geleia caseira de pimenta

estava eu e rafa vendo a nigella preparar uma geléia de pimenta na tv com ingredientes que não encontramos por aqui e então cismei que ia fazer a minha e não sosseguei até misturar as várias receitas que encontrei na net e ter um resultado que me deixou super orgulhosa de mim mesma!!!
minha fixação era tamanha q me joguei no centrão em pleno dezembro em busca da tal pecticina cítrica que a nigella  ficava falando, mas não achei em lugar nenhum. mas já tinha comprado as lindas pimentas e não ia desistir assim fácil não e tenho q confessar, ainda bem que não desisti, pq ficou tão gostosa com a textura tão perfeita que minha vontade é de sair fazendo panelas e panelas de geléia e sair espalhando pra todo mundo que eu conheço!!!

mas vou parar de me gabar e dividir com vcs, rs… vamos às pimentas!!!

em uma panela  adicione 1/2k de maçã fuji descascada e cortada em cubinhos, junto com 1 xíc e meia de água, 3/4 de xíc de vinagre branco e 5 pimentas dedo-de-moça cortadas em pedaços pequeninhos, sendo 3 com semente e tudo e as outras 2 sem semente. deixe fervendo em fogo baixo, mexendo de vez em quando até que as maçãs esteja bem, bem macias. se a água secar muito vá colocando aos pouquinhos para não ficar seco…  já fora do fogo, amasse bem as maçãs até que fique como uma papinha. agora é hora de coar essa mistura (de preferência uma peneira mais fina), vá coando bem para que todo o líquido saia da mistura, essa mistura tem que render mais ou menos 1 xíc. de líquido, então se for o caso vá adicionando aos pouquinhos um pouco mais de água. na verdade essa mistura não ficar totalmente líquida não, pq na hora de coar um pouco da maçã amassadinha vai passar e isso é ótimo para dar ponto na textura.

coloque a mistura coada em uma panela e em fogo baixo adicione 1 xícara + 1 colher de sopa de açúcar branco (de preferência refinado) e mais pimentas cortadinhas bem pequeninhas sem semente. a quantidade vou deixar a critério de vocês, nós colocamos mais 5, pq pimenta aqui em casa é vício total, mas se você não é alucinado como nós, pode colocar umas 2, só para a geléia ficar com os pedacinhos, igual aquela q compramos no mercado, rs… agora é ir mexendo de vez em quando até começar a engrossar. para saber se tá no ponto, tire um pouquinho com uma colher e deixe esfriar um pouquinho, pq a geléia vai adquirindo a textura conforme esfria…

geléia pronta, agora é colocar em um pote de vidro devidamente esterelizado e ser feliz, seja servindo a você mesmo(a) ou presenteando os amigos, né Anna???

fica perfeito para comer com queijos, pães e até mesmo com aquele pernil ou lombo de porco que você queira dar um toque especial…

Update: pessoal eu substitui a pecticina cítrica pela maçã que tem alto teor de pecticina e que faz a geléia ficar com aquela textura caraterística. a receita deu super certo e não ficou devendo nada em relação a sabor e textura para aquela que compramos no mercado.

 

 

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

68 comments on “geleia caseira de pimenta”

Como sempre, fotos perfeitas!

Cami, será que não dá pra substituir essa pecticina cítrica, não? No dia em que eu fiz a Marmalade aqui em casa a minha receita mandava colocar as sementes da laranja num saquinho feito com tecido de saco/pano de prato.
A pectina é a responsável por deixar a geléia mais durinha. Se vc achar que é o caso, tenta fazer isso da próxima vez.

Bjs!

Angela,

Mas não quero usar pecticina never. A textura com a maçã ficou perfeita e super natural né não… essa receita com certeza será repetida várias e várias vezes lá em casa!!!

Camis… vc não faz idéia de como eu estava atrás de receita de geléia de pimenta. Vc veio em otima hora. Amo essa geléia, mas eu sempre compro pronta. Um amigo do meu marido que é chef é daqueles que não passa receita pra frente sabe, dai fiquei perdidinha sem saber como fazer em casa, pois a primeira vez que comi, foi numa festa de amigos onde esse chefe tinha levado a geléia com um queijo delicioso. Em casa eu compro uma da marca queensberry, mas essa que eu comi era mais adocicada e tbm tinha além de pimenta dedo de moça,biquinho e pimenta de cheiro. Muito obrgada por compartilhar viu, deixa passar essas festas que eu vou fazer e te digo como ficou. Amo comer com cream cheese caseiro.

Uma düvida…

Depois de coar a mistura vc desprezou o resto da mistura de maçã amassada + pimenta?

Sabe dizer quanto tempo dura?

Ai que vontade de fazer! :)

Má,
joguei fora sim a papinha que ficou, mas não sobra muita muita não…
não deve durar muito, muito tempo pq é totalmente natural, mas já tem umas 2 semanas que fiz e ela tá firme e forte lá em casa!
Luka,
Q bomm!!!

