bolo de limão siciliano

desde que estive no Padoca do Maní e comi um bolo de limão siciliano por lá, tô louca atrás de uma receita pra chamar de minha.
e dia desses ao encontrar os benditos limões por um preço mais acessível e vendo que tinha papoulas em casa, decidi que tinha chegado a hora.

a verdade é que fui criando uma receita da minha cabeça, baseada em umas 15359015 receitas que vi pela internet!

confesso que tive 80% de certeza que não ia dar certo, mas os 20% ganhou e não só deu certo, como resultou em um bolo fofinho, leve e delicioso.

e o melhor, venci um desafio pessoal: usar uma calda no bolo, algo que eu nunca, nunca tinha feito!

bolo-limao-siciliano2

mas vou logo avisando 2 coisas: essa receita rende muuiitttooo, então se o objetivo é fazer um bolinho só pro lanche da tarde, pode fazer meia receita sem problemas. e a outra é que de cara pode parecer um pouco mais complexo do que a maioria das receitas que tem aqui no bloguito, mas garanto vai valer a pena <3

e claro, se não rolar papoula por aí, relaxa, esse ingrediente é mais pra deixar bonitinho e dar uma crocância, mas não é algo que influencie no resultado final… eu realmente não sei onde se encontra papoula por aqui, já que comprei numa viagem, mas se alguém souber, me conta???

bora pra receita então!

bolo-limao-siciliano4

pra começar, vamos fazer buttermilk! ta aí outra coisa que sempre quis usar mas como não é um ingrediente que se acha por aqui, sempre desistia.

Massss descobri que é mega, ultra fácil de fazer em casa! então é o seguinte, misture 1 colher de sopa de suco de limão em 1 xícara de leite (essa é a medida padrão e também a medida que você vai usar nessa receita). deixe descansar no mínimo 10 min. o resultado vai ser um leite bem talhado ;-)

enquanto a gente espera o buttermilk ficar pronto, bora pra massa! eu preferi usar a batedeira, mas rola fazer na mão também, é só ter um tantinho mais de força!!! comece batendo bem 200g de manteiga e vá adicionando aos poucos 2 xícaras de açúcar. bata até formar um creme uniforme, fofo e mais esbranquiçado. aí é hora de adicionar 4 ovos inteiros e continuar batendo beemm muito.

quando esse creme estiver bem uniforme, adicione 1 xícara de buttermilk, 1/2 xícara de suco de limão siciliano, 3 colheres de sopa de raspas de limão siciliano e 2 xícaras e meia de farinha de trigo, até formar uma massa bem densa. por último, misture a massa 1 colher de sopa rasa de fermento para bolo!

então é aquele esquema, forma untada com manteiga e enfarinhada com farinha, forno em temperatura média.

Deixar seu bolinho assar por aproximadamente 40 min ou até que ao espetar o palitinho ele volte sequinho!

bolo prontinho e esfriando um pouquinho? bora fazer a calda! é só misturar 1/2 xícara de açúcar com 1/2 xícara de suco de limão siciliano e levar ao fogo baixo, até formar uma calda bem líquida mais uniforme. por aqui, fiz mini furinhos com palito de dente e reguei o bolo com a calda ainda quente.

fica tão maravilhoso que me deu até vontade de fazer outro :-)

bolo-limao-siciliano5

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

36 comments on “bolo de limão siciliano”

Melhor bolo de limão do mundo! Receita simples, fácil e deliciosa. Moro em Buenos Aires e amo esse bolo, mas sempre comi no Starbucks, agora economizo muito e faço meu próprio bolo em casa! Parabéns…

troca o leite por outra bebida vegetal e o os ovos tb dá pra substituir. Se é vegetariana, então, deve saber como adaptar receitas ou não sabe?

Oi, bom dia! Suas receitas são sempre especiais. Você pode comprar a semente de papoula no site zonacerealista.com.br. Além disso, possui outras ótimas sementes e produtos de qualidade. Eu recomendo, pois sou consumidora assídua.

Que receita linda! Vou tentar fazer. Uma dúvida….você comentou que o bolo rende muito. Essa foto do seu bolo você fez meia receita ou receita total?

Conheci vcs esse fim de semana porque buscava uma receita de bolo com limão siciliano e eis que a encontrei aqui…
Resolvi fazer para testar. Ficou maravilhoso!!!
Amei de verdade!
Só não consegui ainda deixar tão bonito quanto o de vocês, mas valeu muito… Recomendarei aos amigos e familiares.

Menina do céu e não é que não tem mesmo!
A papoula vai na massa ainda crua… Eu usei aproximadamente 1 colher de sopa, pra essa quantidade de massa ;-)

Olá, esse bolo é maravilhoso. Deu super certo, ficou amarelinho com os ovos de galinha caipira que coloquei, muito fofo e suave. De comer rezando. Parabéns .

Vivi,
Confesso que não conheço muito sobre substituição de farinha de trigo para opções sem glúten. A única que já utilizei foi a farinha de arroz, mas não pra esse bolo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *