panache de legumes

e eu estou viciada nessa receita! ela é tão prática e fica tão gostosa que é ótima para aqueles dias que você não faz a mínima ideia do que fazer de acompanhamento. e também para aquele dia que a coragem se resume em comprar um galeto e trazer pra casa e você quer algo gostoso para acompanhar! e super encaixa naquele  jantarzinho com cara de caprichado pro marido!

a primeira vez que comi foi em um restaurante que ia almoçar com uns amigos do trabalho. e como a gente já sabia o dia específico que tinha essa delicinha, a gente corria pra lá e rezava para ainda ter, já que de tão gostoso muitas vezes acabava logo, logo…

claro que em casa faço uma versão mais leve, mais saudável e prática!

panache de legumes2

dá uma olhada na receitinha!

comece cozinhando cerca de 2 xíc. de legumes variados picados no vapor! mas por que no vapor? para não ficar com muita água na hora de levar para gratinar, sem contar que assim você não perde os nutrientes na água que você vai acabar não usando.  enquanto isso, misture 250g de creme de ricota com 3 colheres de sopa de queijo parmesão light e 1 pitada de noz moscada.  na hora de montar, primeiro organize seus legumes, coloque um fio de azeite e pimenta moída na hora e por cima o creme. não uso sal já que já vai o parmesão!

leve ao forno para gratinar e está prontinho!!!

o marido gosta tanto que  não deixa sobrar nadica, rs…

ps: eu tenho usado bastante o forninho elétrico para gratinar, além dele deixar essa camadinha crocante, faz isso bem rapidinho ;-)

ps2: muitas vezes uso uns legumes picadinhos que vendem congelado no mercado, podem me julgar, mas gente nem sempre temos tempo (nem saco) para fazer tudo perfeitinho né? rs…

tortinha de espinafre

há algum tempo venho tentando buscar uma alimentação mais certinha, nada de radicalismos, mas sempre que posso tento levar uma vida mais saudável, balanceando um pouco melhor minhas comidinhas.  e isso significa não comer frango grelhado com alface todo dia, na verdade muito pelo contrário! o desafio do dia a dia é como ser muuiitttooo criativa combinando os ingredientes certos e ter a garantia de uma comidinha gostosa,  daquela que dá vontade de repetir só um pouquinho, rs…

e então que eu sou apaixonada por espinafre, que é um verdinho super do bem e que eu acho super versátil. e num dia daqueles que você quer uma coisinha diferente para colorir seu prato nasceu essa tortinha. é tão fácil de preparar e fica tão gostosinha que você precisa se controlar para não querer fazer todos os dias (pelo menos era essa a minha vontade, a loka).

e bora pra receita que é fácil e rápida: misture bem 1/2 xíc. de espinafre cozido e picadinho (às vezes compro o congelado mais natural que tem no mercado pra facilitar minha vida), 1 ovo, 1 colher de sopa bem cheia de creme de ricota e sal a gosto.  então é só dispor em mini forminhas como eu :-) ou colocar em um recipiente, salpicar um tantinho de chia e levar ao forno médio por cerca de 20min ou até que que ele fique estufadinho.

torta_espinafre

ps1: eu usei forminhas de silicone e não precisei usar nenhum tipo de gordura para untar…

ps2: rende o suficiente para 1 pessoa comer bem como acompanhamento (no meu caso 3 tortinhas), então se quiser fazer uma quantidade maior é só dobrar, triplicar a receita

ps3: você ainda pode incrementar com um frango desfiado ou até mesmo um peito de perú, aí quase deixa de ser acompanhamento para virar prato principal né?

ps4 e último: tô viciada, faço toda semana, rs…

 

tomate recheado

essa receita já tinha sido feita há tempos num jantarzinho com os amigos, mas só essa semana foi produzida para entrar aqui no blog. e claro, sempre dá para dar uma melhoradinha e posso dizer, que o Rafa, dono dessa receitinha, conseguiu fazer um quitute delicioso que faz você não ter vontade de parar de comer…

os tomates ficaram bem firmes, o recheio cremoso e super saboroso e por cima aquele queijinho gratinado. serve perfeitamente para aquela entradinha que você quer fazer para impressionar os convidados ou até mesmo naquela hora que a fome de comer alguma coisa diferente aperta…

ele começou cortando 1 cebola pequena em cubos pequenos e refogando com um fio de azeite. quando a cebola estava bem macia, ele adicionou 250g de creme de ricota (o queridinho desse blog) e mais 50g de queijo parmesão ralado na hora… em fogo baixinho, deixe engrossar um pouquinho… enquanto isso, ele cortou só os tampos de 6 tomates médios, retirou as sementes, temperou cada um com um pouquinho de azeite, sal e pimenta do reino… aí, foi rechear os tomates com o creme de queijo, salpicar mais um pouquinho de queijo parmesão e levar ao forno (em temperatura média) em um tabuleiro untado com azeite até gratinar.

dica: geralmente quando quero gratinar algo, coloco na prateleira mais alta do forno, assim cria aquela casquinha douradinha mais rápido.

para deixar aquela casquinha bem crocante e queimadinha, ele ainda passou o maçarico e finalizou com um pedacinho de azeitona…

só de olhar essas fotos me dá vontade de comer de novo… marriidddooo faz para mim???