Olá,

Fiz a receita e ficou muito gostosa! Fiz somente com as 5 pimentas iniciais, porque não gosto muito picante.

Agora o que você esqueceu de dizer pras cozinheiras de primeira viagem foi pra não manusear as pimentas com a mão. Eu fiz isso e tive uma super queimadura nos dedos!

Mas ainda bem que no final a receita deu certo :D

Lais,
Fica deliciosa mesmo… e a textura? perfeita né?
mas menina q história é essa de queimadura? sempre coloco a mão nas pimentas – até chilli mesmo, e nunca tive nada! exceto coçar o nariz, rs…
será que vc tem alguma alergia???

Mulher deve ser alguma alergia de contato, porque quando eu como pimenta nunca sinto nada.

Os meus dedos ficaram ardendo como se fosse queimadura e ficaram bastante vermelhos. Só passou com pomada pra queimadura, pense! Agora eu já sei, cortar pimenta só com luvas hehehehh

A pecticina da maça concetra-se mais no cabinho, nas sementes e na casca. Na receita das geleias utilizada pela “Senhora das Especiarias”, lá de Gonçalves-MG, eles picam as maças lavadas, com cabo e tudo, num daqueles picadores de batata palito, mas pode-se processar com um disco de fatiar juliene ou para ralar bem grosso. Depois de coada, essa parte fica retida e a geléia obtida é bem mais consistente. Claro que a cor pode ficar um pouco mais acentuada, mas como maçã e pimenta são vermelhas, não vejo problema…. deu até vontade.

Olá colega, você encontra essa pectina (ou pecticina, como preferir) na região da Zona Cerealista, próxima ao Mercadão, Av. Mercurio, etc. Não precisa ter medo de usar porque ela é extraída de frutas – aqui no Brasil, principalmente da casca de laranja que sobra da indústria de suco. Mas pelo visto nem precisou, pois a maçã é muito rica em pectina. Tenho uma receita parecida no meu blog, se puder dê uma olhadinha. Abraços e parabéns pelo site

Rodolfo,
aqui em Recife nem sempre é fácil encontrar esses ingredientes, mas a maçã resolveu lindamente!!! vou dar uma olhadinha lá no seu blog tbm…

Adoro tudo de pimenta, principalmente a dedo de moça. Já desidratei no micro o miolo e as sementes e passei no liquidificador, ficou um pó bem ardido e gostoso para se colocar no azeite, na pizza, no arroz, até no pão com manteiga, ou misturada no tempero com sal , pimenta do reino e outras especiarias. Fica uma delicia ardida, picante.
Na geléia : a maça tem que ser a fuji ou pode ser a gala ? Parece ser melhor cortar com casca, cabinho e sementes junto ? É possível substituir o açucar pelo adoçante…qual ? Será que misturar um pouco de hortelã(para refrescar e saborizar) não fica bom ?
Gostaria de mais informações s/ a pectina.
Aguardo resposta. Um abraço.

Wilson, adorei essa ideia de desidratar, me explica melhor vai!!!
na geléia usei a gala, pq geralmente é a que compro para comer… pode colocar com casca, mas eu só usei as sementes mesmo… nunca usei adoçante em nenhuma receita, então nem posso te dizer se dá certo ou não :-/ eu acho que fica ótimo misturar o hortelã, mas deixa pra colocar na segunda parte que acho que fica mais bacaninha os pedacinhos sabe? A pectina é o que faz a geleia ficar nessa textura tipo gel sabe…existe pectina industrializada, mas eu não consegui achar e então numa pesquisa descobri que a maçã é rica nessa substância…

Cami, acabei de fazer a geleia, ficou com a consistência ótima!!! Essa ideia da maçã é muito boa, achei super prático! Só que a minha ficou mega ardida, acho que as minhas pimentas estavam maiores… Mas aqui em casa o sistema é bruto… rsrs.
Agora quero provar com queijo, deve ficar maravilhoso!!!
A próxima que quero fazer é a de hortelã.
Beijinhos e parabéns pela receita!

Descobri suas receitas por acaso, enquanto pesquisava no yahoo. Fiquei muito curiosa, já copiei algumas e pretendo fazê-las em breve. Olhando os comentários, descobri que somos “vizinhas”, eu moro em Olinda e achei superlegal as dicas e adaptações que vc faz nas receitas. Prometo nunca mais deixar de visitar o seu site.

Abraços e depois eu digo como ficaram as receitas…

Não consegui fazer a geléia!
Acho que é muito avançado para o meu estágio inicial na cozinha ;))
Quanto tempo devo ficar com os ingredientes fervendo (antes da etapa de coar)? Acho que fiquei sem paciência e não dei tempo para a maçã amolecer…

Será que dá certo adicionar polpa de maracujá na geléia de pimenta? Se sim, em que momento devo fazer a inclusão da polpa? Acho que se misturar o maracujá com a pimenta, deve ficar meio que agridoce…..

Bjs

gostei muito da praticidade da sua receita,porem quero saber se a mesma pode ser acrescentada a um doce tipo chocolate, como um brigadeiro recheado etc.

Ãinda não fiz esta receita de geleia de pimenta, mas gostaria de saber se esta geleia posso rechear bombom de chocolate.Aguardo sua resposta

bjs
Sonia

Tive a oportunidade de tomar um café da manhã no Parque Lage um lugar lindo aqui no Rio de Janeiro. E a grande surpresa foi uma geleia deliciosa que era de uma fruta que não é das minha preferidas, mas estava ótima! Era de mamão! Só descobri depois que perguntei.
Já achei muitas receitas aqui na internet de geleia de mamão, mas também já descobri que vocês entendem do assunto geleia…Será que ela poderia ser postada aqui também? O que eu quero mesmo é uma receita testada.

Obrigada pelas dicas!

Marita

Olá, andava a procura dessa receita, e entre as que vi, essa me pareceu confiável, mas como não moro mais no Brasil, e encontrar certos ingredientes se torna uma verdadeira aventura, para não dizer tortura, tomei coragem e resolvi tentar com o que havia a mão, se não encontro pimenta dedo de moça que eu amo, imagina a tal da pectina?
Mas vamos lá, usei a maçã com cabo semente e tudo, cozinhei como vc disse até ficar muito macia, (fiz a mais pois em pesquisas vi que se pode guardar até por 3 meses em geladeira)
Na altura de coar, cheguei mesmo a forçar a passagem da polpa pela peneira junto com o caldo, usei uma pimenta que parece a nossa malagueta, mas que é muito mais ardida, com medo de errar a primeira mão acabei por utilizar dessa forma.
1 e meia sem semente no cozimento com a maçã e a metade que sobrou coloquei inteira na segunda parte da confecção e para não perder os pequenos grumos vermelho da pimenta, devido a tamanho da mesma, cortei 2 tiras de de pimentão vermelho muito finas e em pedacinhos, e juntei a 2ª fase tambem, engana a visão e não altera o sabor.
De resto foi conforme vc ensinou, realmente a a maçã fica com ótima textura, apenas deixei apurar talvez um pouco a mais ou por adicionar mais purê, da próxima terei em conta as duas coisas e tb poderia ter colocado creio que mais 1 pimenta até mesmo inteira, pois ficou um ardido muito suave. Mas mesmo assim ficou ótima e essa receita vai de certeza para as minhas favoritas, nem vou procurar outra opção. Se com essa descoberta da pectina conseguir fazer outros arranjos, eu aviso por aqui ok.
Quanto ao comentário sobre queimar os dedos , isso acontece sim , mas devido a sensibilidade de pele de cada um.
Obrigada pela receita aprovadíssima.

Olá eu de novo, falei falei e não disse o principal, a receita acima que fiz foi dobrada, acho que por isso ficou suave na pimenta, e como disse que iria tentar outra coisa com a mesma dica da maçã, com o que sobrou de ontem, cerca de pouco mais que 1 xic. (pois havia cozido mais que meio kg de maçã) coloquei o caldo 1/2 xic de açúcar, 1 dessa mesma pimenta picadinha e s/sementes, um retângulo de gengibre de mais ou menos 1 X 2 cm cortado fininho e depois em cubinhos e…. ficou ótima pq desta vez cuidei o ponto rsrsrsrs… fiquei super animada, vou fazer outros experimentos.
Mais uma vez obrigada

Compro a pectina aqui em Campo Grande – MS em farmácias de manipulação. Ela é utilizada em produção de medicamentos. Fica ótima em geleias como a de acerola.

Compro a pectina aqui em Campo Grande – MS em farmácias de manipulação. Ela é utilizada em produção de medicamentos. Fica ótima em geleias como a de acerola.

Cami, incrível sua receita! O caldo (extrato) que vai formar a geléia é uma delícia! Fiz com vinagre de maçã e, como “segredo” coloquei meia dose de vinho do porto. Ficou excelente! Obrigado por dividir suas experiências!!

Eu fiz a geleia de pimenta, ficou uma delicia. Só informo que devem usar pimentas pequenas e só uma com as sementes. A minha ficou muito forte, mas muito forte mesmo. Eu fiz mais maçãs para agregar e suavizar.
A sua receita é fantástica. Deu super certo. Parabéns e um forte abraço.

Olá, na internet, onde se encontra de tudo e tudo o que vc quiser, devemos ser objetivos, práticos. No caso da receita de geleia de pimenta, tem muito blá blá, blá misturado com o essencial. A receita deveria ser postada em separado do blá,blá,blá.
Assim, quem estiver interessado na receita vai direto nela e ,quem gostar do blá,blá,blá lê tudo. Com isso vc vende seu “peixe” do mesmo modo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *