce

É provável que você já tenha comido amendoim praliné e tenha ficado com aquela vontade de fazer em casa para comer em quantidades absurdas.

Eu confesso que não consigo parar, toda vez que faço essa receita. Por isso, pensamos em trazer um post cheio de dicas e passo a passo em vídeo para você também fazer essa delícia na sua casa.

Amendoim Praliné

O que é Praliné?

Praliné consiste na técnica de caramelizar e cristalizar amêndoas, originalmente, mas que pode ser utilizada usando amendoim, coco ou qualquer outra oleaginosa.

Dessa maneira, você pode usar essa mesma receita como base para caramelizar o que preferir. Já fiz diversas vezes a versão com coco em pedaços e fica uma delícia.

Dicas para fazer um praliné perfeito

Amendoim Praliné

Na minha família, fazemos essa receita há anos. Minha mãe aprendeu todos os macetes depois de eu tanto pedir para ela fazer e até hoje repetimos por aqui.

É uma receita fácil, porém trabalhosa.  E por isso algumas dicas são importantes, como por exemplo:

  • Escolha uma panela com alça comprimida. Principalmente na parte final da receita, será necessário segurar a panela para mexer bem, e uma alça comprida vai ajudar você a não se queimar;
  • Você pode começar em fogo alto, mas cuidado no final do preparo. Para agilizar, você pode começar com o fogo alto, porém, na hora que começar a açucarar você precisa deixar o fogo no mínimo, dessa forma você não queimará;
  • Quando começar a açucarar ainda não está pronto. É isso mesmo, é necessário que o açúcar comece a criar uma calda para envolver todo o amendoim. Além disso, o seu praliné só ficará crocante se você der continuidade no preparo;
  • Finalize o preparo fora do fogo. Quando todo o açúcar virar calda e envolver todo o seu amendoim, retire a panela do fogo e continue mexendo até perceber que o açúcar comece a endurecer novamente;
  • Deixe esfriar bem antes de comer. Na verdade, é provável que você se queime se tentar comer ainda quente. Por isso, deixe esfriar bem, já que assim ficará mais crocante. Pode ser necessário separar os amendoins, ok?

Confira a receita Amendoim Praliné

Amendoim Praliné

Amendoim Praliné
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Conhecido também como amendoim doce, essa receita fica deliciosa e com gostinho de quero mais.
Autor:
Tipo de Receita: Lanche
Cozinha: Brasileira
Serve: 6 porções
Ingredientes
  • 2 xícaras de amendoim com casca e crú;
  • 2 xícaras de açúcar refinado;
  • 1 e ½ xícara de água;
  • 1 colher de sopa de canela em pó.
Modo de Preparo
  1. Comece misturando todos os ingredientes em uma panela;
  2. Leve ao fogo alto e mexendo de vez em quando, aguarde a calda começar a engrossar;
  3. Nesse ponto, diminua o fogo e mexendo sempre, deixe açucarar completamente, e logo após, deixe o açúcar começar a formar uma calda novamente;
  4. Em seguida, retire do fogo e continue mexendo até que a calda se transforme numa casquinha firme;
  5. Deixe esfriar bem antes de servir.

Confira o passo a passo em vídeo

Outras receitas de família


By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

6 comments on “Amendoim Praliné”

Essa receita me deixou curiosa. Pois as que vi, dizem para não deixar o açúcar derreter novamente. Por isso resolvi testar essa, já que achei o final interessante. Que assim ficaria mais crocante. Gostei muito!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que acharam: